OPINIÃO

Entrelinhas

25/03/2023 | Tempo de leitura: 2 min
da Redação

JC Imagens

Boletim

Secretário interino de Saúde, Ezequiel Santos contestou a reclamação do vereador Júnior Lokadora (PP) de que a pasta proibiu os profissionais das Unidades de Pronto e Atendimento (UPAs) de Bauru de divulgar boletim médico dos pacientes aos vereadores. Ele afirmou que os estatutos dos médicos e dos enfermeiros proíbe a prática. A declaração foi proferida na reunião pública desta sexta-feira (24).

Culpados

O titular da pasta também evitou terceirizar a culpa pela superlotação das unidades de saúde e chamou para si o problema: os culpados somos nós, afirmou Ezequiel. Segundo ele, os sucessivos governos que passaram por Bauru não investiram em educação e conscientização para que a população evite, por exemplo, ir à UPA em vez de uma UBS quando o caso não for grave.

Reunião

A vereadora Estela Almagro (PT) e o vereador Eduardo Borgo (PMB) não gostaram nem um pouco da revelação de que as chefes das UPAs de Bauru se reuniram com a prefeita Suéllen Rosim (PSD) e com o secretário Ezequiel na manhã de sexta-feira (24), poucas horas antes do início da reunião pública na Câmara. Eles pretendem levar o assunto adiante e não descartam novas diligências para apurar o que foi efetivamente acertado no encontro.

Interinidade

Ainda na reunião, Ezequiel Santos foi taxativo ao dizer que não permanecerá como secretário após seu período como titular interino da pasta. Razões pessoais e familiares pesam na decisão, segundo afirmou aos vereadores.

Defasagem

O que ficou evidenciado na reunião pública de sexta-feira foi a defasagem do quadro de pessoal das UPAs de Bauru. Em todas elas há menos enfermeiros e médicos do que o ideal, relataram as chefes das unidades de saúde aos vereadores.

Comitê

O Comitê Multidisciplinar de Relações Institucionais (Comuri), criado em 2023 numa parceria entre a Alesp e o Crea-SP, se reuniu pela segunda vez na manhã de sexta-feira na Câmara de Bauru. O grupo tem como missão identificar demandas dos municípios, propor soluções que gerem valor à sociedade e ainda garantir a valorização dos profissionais da área tecnológica.

Participantes

Participaram do encontro, que ocorreu às 10h de sexta, o deputado estadual Ricardo Madalena (PL), Celso Pirani Passos, servidor público de Bauru, Marcos Penido, servidor público estadual, João Tonelli Neto, representando a sociedade civil, José Roberto Segalla, vereador de Bauru e Adilson Bolla, conselheiro do Crea-SP. Todos são engenheiros.

Receba as notícias mais relevantes de Bauru e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.