Prezado leitor,
Apesar de ser uma condição comum, principalmente no corpo feminino, a celulite mina a autoestima de muita gente, fazendo com que percamos a coragem de usar roupas mais curtas e maiôs e biquínis na praia.
A boa notícia é que uma vida mais saudável ajuda a diminuir a celulite, fora os diversos tratamentos estéticos que aliviam bastante essa questão de pele.
Neste domingo, eu falo em detalhes sobre o assunto. Vamos lá?
O que é celulite?
A celulite é como um depósito de gordura sob a pele — no caso, não estamos falando da camada mais externa, mas sim da hipoderme. É fácil de notar a celulite porque a pele passa a apresentar espécies de furinhos, principalmente quando vestimos uma roupa mais justa.
Quais são os fatores que fazem a celulite aparecer?
Não se trata de um ou outro fator, mas um conjunto deles. Vale citar:
• alterações hormonais (incluindo pílulas anticoncepcionais,
• questões de microcirculação e metabolismo,
• predisposição genética,
• alimentação inadequada (com excesso de gordura e açúcar),
• sedentarismo,
• alcoolismo,
• obesidade,
• excesso de sal.
Dito isso, é preciso consultar um dermatologista para entender qual é o melhor jeito de você tratar a questão. Evite sair usando cremes ou fazendo tratamentos por conta, afinal, se você não for na raiz da celulite, ela vai voltar.
Por que as mulheres têm mais celulite do que os homens?
É por conta do tecido gorduroso diferente. Esse tecido é composto por fibras que separam os grupos de células de gordura. Nas mulheres, as fibras são finas. Já nos homens as fibras são mais grossas.
Quando aumenta o tamanho do tecido gorduroso na mulher, por causa do acúmulo de gordura, este tecido se expande em direção à pele. Quando o mesmo acontece no homem, as fibras resistem.
Ainda assim, homens também podem ter celulite, sobretudo por causa do excesso de peso.
Alguns mitos e verdades sobre celulite
→ Peles flácidas têm mais tendência à celulite
Verdade! Depois dos 30 anos, quando a pele começa a perder o colágeno, a celulite pode se tornar um problema recorrente. Por isso, a alimentação saudável e a prática esportiva ajudam a evitar.
→ Roupa apertada causa celulite
Mito. A questão é que a roupa justa comprime os vasos (normalmente nas coxas e glúteos), que prejudicam a circulação na região, podendo piorar o quadro já existente.
→ Exercício ajuda contra celulite
Verdade! Exercícios aeróbicos, como corrida, natação e bicicleta, são os mais indicados para tratar a celulite, pois diminuem a gordura e aumentam a oxigenação dos tecidos. Mas também vale intercalar com musculação, para dar mais tonicidade à musculatura.
Os tratamentos mais indicados para celulite
1. Bioestimuladores
Os bioestimuladores são substâncias que, quando injetadas em certas regiões do corpo, estimulam a produção de colágeno pelo próprio organismo. Esse aumento na produção de colágeno vai trazer mais firmeza à pele. E uma das causas da celulite é justamente a flacidez.
Geralmente são indicadas duas ou três sessões de bioestimuladores, com um intervalo de aproximadamente 30 dias entre elas.
2. Mesoterapia
Também conhecida como enzimas intradérmicas, são feitas aplicações, por meio de injeções, de diversas substâncias, como hialuronidase e a colagenase, diretamente na pele e no tecido gorduroso (hipoderme). O objetivo é auxiliar na melhora do aspecto da pele, desde os casos mais simples aos mais avançados, por meio da destruição das moléculas de gordura que formam a celulite.
3. Drenagem linfática
Ajuda o sistema linfático a trabalhar melhor, mandando embora o excesso de líquido e de toxinas que ficaram retidos nos tecidos, como se fizesse uma limpeza em seu organismo.
4. Accent
Com radiofrequência, ocorre a quebra de gordura em diferentes níveis da pele. O procedimento de quebra ocorre devido ao aquecimento que propicia o aumento da tonicidade da pele e a compactação dos adipócitos (células de gordura).
5. Sculptra
Feito a partir de ácido polilático injetado na derme com a função de preencher os furinhos causados pela celulite, nivelando a pele. Outra função desse procedimento é que ele estimula a pele a fabricar mais colágeno, tornando a área tratada bem mais firme.
Além de fazer procedimentos, converse com seu médico sobre questões de alimentação e atividade física, porque isso vai potencializar o efeito!
Um grande abraço e até o próximo domingo,
Daniela Hueb
Médica, CRM-SP 96.027