Não desperdice 2023

Por Hugo Evandro Silveira | 08/01/2023 | Tempo de leitura: 4 min

Pastor Titular - Igreja Batista do Estoril

Periodicamente recebemos notícias de calamidades públicas, com efeitos catastróficos, de sensação apocalíptica, sem falar os acidentes que nem recebemos notícias. Há alguma coisa para aprendermos com essas tragédias? O que Jesus nos diria? Em Lucas (13.1-5), as pessoas perguntaram a Jesus sobre uma determinada calamidade que havia ocorrido e Jesus respondeu "2 Vocês pensam que esses que padeceram eram mais pecadores que todos os outros que escaparam? 3 Eu lhes digo que não! Mas se todas as pessoas não se arrependerem de seus pecados, também perecerão". Incrível, Jesus chorava pelas perdas dolorosas das pessoas (Lucas 19.41; João 11.35); inclusive a Bíblia ordena claramente: "Chorai com os que choram" (Romanos 12.15). Mesmo demonstrando compaixão e amor, Jesus nunca resolveu as questões difíceis com simples sentimentalismo, mas com realidade última - Jesus sempre lidou com as questões duras da existência pela ótica do pecado e julgamento, perdão e salvação.

A VIDA PERTENCE A DEUS

A vida do mundo inteiro está nas mãos de Deus e depende do "fio da graça soberana". Deus é o dono de cada alma. Ele nos criou e nós pertencemos a Ele, em virtude dEle ser nosso Criador. Ele pode dar e tirar a vida como bem entender, de acordo com sua perfeita decisão. Ele criou a vida humana e a decide. Quando Jó perdeu seus dez filhos em uma calamidade se prostrou no chão e adorou: "O Senhor deu, e o Senhor tirou; bendito seja o Nome do Senhor" (Jó 1.20,21). Em Deuteronômio 32.39, o próprio Deus disse: "Veja agora que Eu, Eu mesmo, Sou Ele, e não há deus além de mim; mato e faço viver; Eu firo e Eu curo; e não há quem possa livrar da Minha mão". Se algum de nós compreendermos essa reflexão, será um presente puro da graça de Deus - (conferir Tiago 4.13-16). Nossa vida não é nossa. Pertence a Deus. Não tenho o direito de tirar sua vida. E você não tem o direito sobre a minha, mas não porque a vida nos pertence, mas exclusivamente a Deus.

NÃO DESPERDICE

Podemos já ter vivido a maior parte de nossas vidas, mas, se Deus quiser, muitos de nós ainda teremos várias décadas para viver antes de morrer e prestarmos contas do que fizemos. Nesse sentido "a vida de uma pessoa não consiste na abundância dos seus bens" (Lucas 12.15). Acumular coisas não é o objetivo da vida. Em Lucas (12.16-21), Jesus nos conta que um homem acumulou riquezas e concluiu: "vou comer, beber, relaxar e ser feliz" - mas Deus interviu: "Nessa noite a sua alma será requerida, de que servirá o seu tesouro, suas posses?" A vida não é para o acúmulo de coisas. Nenhuma pessoa em seu leito de morte fora consolada por suas posses. O próprio Senhor Jesus sentenciou: "De que adianta ao homem ganhar o mundo inteiro e perder a sua alma?" (Marcos 8.36). Isso porque é possível desperdiçar a vida. Nada pior do que desfrutar desse maravilhoso presente da existência e desperdiçá-la. Atente-se, possuímos apenas uma vida nessa esfera física e que logo passará, e, somente a realidade mantida por Cristo permanecerá. Falo como um pai que roga ao filho para que não desperdice os seus breves dias. Uma das grandes tragédias da nossa cultura é a maneira como milhões de dinheiro são investidos para persuadir as pessoas a desperdiçarem o resto de seus dias nesse mundo: "Faça isso! Experimente aquilo! Goze, desfrute, você merece! Você trabalhou a semana toda, o ano todo! Aproveite os jogos, lazer, bebidas, sexo, drogas, afinal a vida passa rápido!". Faça tudo isso de forma inconsequente, enquanto caminha a passos largos para se encontrar com o seu Criador - Ele estará lá, frente à você, com as marcas dos cravos batidos na cruz contra seus pés e mãos. Então, qual é a essência de uma vida não desperdiçada? 1 É uma vida que apesar de desfrutar alegrias e prazeres responsáveis, expõe em si o valor infinito da glória de Cristo, pois ama a Deus e o adora. Assim, colhe das bênçãos divinas mais profundas em seu ser. 2 É o exibir com alegria a excelência suprema de Cristo impregnada na maneira como vive. Porque a vida serve para que glorifique a Cristo. E as posses são dadas para que, pela maneira como usada, mostre que não são tesouros. Cristo é o tesouro. O dinheiro nos é dado para que o usemos de uma maneira a demonstrar que ele não é um tesouro, mas que Cristo é o supremo tesouro.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do SAMPI

Receba as notícias mais relevantes de Bauru e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.