Feliz Ano Novo

01/01/2023 | Tempo de leitura: 4 min

À medida que o sol nasce em um novo ciclo, em que ponto da sua vida você será encontrado nos próximos doze meses - quanto à sua dieta ou exercícios físicos, nos estudos, no âmbito profissional, financeiro ou familiar? O início de um ano é o momento adequado para examinar nossas mentes quanto a impulsos pecaminosos, negligências ou desculpas esfarrapadas. O apóstolo Paulo nos adverte com uma promessa: "Quem semeia pouco, pouco também colherá; e quem semeia em abundância, em abundância também ceifará" (2 Coríntios 9.6). O agricultor que semeia poucas e ruins sementes colherá poucos e mirrados frutos, mas aquele que semeia muito terá uma grande colheita. O que, como e quanto semeamos (e para quem) determinará - de maneira real e significativa - o quanto e o que colheremos. Se o ano passado nos deixou emocionalmente instáveis, financeiramente aflitos, fisicamente fracos e doentes, desconectados nos relacionamentos e nos sentindo mais distante de Deus, provavelmente estamos colhendo o que plantamos. E se semearmos o mesmo este ano, provavelmente nos sentiremos da mesma forma daqui a doze meses. Ou pior. Mas se semearmos abundantes boas sementes, colheremos de forma diferente. E nosso Deus ama encher, "reabastecer os depósitos" daqueles que o amam, o seguem piedosamente e se derramam em alegria a favor de seus próximos.

Quando Paulo escreveu sobre semear e colher, ele estava escrevendo sobre generosidade financeira (2 Coríntios 9.7), mas não apenas isso - "em toda boa obra", diz ele (2 Coríntios 9.8). Ao virarmos a página para o outro ano, faremos bem se considerarmos plantar com generosidade - nosso dinheiro, mas também nosso tempo, nossa energia, nossa atenção, nossa oração. Então podemos determinar agora, com nossas mãos abertas diante de Deus, que nossos próximos obterão o nosso máximo e nosso melhor em amor, daquilo que Deus nos dará.

Quem não vislumbra nada além desta curta vida, comumente negligencia a profunda sabedoria do conselho de Jesus: "Não acumulem para vocês tesouros na terra, onde a traça e a ferrugem destroem e onde os ladrões arrombam e roubam, mas acumulem para vocês tesouros no céu, onde nem a traça nem a ferrugem destroem e onde os ladrões não arrombam e roubam" (Mateus 6.19,20). Acostumamos a semear pouco porque não cremos que iremos colher, ou porque tememos que Deus proverá pouco. Não semeamos as sementes que Ele nos dá - tempo, dinheiro, energia - porque temos medo de não ter o suficiente para nós mesmos. Mas o apóstolo Paulo tem uma palavra para nos falar sobre isso, aplicável em nossos receios de ano novo: "Deus pode dar muito mais do que vocês precisam para que vocês tenham sempre tudo o que necessitam e ainda mais do que o necessário para fazerem todo tipo de boas obras" (II Coríntios 9.8). Quais são os seus medos para o novo ano? Emprego, dinheiro, casamento, filhos, enfermidades, pandemias, os seus pais, o novo governo, a política mundial? Aprenda que Deus é poderoso para fazer abundar em sua vida toda a graça, amor e alegria para que tenha toda a suficiência necessária. Deus, e somente Deus, será sua suficiência - em tudo. Deus não negligenciará ou abandonará nenhuma área de sua vida - nem seu casamento, nem seu trabalho, nem sua casa, nem sua saúde. Onde quer que Ele forneça, Ele fornece integralmente, de acordo com seu plano sábio. Sua graça cobre cada canto escuro e carente de nossos corações. O cristão vive, trabalha, ama e cresce sob a bandeira: "O meu Deus suprirá todas as minhas necessidades segundo as suas riquezas na glória em Cristo Jesus" (Filipenses 4.19). Deus lhe dará tudo o que você precisa em todas as áreas da vida, em todos os momentos durante o próximo ano, e por anos sem fim. Como dito: "Deus é poderoso para fazer que lhes seja acrescentada toda a graça, para que em todas as coisas, em todo o tempo, tendo tudo o que é necessário, você transborde em toda boa obra". Se formos dEle, nenhum momento será ignorado. A cada minuto, aquele que governa o universo e escreve toda a história lhe dirá: "Não temas, porque estou contigo; não te assombres, porque Eu sou o teu Deus; Eu te fortalecerei, Eu te ajudarei, Eu te sustentarei com minha mão" (Isaías 41.10). Andemos na provisão que Ele preparou para nós. Oremos agora pela suficiência de tudo que precisamos, em todas as coisas, em todos os momentos - e semeemos fielmente em nosso próximo. Feliz Ano Novo!

Hugo Evandro Silveira Pastor Titular - Igreja Batista do Estoril

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do SAMPI

Receba as notícias mais relevantes de Bauru e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.