Advento com alegria e esperança - Ano A

27/11/2022 | Tempo de leitura: 2 min

Este primeiro domingo do Advento traz um convite à alegria e à esperança. É que o Natal está chegando. O Advento nos convida a nos prepararmos espiritualmente para o Natal do Senhor, com vigilante e alegre expectativa, pois Jesus Cristo há de vir, de novo, neste Natal.

A Palavra de Deus fala da segunda vinda do Senhor, no fim dos tempos. No Evangelho da santa Missa - Mt 24,37-44 - ouvimos Jesus dizendo: "Portanto, ficai atentos, porque não sabeis em que dia virá o Senhor... Por isso, também vós ficai preparados! Porque, quando menos pensais, o Filho do Homem virá". Mas, no Natal celebraremos, mais uma vez, a primeira vinda de Jesus que será atualizada pela força sacramental da Liturgia, enchendo com doce alegria nossos corações. Para que isso aconteça, importa estarmos vigilantes na oração, na vivência da fé e na prática do bem.

O Advento é um tempo de alegre expectativa em que se comemora a primeira vinda de Jesus entre os homens, se revive este evento, no presente, mediante a fé e a Liturgia, e se lançam os olhos para a segunda vinda do Senhor no fim dos tempos. É assim, por meio das solenidades do Natal, que se atualiza em nossa vida pessoal, familiar e eclesial esta verdade de fé: Cristo veio, Cristo vem, Cristo virá.

Portanto, importa começar, desde agora, a preparação para o Natal, pondo em ordem nossa vida interior e armando o presépio de Jesus na casa do coração, na casa da família, da Igreja e do mundo.

Que no Advento seja forte e intensa nossa oração, repetindo com toda a Igreja o refrão: "Vem, Senhor Jesus!" Seja pródigo nosso perdão, dando-o ou recebendo-o, com a humildade de uma boa confissão, para um renascer acolhendo Jesus no coração, confraternizando-nos na família e com toda a gente. Estejam abertas nossas mãos na prodigalidade do amor fraterno e solidário, sobretudo, com os pobres, os abandonados, os desamparados, os enfermos e as vítimas da guerra, da violência, das drogas e de todo o mal. Seja farto e abundante o nosso amor a derramar-se em volta de nós aos de perto e aos de longe.

E que a alegre expectativa do Natal tome conta de nossa vida, protagonizando gestos de acolhida do Senhor, como o que sugere, p.ex. o monge Anselm Grün: "Para mim, há um gesto que é adequado ao tempo do Natal... Trata-se do gesto com as mãos, que eu seguro no meio do peito... Isto me conduz ao nascimento de Jesus em meu coração. Eu posso imaginar o calor que o sorriso da criança espalhou no estábulo de Belém".

O Papa Francisco tem convidado todo cristão "a renovar neste tempo o seu encontro pessoal com Jesus Cristo". Ele afirma que "Este é o momento para dizer a Jesus: 'Senhor, deixei-me enganar, de mil maneiras fugi do vosso amor, mas aqui estou novamente para renovar a minha aliança convosco. Preciso de Vós. Resgatai-me de novo, Senhor, aceitai-me mais uma vez nos vossos braços redentores'".

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do SAMPI

Receba as notícias mais relevantes de Bauru e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.