Prontos pra fazer história!

14/11/2022 | Tempo de leitura: 5 min

Reprodução

Seleção Brasileira
Seleção Brasileira

Quem é quem na Copa do Mundo do Catar

Nesse domingo (20) começa a Copa do Mundo do Catar. Se prepare, pois essa Copa promete ficar na história! Muitas novidades. Pela primeira vez no Oriente Médio e com o diferencial de ser disputada no fim do ano (pra escapar das altas temperaturas do verão). Uma mudança que pode fazer toda a diferença. Quem joga na Europa está no meio da temporada e deve chegar com “gás” de sobra. Com recorde de jogadores: serão 832 nos 32 países classificados. O que não muda são os favoritos ao título. São sempre os mesmos. A prateleira de cima do futebol mundial chega pra disputar a 22ª edição sentindo falta da Itália. Mas a briga de “cachorro grande” segue com 6 seleções favoritas ao título da Copa do Mundo. Além dos favoritos, vamos apontar outros 6 países que “sonham”  levantar a taça pela 1ª vez, mais 10 equipes que podem surpreender e os 10 “azarões”, que já fizeram muito só de chegar ao Catar.

Os favoritos ao título

• Brasil:  No topo da lista pro título no Catar está a Seleção Brasileira. Algo que não gosto. Afinal de contas, todas as vezes que o Brasil chegou como favorito deu ruim. Espero que a “sina” mude esse ano. Neymar está jogando muito bem e dessa vez terá a companhia de Raphinha, Vini Júnior e Richarlison pra ajudá-lo a trazer o hexa. Experiência no gol e na defesa. Segurança no meio com Casemiro e Fred.

Nas casas de apostas é o grande favorito. A aposta no título do Brasil paga algo em torno de 5 vezes o valor aplicado.

• Argentina: Nunca deixe a Argentina de fora da lista de  favoritos. Depois de vencer a Copa América de 2021 em cima do Brasil e quebrar um jejum de 28 anos sem títulos, os Hermanos viraram a chave. Sem perder uma partida desde julho de 2019, o time argentino já acumula 35 jogos de invencibilidade e está a dois de igualar a sequência recorde da Itália entre seleções. Além de Messi, o elenco do técnico Lionel Scaloni conta com os ótimos Lautaro Martínez, Di Maria e Dybala.

• Inglaterra: Os ingleses sempre chegam bem. Nunca correspondem. Será que irão mudar essa história? Atual vice-campeão europeu, o selecionado inglês conta com os gols do seu craque Harry Kane (artilheiro da Copa do Mundo da Rússia) e com o talento de Phil Foden, Jack Grealish e Raheem Sterling. Apesar da gritaria pela não convocação do atacante Ivan Toney, os fanáticos torcedores acreditam que vai acabar o jejum de 56 anos.

O título pro English Team tem uma cotação de 6,50.

• França: Os atuais campeões do mundo não poderiam ficar de fora dessa lista. Chegariam muito mais favoritos se não tivessem perdido por contusão os ótimos Paul Pogba e Kanté. Não jogaram bem ainda esse ano, mas um time que tem Benzema e Mbappé pode fazer história

novamente. Precisam escapar da sina do campeão. Desde a Copa de 2010, o campeão da última edição não passa da 1ª fase...

• Alemanha: A Alemanha entra como favorita em função do peso da camisa. Afinal de contas, quem tem 4 Mundiais tem que ser (muito) respeitada. O elenco é jovem. Tem o excepcional Manuel Neuer no gol. Garanto que é uma seleção que ninguém quer encontrar pela frente...

• Espanha: Talvez a menos favorita das 6 seleções dessa “prateleira”. Em busca do bi, a Espanha vai com um elenco renovado. Tem dado resultado. Classificaram-se com tranqüilidade pra Copa e estão na semi da Liga das Nações. Deu azar no sorteio dos grupos, Vai encarar a Alemanha, que sempre se agiganta em Mundiais...

Os que “sonham” com o título

Nessa “2ª prateleira” estão as seleções que nunca conquistaram uma Copa do Mundo, mas que chegam no Catar com a esperança de fazer história. Todas as novidades (época do ano, clima e número maior de jogadores) e o equilíbrio maior entre as equipes transfere pra esses 6 países a oportunidade de desbancar os “eternos favoritos”.

A Holanda, que já chegou 3 vezes em final de Mundial (1974, 1978 e 2010), ficando sempre com o vice, acredita que esse ano a história será outra. Virgil van Dijk, Frenkie De Jong e Depay são os craques do time. O grupo fácil na 1ª fase ajuda.

Portugal nunca chegou tão confiante. Agora o craque Cristiano Ronaldo tem companhia boa. Bernardo Silva, Bruno Fernandes, João Félix e Rafa Leão podem ajudar o CR7 a trazer o 1ª título pra seleção portuguesa.

A Bélgica com seus craques (Courtois, De Bruyne, Hazard e Lukaku), a Dinamarca (que pegou um grupo fraco) e a Suiça também sonham.

Por fim temos Senegal. Desde a década de 90 se diz que uma seleção africana iria vencer o Mundial. Esse ano a chance seria dos senegaleses. A contusão do craque Sadio Mané pode atrapalhar tudo. SE os “feiticeiros” conseguirem recuperar o atacante, a surpresa pode acontecer...

As seleções que querem surpreender

Vamos enfileirar 10 seleções que sonham em surpreender. Algumas já ficarão felizes se passarem pras oitavas: Equador (que deve decidir a vaga com Senegal), Polônia (que precisa superar o México), Coréia do Sul, Japão (deu azar de cair no grupo da Espanha e Alemanha), Marrocos e Gana.

Outras 4 seleções sonham em ir mais longe. As 4ªs de final já seria uma ótima campanha pra Uruguai, Sérvia, Croácia e México.

Felizes de estarem na Copa

Pra fechar mais 10 seleções que já estão felizes só por estarem na Copa. O Catar, por ser o país sede e mais: Irã, EUA, País de Gales (de volta depois de 64 anos) com o craque Bale, Arábia Saudita (a seleção que mais paga em casa de título: quase 800 vezes o valor investido), Austrália, Tunísia, Canadá, Camarões e Costa Rica.

Momento Maguila          

 O SALVE de hoje vai pro Vampeta, pentacampeão em 2002, e que fala sempre que os jogadores do penta “torcem contra”, pra não perderem a “fama” de últimos campeões...

Assista as entrevistas e se INSCREVA no DU MAUAD Sports no Youtube

Contato: @dumauadsports (Instagram)     dumauadesportes@gmail.com

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do SAMPI

Receba as notícias mais relevantes de Bauru e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.