Novembro Azul: o que você precisa saber sobre câncer de próstata

Por Daniela Hueb | 06/11/2022 | Tempo de leitura: 3 min
Médica - CRM-SP 96.027

Pixabay

Prezado leitor,

Novembro é o terceiro mês consecutivo com campanhas que nos trazem alertas importantes sobre nossa saúde, depois do Setembro Amarelo e Outubro Rosa.

Agora é a vez de alertar os homens sobre a necessidade de exames preventivos para a saúde em geral e para que o câncer de próstata tenha altas porcentagem de cura. Afinal, assim como o câncer de mama, quanto antes ele for identificado, mais o tratamento traz bons resultados.

Por isso, para desmistificar muitas informações nem sempre verídicas, confira a seguir tudo o que compilei. E lembre-se: espalhe tudo o que aprender por aqui. Quanto mais falarmos sobre saúde, mais chances de prolongarmos a vida!

1. A idade é um fator de risco importante

De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), 75% dos casos ocorrem em homens com mais de 65 anos. No Brasil, entre os homens, é o segundo tipo mais comum de câncer, ficando atrás apenas do câncer de pele não melanoma. Estima-se cerca de 66 mil novos novos casos para o triênio que engloba de 2020 a 2022.

Por isso, a recomendação de exames preventivos começa a partir dos 50 anos, tanto para o de toque retal e o de sangue, para dosagem de PSA.

2. O câncer de próstata tem forte carga hereditária

Tem mesmo! Homens que têm pai ou irmão com casos de câncer de próstata antes dos 50 anos podem apresentar maior risco de ter a doença. Para esses homens, a indicação é começar os preventivos até antes, seguindo as recomendações médicas.

3. O peso interfere no risco de ter a doença

Também é um fato a ser analisado com cuidado. Pesquisas científicas comprovam que o excesso de gordura corporal pode aumentar o risco de câncer de próstata, por isso, se você os homens próximos a você estão com sobrepeso, é uma boa buscar ajuda de nutricionista para perder peso. Além de melhorar a dieta, a prática de esportes sempre ajuda!

4. O câncer de próstata é uma doença silenciosa

Sim, mais um motivo para fazer os exames preventivos! Em sua fase inicial, o câncer de próstata não apresenta nenhum sintoma em muitos pacientes.

Quando apresentam são semelhantes ao crescimento benigno da próstata, como dificuldade de urinar e necessidade de urinar mais vezes durante o dia e a noite. Já no estágio avançado da doença, os sintomas chegam a dores ósseas, e quando mais grave pode chegar a infecções generalizadas e insuficiência renal.

Quanto mais sintomas, maiores os sinais de que a doença está avançando. Em estágio avançado, ele segue tendo tratamento. Mas tratar na fase inicial traz mais perspectivas de cura, em torno de 90% e 95%.

5. O exame de toque retal é extremamente necessário

Exatamente! Muito embora sejam indicados o de toque e o de sangue, para detectar o PSA, não necessariamente só o PSA traz um diagnóstico preciso. Isso se deve porque, para muitos homens, o valor de 4 ng/ml — que é o mais elevado e indica a possibilidade da doença — pode ser uma realidade e ainda assim eles não têm o câncer de próstata.

Por isso, ao combinar PSA e toque retal, o diagnóstico é bem mais preciso!

6. É possível prevenir o câncer de próstata

Em geral, o melhor é apostar na prevenção primária, desde o começo da vida adulta. Por exemplo, com uma alimentação balanceada e a prática de exercícios físicos, que diminuem a obesidade.

Também vale a pena manter hábitos saudáveis e a saúde mental em dia, com estresse sob controle, diminui a incidência de qualquer tipo de tumor. Se mesmo assim você ainda for diagnosticado, terá mais chance de tratar a doença com sucesso.

Quando o corpo está em equilíbrio, o sistema imune é mais forte. Ou seja, as células eventualmente defeituosas vão ter menos força para se espalhar.

7. Como tratar o câncer de próstata

Em geral, isso varia com o estágio da doença, podendo ter várias vertentes, como cirurgia, quimioterapia e radioterapia. Seu médico é a melhor pessoa para indicar;

Lembre-se, caso você não tenha plano de saúde ou não possa arcar com despesas particulares, sempre é possível recorrer ao SUS. O que não vale é deixar de se cuidar!

Um grande abraço e até o próximo domingo.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do SAMPI

Receba as notícias mais relevantes de Bauru e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.