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"Marca Brasil" já é mais respeitada

Rose Araujo
| Tempo de leitura: 5 min

A afirmação é da publicitária Célia Belém, da agência Young & Rubicam, que fez uma pesquisa sobre o País lá fora.

(*) Enviada especial ao MaxiMídia 2001

A imagem do Brasil no Exterior está ganhando um novo conceito. Reportagens na imprensa estrangeira têm contribuído para melhorar o conceito do País lá fora, embora o resultado ainda seja tímido. A afirmação é da publicitária Célia Belém, da agência Young & Rubicam, que fez uma pesquisa sobre como anda a divulgação da marca Brasil lá fora. O trabalho foi divulgado no painel Marca Brasil A Cara da Nossa Cara aqui e lá fora, apresentado ontem no 11.º Encontro Internacional de Mídia MaxiMídia 2001, evento que está sendo realizado no Transamérica Expo Center, em São Paulo, até amanhã.

Em uma exposição de quase duas horas, Célia mostrou diversas reportagens dos principais jornais dos Estados Unidos, Itália, Alemanha, França e América Latina sobre o Brasil, todas elas tendo como base os quatro pilares que constróem as marcas - diferenciação, relevância, estima e conhecimento. O seminário foi um dos mais apreciados no dia. Dinâmico e interessante, ele acabou conquistando a platéia, que cobrou até mais espaço para debater o tema.

De acordo com Célia, a Alemanha e a França são os países que fazem a melhor avaliação do Brasil. As matérias publicadas pela imprensa de lá costumam mostrar uma face do País não tão divulgada no Exterior: a do crescimento interno. Eles avaliam melhor até mesmo aquilo que nós desprezamos, ou seja, a nossa capacidade de trabalho e a qualidade de nossas empresas, disse.

Isso é extremamente positivo para o mercado nacional, já que abre caminho para a comercialização dos produtos made in Brazil lá fora.

Numa avaliação mais generalizada, Célia pôde observar que os contrastes do País ainda são muito visíveis no Exterior. Ao mesmo tempo em que a imprensa estrangeira procura mostrar um Brasil em fase de crescimento, emergente e batalhador, fatos como a crise de energia, a violência e a falta de competência dos governantes brotam como água na fonte. O Brasil ainda revela uma fase muito negativa no Exterior, quando deixa transparecer usa desigualdade social, ressaltou Célia.

Samba, Carnaval, mulheres bonitas, Rio de Janeiro e Floresta Amazônica ainda são os ícones mais reconhecidos do Brasil no Exterior. Muitas vezes, de acordo com a palestrante, eles acabam levando uma imagem muito negativa, que aborda o País como um local bastante violento, onde as regras existem para serem burladas.

Para melhorar a imagem do País, Célia tratou a marca Brasil como se fosse o nome de uma empresa. Dessa maneira, ela traçou algumas estratégias de marketing, como fazer uma comunicação dirigida aos públicos internos, ou seja, fortalecer a imagem do Brasil junto aos próprios habitantes do País. Temos que melhorar nossa auto-estima e enxergar o Brasil como uma máquina potente e um País sério e competente, salientou. A partir daí, levar esse conceito ao público externo, mostrando que o Brasil é capaz de vender qualidade e ser respeitado pela sua capacidade de desenvolvimento.

Made in Brazil

A ex-ministra e atual gerente especial da Agência de Promoção de Exportações (Apex), Dorothea Werneck, também participou do painel, apresentando os projetos que estão sendo realizados para a divulgação dos produtos brasileiros no Exterior. O objetivo é conquistar um público consumidor fiel. Para isso, temos que trazer os importadores para cá, mostrando a eles como produzimos e como estamos empenhados em ser reconhecidos lá fora, disse. Para ela, a vinda de jornalistas estrangeiros para o Brasil é extremamente positiva para o desenvolvimento da marca setorial.

Entre os projetos apresentados por Dorothea estão o Tropical Juice, o Brazilian Fruit, o Sweet Brazil e o Cafés do Brasil. Trata-se de uma maneira de trabalhar a publicidade dos produtos brasileiros no Exterior. Os diversos segmentos, como frutas, calçados, couro, doces, artesanato e jóias, ganharam uma marca específica para divulgação.

Como a explanação da conferencista (Célia Belém) e da presidente da mesa (Dorothea Werneck) foram muito extensas, o painel teve que ser encerrado sem o debate.

O MaxiMídia contou ainda com mais três painéis, ontem. Foram eles: Gestão Empresarial: A Mudança como Fator de Marketing, A Conexão entre Consumidor e Marca Buscando o Verdadeiro Sentido da Mídia e Comercial versus Editorial Estão derrubando os muros. E agora?.

Hoje a programação continua com a apresentação dos temas A Transmutação das Agências Chegou a Hora da Verdade, Comunicação 2002 Para onde caminha o negócio, O Mercado Infanto-Juvenil Iniciação no Ritual do Consumo e Sinergia Cross-Media Como juntar o que Deus separou?.

Três mil pessoas visitam o evento no primeiro dia

Cerca de três mil pessoas passaram pelo Transamérica Expo Center, segunda-feira, no primeiro dia do 11.º Encontro Internacional de Mídia, o MaxiMídia 2001, evento que está sendo realizado até amanhã, em São Paulo. A informação é da Assessoria de Imprensa do encontro, que prevê um público recorde de 25 mil pessoa nesta edição.

Entre os visitantes, a prefeita de São Paulo, Marta Suplicy (que fez a abertura do evento), o jornalista Alexandre Garcia, o comentarista Casagrande, a apresentadora Rosana Hermann e o cantor Ronnie Von.

Quem chega ao pavilhão de exposições depara-se com um mundo totalmente diferente, onde a informação circula por todos os corredores. O MaxiMídia reúne as principais empresas do setor, que levaram para o evento estandes futuristas e muito atrativos.

No final da tarde e início da noite, a música rola solta no evento. Vários expositores levam grupos para fazer shows em seus estandes, atraindo a atenção dos visitantes.

Bonecos e mascotes de diversas marcas passeiam pelos corredores da feira, interagindo com o público. Exposição de fotos, transmissão da programação, distribuição de brindes e muito material informativo são as principais armas das empresas participantes para atrair o público. Uma delas uma emissora de teve especializada em música está proporcionando aos visitantes os seus 15 minutos de fama. Contando com a participação de seus astros, a empresa faz uma brincadeira com o público, criando um espaço para que os visitantes sintam-se como apresentadores da casa, aparecendo em um telão como se estivessem dando uma notícias sobre o show business.

Pelo estande do Jornal da Cidade também têm circulado muitas pessoas. Localizado bem em frente à porta de entrada do evento, o espaço tem fácil acesso e chama a atenção pela beleza e organização. Representantes de grandes empresas passam pelo local para conhecer um pouco mais sobre a mídia do Interior, que não fica nada a dever aos grandes grupos de comunicação.

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