Guia para o cabelo saudável sempre

23/10/2022 | Tempo de leitura: 4 min

Prezado leitor,

Muitas vezes, nós só reparamos no cabelo quando ele começa a cair ou ficar muito quebradiço. Fatos que podem resultar de vários problemas, do estresse a determinados medicamentos passando também por anemia e questões de má nutrição.

Sem falar que, ao começar a ter cabelo branco — independentemente do fato de tingi-lo ou não, o cabelo fica mais ressecado e pede novos cuidados.

Neste domingo, resolvi falar mais profundamente sobre o jeito certo de cuidar dos nossos fios. Acompanhe comigo para garantir mais saúde!

Comece pela alimentação

Uma alimentação balanceada ajuda demais a saúde do cabelo, especialmente itens ricos em proteínas, como ovos, leite, peixes magros, aveia, batata-doce, feijão e demais leguminosas, além de verduras verde-escuras (como a couve, o brócolis, a rúcula e a chicória).

Em geral, quando você come bem, privilegiando esses alimentos citados, não precisa fazer suplementação. Mas a dica, por garantia, é fazer exames de sangue com periodicidade, assim, seu médico vai entender se está faltando algum nutriente no organismo, que pode impactar em uma queda fora do normal.

Caso o médico avalie a necessidade, pode indicar suplementos à base de biotina, que ajudam na força dos cabelos e das unhas. Mas não tome nada por indicação própria, ok?

Atenção à saúde de uma forma geral

A queda do cabelo está relacionada a diversas questões da nossa saúde. Se você passou por alguma delas, vale ter atenção e reparar mais nos fios. Em caso de queda, pode procurar seu médico para o tratamento mais adequado. Em geral, é preciso ter atenção a:

> Excesso de estresse: períodos excessivos de estresse podem causar uma inflamação extra ao corpo, que culmina, entre outras questões, na queda dos fios. Tenha em mente avaliar os problemas e até procurar ajuda de psicólogos se as questões se prolongarem.

> Cirurgias: passar por cirurgias com anestesia também podem levar a uma queda de cabelo maior.

> Amamentação e pós-parto: esse é outro momento que traz queda de fios, é natural porque a mãe está transmitindo vitaminas para o bebê.

> Uso de alguns medicamentos: como aqueles para baixar colesterol, anticoagulantes, antidepressivos etc., também podem reforçar a queda.

> Doenças como Covid-19, Anemia, Lúpus, questões de tireóide, síndrome do ovário policístico e outras doenças também provocam queda dos fios. Nesse caso, é preciso tratar a doença e a queda para que o cabelo volte a ser saudável.

Nesses casos citados, conversar com o médico e entender qual cuidado seguir é megaimportante.

Cuidado com o excesso de química

Às vezes, a queda do cabelo não é exatamente queda e, sim, quebra pelo excesso de procedimentos químicos feitos sem cuidado, como tinturas, alisamentos e progressivas. Evite, por exemplo, tingir e alisar de uma vez — a agressão acaba sendo dupla.

Veja bem: eles não são proibidos, mas devem ser feitos com cautela. Preferencialmente com cabeleireiros de confiança. Além disso, hidratações, reconstruções e uso de bons produtos ajudam a manter os fios saudáveis.

Cabelos brancos merecem atenção

O cabelo branco costuma ser mais grosso que os fios normais e, independentemente de você tingi-los ou não, eles ficam mais ressecados, se tornando mais espetados.

Por isso, uma dica é reforçar a hidratação, usando produtos enriquecidos com ceramidas, pantenol e aloe vera (babosa).

Além disso, para as pessoas que optam por deixá-los brancos, vale a pena usar shampoo e condicionador desamareladores, que contêm pigmentos arroxeados. Isso porque, com o sol, o branco tende a ficar amarelado, ao usar os itens desamareladores, você devolve o tom grisalho, com reflexos prateados.

Tratamentos no dermatologista

Além de todos esses cuidados, existem alguns tratamentos que seu dermatologista pode fazer e fortalecer os fios, entre eles:

> MMP capilar: a sigla indica microinfusão de medicamentos na pele. Na prática, seu médico entende qual é a sua necessidade e faz as microinfusões com vitaminas e medicamentos específicos para sua condição. Serve para casos de calvície e queda.

> LEDterapia capilar: a luz de LED, de baixa intensidade, é usada para tratar o couro cabeludo, devolvendo mais saúde e força aos fios. Na prática, o paciente usa um boné ou capacete que emite a luz e vai tratando a região. Pode ser uma opção para queda e calvície também.

> Aplicação de ácido hialurônico: indicada para fios porosos, quebradiços e sem brilho, melhorando, inclusive, a queda de cabelo. O médico faz injeções de ácido hialurônico para tratar a fundo os cabelos.

Um grande abraço e até o próximo domingo,

Daniela Hueb

Médica, CRM-SP 96.027

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do SAMPI

Receba as notícias mais relevantes de Bauru e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.