Geral

Em homenagem ao legado do pai, dentistas organizam último livro dele

Obra reúne artigos científicos e tributos de colegas e ex-alunos a Carlos Eduardo Francischone, professor que faleceu em 2021

16/10/2022 | Tempo de leitura: 2 min
Marcele Tonelli

Filhos de um dos maiores especialistas em Implantodontia que o Brasil já teve, os dentistas Ana Carolina e Carlos Eduardo Junior Francischone resolveram homenagear a memória do pai, Carlos Eduardo (Ado) Francischone, falecido em maio do ano passado, publicando uma última obra científica em nome dele. Intitulado "Dicas e Soluções na Implantodontia - Prática Clínica, 3.ª edição", o livro de aproximadamente 450 páginas reúne artigos científicos e também tributos de colegas e ex-alunos do então professor e renomado profissional da odontologia.

Acometido por um linfoma em 2020, Carlos Eduardo Francischone, que era acadêmico titular da FOB/USP e do Unisagrado, precisou se afastar das atividades para cuidar da saúde e, desde então, não conseguiu mais dar continuidade a uma prática que vinha mantendo há muitos anos: publicar um livro com a colaboração de alunos da pós-graduação, do mestrado e doutorado, como forma de contribuir com a comunidade acadêmica e com os profissionais da área em geral.

Inspirada nos passos do pai desde a formação, Ana Carolina, hoje cirurgiã-dentista e tenente na Marinha do Brasil, em Salvador, teve a ideia de reunir esforços para organizar o último livro de Francischone, elencado como coordenador do título (em memória).

A ideia, claro, foi abraçada pelo irmão dela, Carlos Eduardo Francischone Junior, mais um filho que seguiu o caminho do pai. Dentista, ele atua justamente na área de Implantodontia.

"Em agosto de 2021, eu tive essa ideia, após uma conversa com Rui Santos, dono da editora que meu pai tinha parceria, e, depois, com o professor Bruno Sotto-Maior, que assumiu a turma deixada por ele. Eu senti vontade e necessidade de lançar essa 3.ª edição, como uma forma encerrar esse ciclo para ele", comenta Ana Carolina. "Foi emocionante. Lançamos o convite e a maioria das pessoas aceitou, entre alunos e ex-alunos do mestrado e doutorado", acrescenta ela.

Outros colaboradores da obra, que possui 48 capítulos e mais de 80 autores, são o professor Bruno Sotto-Maior e Renato Savi de Carvalho, ex-aluno e ex-colega de trabalho de Francischone.

INESQUECÍVEL

Em cada capítulo, casos clínicos são relatados e todos trazem dicas de como o profissional pode solucionar as situações, do ponto de vista dos tipos de implantes, dos materiais a serem usados e das documentações necessárias.

O livro foi lançado em 17 de setembro último, na Capital, durante o IN 2022, maior congresso de Implantodontia da América Latina. "A maioria do pessoal que participou do livro esteve no congresso. Foi inesquecível, todos nos emocionamos", lembra Ana Carolina.

SERVIÇO

Mais informações sobre a obra "Dicas e Soluções na Implantodontia - Prática Clínica, 3.ª edição" podem ser obtidas no site da Editora Santos Publicações: http://www.santospub.com.br/.

Receba as notícias mais relevantes de Bauru e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.