Reflexão e Fé

O Pai sabe

Hugo Evandro Silveira Pastor Titular - Igreja Batista do Estoril. E-mail: hugoevandro15@gmail.com

18/08/2019 | Tempo de leitura: 3 min

Passada a correria do dia dos pais, em que a ênfase comercial é muito grande, gostaria de falar um pouco sobre o Pai supremo que é o nosso modelo perfeito de paternidade. Particularmente ser pai me fala profundamente à alma, um dos principais papeis que exerço na vida, o mais sublime, o que me dá maior prazer no exercício diário. Acredito que Deus Pai também possui o divino prazer em sua manifestação de caráter paternal. Jesus nos apresentou Deus como o nosso Pai na oração do "Pai Nosso". Deus, portanto, é Pai daqueles que reconhecem o Filho: "A todos quantos reconheceram a Jesus, esses receberam o direito de se tornarem filhos de Deus, ou seja, a todos os que creem em seu Nome" (João 1.12). A partir de então, Jesus ensinou os tornados filhos a orar ao Pai eterno, dizendo: "Pai nosso que está nos céus" (Mateus 6.9); e o apóstolo Paulo afirma mais pra frente quando diz: "O Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo" (Efésios 1.3). Logo é de vital importância que honremos o nosso pai terreno, mas que igualmente quando formos orar, diante das mazelas desse mundo, que possamos dirigir-nos Deus com o sentimento genuíno de filho ao o chamamos de "Pai" e, assim nos lembremos de sua grandeza e majestade, do seu poder absoluto, sua soberania graciosa e, que recordemos que Ele sabe tudo a nosso respeito e que Dele, o Pai nosso, nos mantemos vivos, porque toda a nossa provisão vem de suas boas mãos.

Diz as Escrituras Sagradas: "Todas as coisas estão descobertas e patentes aos olhos daquele a quem temos de prestar contas..." (Hebreus 4.13). Não é de se admirar que quando o rei Davi escreveu o Salmo 51 expressou-se assim em experimentos de angustias em seu coração: "Eis que te comprazes na verdade no íntimo" (Sl 51.6); assim, aquele quer ser abençoado por Deus nessa vida, deve procurar tê-lo como Pai e sendo absolutamente verdadeiro nesse relacionamento em que o Pai sabe de todas as coisas, e que não há nada escondido Dele. O sábio escreveu o livro de Eclesiastes colocando essa questão de vital importância em que quando oramos a Deus, que nos lembremos de que "Deus está nos céus, e nós na terra ... por isso não nos precipitemos" (Ec 5.2).

Devemos então, trazer a memória de que Deus Pai é santo; devemos nos lembrar da Sua justiça; da sua total e absoluta retidão, e toda vez que nos aproximemos Dele orando, "Pai Nosso" devemos fazê-lo com reverência e santo temor, porque o nosso Deus, que é Pai, também é fogo consumidor, (Hebreus 12.28,29) - revela-se. Então essa é a maneira de se relacionar com o "Pai Nosso", em saber que estamos nos aproximando do todo-poderoso, eterno, sempre bendito e santo Deus Pai; Ele, através de Cristo, tornou-se Pai, e não apenas sabe de todas as coisas a respeito de todos, porque Ele é onisciente, porém também sabe com olhar de um Pai responsável tudo intimamente sobre os que se tornaram seus filhos. Deus em sua onipotência, olha para os seus filhos com santo amor e conhece cada uma da suas necessidades. Nada ele deseja tanto como abençoar os seus filhos, torná-los felizes desde o profundo da alma, alegres e prósperos. E nisso os filhos podem confiar, porque o Pai é poderoso para fazer infinitamente mais do que tudo o quanto pedido ou pensamos (Ef 3.20). Como "Pai que estás nos céus", Deus está muito mais disposto a abençoar as pessoas, mais do que elas mesmas a si. Deus é o Pai que sabe, é o Pai da família de Deus, é o Pai que ama e corrige, é o ABBA que todas as pessoas podem invocá-lo e dirigir-se igualmente a Ele a partir do ponto que creem. Enfim, filhos de Deus amados pelo Pai, essa é a identidade dos que aceitam a Sua sublime e eterna paternidade por meio de Cristo (Jo 1.12).

IGREJA BATISTA DO ESTORIL

57 anos atuando Soli Deo Gloria

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do SAMPI

Receba as notícias mais relevantes de Bauru e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.