Contexto Paulista

Fórum de comunicação exalta o valor do jornalismo regional

Esta coluna, publicada pela associação Paulista de Jornais pode ser lida e atualizada em www.apj.inf.br - Publicação simultânea nos jornais da Rede Paulista de Jornais, formada por este jornal e outros 13 líderes de circulação no Estado de São Paulo

04/09/2019 | Tempo de leitura: 3 min

A força do jornalismo local e a relevância dos veículos regionais no contexto atual foram reconhecidos na segunda edição do Fórum de Jornalismo Regional e Comunitário - a Comunicação que Cria Laços, nesta terça-feira (3) na capital. Jornalistas, profissionais de comunicação e acadêmicos se reuniram para discutir a importância e o futuro desse segmento, desde os jornais de bairro até veículos de influência regional. A Associação Paulista de Portais e Jornais (APJ) foi uma das instituições apoiadoras do evento, que foi promovido pela revista Negócios da Comunicação e o Centro de Estudos da Comunicação (Cecom). Com quatro painéis, o encontro reuniu profissionais dedicados ao jornalismo regional e comunitário para compartilhar novas formas e plataformas, tecnologias e ferramentas.

Governo amplia atenção

Em painel institulado "A comunicação regional - voz ao cidadão do interior", o secretário de Comunicação do Estado, Cleber Mata, revelou que ao assumir a Pasta, no início do governo, sua primeira medida foi restaurar o grupo de jornalistas no Palácio dos Bandeirantes que atende especificamente o Interior Paulista. Isso reflete, segundo ele, o reconhecimento da importância da informação local e regional. "Cada cidade ou região tem a sua peculiaridade", disse ele. "O que caracteriza a mídia regional é a sua capilaridade".

Proximidade

O diretor de redação do Jornal da Cidade (Bauru), João Jabbour, destacou a proximidade da Redação com as fontes e entidades da cidade como um pilar do projeto jornalístico do grupo. Ao relatar essa experiência de defesa dos valores da sociedade, por meio de entrevistas e encontros realizados na sala Café e Política, na sede do jornal, Jabbour disse que predomina nesses encontros o relacionamento humano, o diálogo e a abertura de espaços à comunidade. Ele ressaltou também a necessidade de contextualização, inclusive das notícias com abrangência global, por meio de pressupostos de seriedade e princípios éticos e legais.

ABC na era do turismo

Seis dos sete municípios do Grande ABC foram inseridos no Mapa do Turismo Brasileiro 2019, confeccionado pelo governo federal. Com isso, Santo André, São Bernardo do Campo, São Caetano do Sul, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra agora estão aptos a pleitear recursos federais para o setor, segundo o Diário do Grande ABC. "Potencializar o turismo da região é também aquecer a nossa economia, atraindo mais investimentos para o Grande ABC", afirma o secretário executivo do Consórcio ABC, Edgard Brandão.

Audiências regionais

Começou pela região do Alto Tietê a série de audiências públicas promovidas pela Assembleia Legislativa de São Paulo para ouvir as demandas dos municípios em relação ao orçamento do governo estadual de 2020. A largada se deu na Câmara Municipal de Mogi das Cruzes nesta terça-feira (3). Apresentar demandas e necessidades de cada região é um modo de contribuir com a qualidade de vida da população.

Mão dupla

O deputado Alex de Madureira (PSD), membro da comissão de Finanças, diz que os encontros são também a oportunidade que o parlamento tem de levar até os municípios como está o andamento das contas do Estado, o que pode ser atendido ou não, e de que forma a Alesp pode trabalhar cada questão. "É uma via de mão dupla, nós ouvindo a população, os vereadores e os prefeitos, e eles ouvindo a Assembleia Legislativa por meio das audiências públicas nas regiões". Na quinta-feira (5), a audiência será realizada em São Carlos e na sexta-feira (6) em Bauru, ambas na Câmara Municipal.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do SAMPI

Receba as notícias mais relevantes de Bauru e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.