Contexto Paulista

Turismo paulista responde por 41% do faturamento do setor no país

Esta coluna, publicada pela associação Paulista de Jornais pode ser lida e atualizada em www.apj.inf.br - Publicação simultânea nos jornais da Rede Paulista de Jornais, formada por este jornal e outros 13 líderes de circulação no Estado de São Paulo

02/10/2019 | Tempo de leitura: 3 min

O mercado de turismo paulista vai seguindo de vento em popa. De longe, é o Estado brasileiro onde ocorre a maior presença de turistas do país e do exterior e, consequentemente, do consumo e gastos nos serviços. No mês de julho último, o faturamento de turismo nas diferentes regiões do Estado foi de R$ 8,4 bilhões, o que representou 41,1% das vendas nacionais das empresas ligadas ao turismo, segundo a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo.

Litoral Norte

"São Paulo e Litoral Norte" é um dos roteiros que serão atendidos por um programa do Ministério do Turismo em parceria com Sebrae e Embratur. O 21º Seminário Itinerante do Investe Turismo, realizado na capital segunda-feira (30), anunciou que a rota levará ações para Ilhabela, Bertioga, Ubatuba, Caraguatatuba e São Sebastião. O Investe Turismo selecionou 30 rotas turísticas estratégicas no país, englobando 158 municípios. O investimento inicial será de R$ 200 milhões.

Ecologia e aventura

Diversão, bem-estar no contato com a natureza e liberação de adrenalina são algumas das sensações registradas pelos amantes do turismo ecológico e de aventura, segundo destaca a Confederação Nacional de Municípios (CNM). O Brasil registra o primeiro lugar do mundo em biodiversidade e recursos naturais. Nos últimos anos, o país tem se destacado mundialmente por impulsionar esses dois segmentos turísticos - em 2018, o crescimento foi de 20%.

Atrativos ao ar livre

A Organização Mundial do Turismo contabiliza 1 milhão de viajantes em busca de atrativos ao ar livre - mercado que movimenta mais de US$ 70 milhões só no Brasil. Os destinos nacionais, segundo a Associação Brasileira das Empresas de Ecoturismo e Turismo de Aventura, recebem mais de 5 milhões de turistas e envolve 2 mil empresas especializadas, além dos empregos indiretos. De acordo com o Ministério do Turismo, essas empresas faturam em torno de R$ 500 milhões por ano.

Ambiental

Enquanto o ecoturismo promove o patrimônio natural e cultural, o de aventura propõe atividades diversas nesses ambientes. Classificado também como turismo ambiental, o segmento se desenvolve em trilhas, cachoeiras, montes, rios, lagos, cavernas e parques. E dentre as diversas atrações radicais destacam-se rapel, escalada, montanhismo, bungee jump, cicloturismo, boia-cross, rafting, flutuações, arvorismo, tirolesa, canoagem, surf, windsurf, mergulho, kitesurf e voo livre.

Um guia paulista

O Estado de São Paulo é guardião de importantes remanescentes de Mata Atlântica, uma das áreas de maior biodiversidade do planeta, bem como de outros biomas igualmente ricos e diversificados. Uma das sugestões do Guia de Áreas Protegidas, da Fundação Florestal, é o Vale do Paraíba. A região conduz o visitante à Serra da Mantiqueira ou ao Litoral Norte. Abriga importantes Unidades de Conservação como a APA (Área de Proteção Ambiental) São Francisco Xavier, a Estação Ecológica de Bananal e os Viveiros Florestais de Pindamonhangaba e de Taubaté. A exemplo de outras regiões do Estado, as opções são muitas: florestas, praias, montanhas, cachoeiras, cavernas e paisagens diversas.

Um exemplo de ecoturismo

Marli Mendes da Silva é artesã em Itaóca, no Vale do Ribeira. Até um ano atrás, produzia uma panela de cerâmica por semana, que a ajudava a complementar a renda. Neste ano, participou de um curso de capacitação que ensinou artesãos, como ela, e comerciantes locais a darem mais visibilidade aos empreendimentos. Em sua cidade, que tem vocação para o ecoturismo, com trilhas para cavalos, ciclismo e cachoeiras, foram instaladas placas de sinalização para que os turistas que visitam a da região saibam onde estão os artesãos. O resultado foi imediato "Com isso as vendas alavancaram. O povo passa, vê a plaquinha e vem conhecer o trabalho da gente", diz ela.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do SAMPI

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