Contexto Paulista

Infraestrutura assegura ao Estado de SP posição de liderança na AL

Esta coluna, publicada pela associação Paulista de Jornais pode ser lida e atualizada em www.apj.inf.br - Publicação simultânea nos jornais da Rede Paulista de Jornais, formada por este jornal e outros 13 líderes de circulação no Estado de São Paulo

16/10/2019 | Tempo de leitura: 3 min

Principal estado produtor e consumidor da América Latina, São Paulo, com suas diferentes regiões, conta com a maior e melhor infraestrutura do país, compatível com o status de maior potência econômica do Brasil e uma das maiores da América Latina. As melhores rodovias do país são as estaduais paulistas. É só um exemplo. Os entroncamentos multimodais, por exemplo, integram o transporte por rodovias, ferrovias e sistema hidroviário até os portos de Santos e São Sebastião e os aeroportos de Campinas e Guarulhos.

TIETÊ-PARANÁ

A Hidrovia Tietê-Paraná, além de ligar São Paulo a outros quatro estados brasileiros, também leva os produtos paulistas a nações vizinhas, como Argentina, Paraguai, Uruguai e Bolívia. Os dados são da Fundação Seade, agência Investe SP e IBGE, entre outros órgãos oficiais.

Hidrovias

Com 800 quilômetros de vias navegáveis, o trecho paulista da Hidrovia Tietê-Paraná possui dez barragens, dez eclusas, 23 pontes, 19 estaleiros e 30 terminais intermodais de cargas. A hidrovia integra um grande sistema de transporte multimodal, apresentando-se como alternativa de corredor de exportação - que abrange São Paulo, Paraná, Mato Grosso do Sul, Goiás e Minas Gerais, uma região de 76 milhões de hectares, onde é gerada quase a metade do PIB brasileiro. Essa rica gigantesca região conecta áreas de produção aos portos marítimos e, no sentido do Interior, serve aos principais centros do Mercosul.

Portos

No Estado de São Paulo, está instalado o mais importante porto marítimo da América Latina, o Porto de Santos, que movimenta mais de 110 milhões de toneladas de cargas de importação e exportação por ano, correspondente a um terço da corrente de comércio brasileira. A área de influência do Porto de Santos se estende pelos Estados de São Paulo, Minas Gerais, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás e Paraná, além de países do Mercosul. Servido por uma malha rodoviária, complementada por ferrovias que permitem a interligação com a Hidrovia Tietê-Paraná, e próximo dos aeroportos de Guarulhos e Viracopos, o Porto de Santos oferece excelentes condições de intermodalidade de transportes.

Rodovias

A Rodovia dos Bandeirantes foi considerada este ano a melhor rodovia do país pelo sétimo ano consecutivo. O Estado conta ainda em posição de destaque em segurança rodoviária as rodovias D. Pedro I e a SP-340, que formam a ligação Campinas-Jacareí, bem como a SP-225, que liga Bauru a Itirapina. Com 37 mil quilômetros de extensão, as rodovias paulistas dão acesso ao Norte do Estado, Minas Gerais e Centro-Oeste do País - sistema Anhanguera-Bandeirantes; Oeste do Estado e regiões de Sorocaba e Bauru - rodovias Raposo Tavares e Presidente Castello Branco; Vale do Paraíba, Litoral Norte e Rio de Janeiro - Rodovia Presidente Dutra e Sistema Ayrton Senna-Carvalho Pinto; Porto de Santos - sistema Anchieta-Imigrantes. Importantes ligações transversais unem esse conjunto de rodovias, como a D. Pedro I, ligando Campinas ao Vale do Paraíba, e a Santos Dumont, que liga Campinas à região de Sorocaba, bem como a Marechal Rondon, que dá acesso em seus trechos finais a Lins, Araçatuba e a Andradina. A ligação do Estado de São Paulo a outras regiões do País é realizada por diversas rodovias, com destaque para a Presidente Dutra, em direção ao Rio de Janeiro, a Fernão Dias, em direção a Belo Horizonte, passando pelo sul de Minas, e a Régis Bittencourt, em direção a Curitiba.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do SAMPI

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