Contexto Paulista

São Paulo puxa ranking de competitividade no país

Esta coluna, publicada pela associação Paulista de Jornais pode ser lida e atualizada em www.apj.inf.br - Publicação simultânea nos jornais da Rede Paulista de Jornais, formada por este jornal e outros 13 líderes de circulação no Estado de São Paulo

23/10/2019 | Tempo de leitura: 3 min

O Estado de São Paulo classificou-se em primeiro lugar no Ranking de Competitividade dos Estados de 2019, elaborado pelo Centro de Liderança Pública (CLP). Em sua quinta edição, o ranking analisa a capacidade competitiva de todos os estados brasileiros e o Distrito Federal em 65 indicadores, com 10 pilares temáticos. O estudo pode ser visto em http://www.rankingdecompetitividade.org.br/

Qualidade

Entre os indicadores, 36 são comparados com dados internacionais de 34 países membros da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). Itens como infraestrutura, educação, inovação, potencial de mercado, segurança pública, solidez fiscal, sustentabilidade social, sustentabilidade ambiental compõem o quadro comparativo.

Ciência e tecnologia

Com uma das melhores estruturas de pesquisa e desenvolvimento da América Latina, o Estado de São Paulo tem atraído muitas empresas em razão do peso cada vez maior que a inovação vem assumindo como diferencial decisivo no mercado global, segundo a agência Investe SP. "Entre os fatores que justificam essa atração, ressalta-se a presença de conceituadas universidades que aliam ensino superior de alta qualidade, núcleos de pesquisa e laboratórios de reconhecimento internacional, com destacada produção em diversas áreas do conhecimento", afirma o órgão.

Gestão pública

Realizado em parceria com a Consultoria Tendências e a Economist Intelligence Group, a classificação do Ranking de Competitividade dos Estados constitui ferramenta para avaliação da administração pública e desperta interesse de gestores da área e no meio empresarial focado em investimentos de expansão dos negócios, especialmente industriais. Além de liderar o ranking, São Paulo obteve reconhecimento na categoria Destaque Internacional.

Bombando

A Associação Paulista de Supermercados (Apas) projeta aumento de 4,2% nas vendas do setor durante a Black Friday (29 de novembro) em relação ao realizado durante a mesma data de 2018. Para o Natal, a expectativa também é de crescimento em relação ao ano anterior: alta de 6%. A pesquisa da entidade para o Natal conclui que 60% dos empresários estimam vender "muito mais que no ano passado" em diversas categorias, entre elas no setor de padaria e confeitaria, bebidas e laticínios.

Podcasts

O Grupo Liberal, de Americana, da Rede APJ, lançou mais um formato de entrega de conteúdo jornalístico. Desde segunda-feira (21) está disponível nas principais plataformas de streaming, como Spotify, o podcast "Além da Capa". Semanalmente, o serviço aprofundará um tema que esteja em evidência. O primeiro episódio destaca os 35 anos do Parque Ecológico de Americana. Participaram repórteres do jornal. Bruno Moreira, que coordena o jornalismo nas rádios do grupo e apresenta o programa, diz que "o nome podcast tem a ver com a ideia de buscar ir além do que já foi contado, dando espaço para bastidores de apuração, por exemplo, e a percepção dos próprios repórteres envolvidos na pauta".

Interatividade

"O podcast é uma plataforma em ascensão que encontramos para levar jornalismo regional para a comunidade local", afirma o editor-executivo do jornal, João Colosalle. "Hoje fazemos isso por meio do jornal, das revistas, do site, das rádios e pelo WhatsApp". Antes do lançamento, dois episódios pilotos foram produzidos e podem ser ouvidos. Um traz os bastidores da passagem do deputado estadual Cauê Macris (PSDB) à frente do Executivo paulista e outro discute um dado revelado pelo jornal sobre a mortalidade na cidade por doença cardiovascular (358 casos em 2018).

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do SAMPI

Receba as notícias mais relevantes de Bauru e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.