Wagner Teodoro

O que ainda está em jogo

27/10/2019 | Tempo de leitura: 3 min
Wagner Teodoro

O Brasileirão segue firme para sua reta final e já se "descortina" o que a competição nos reserva. Ao menos em parte. Pelo que se apresenta, o campeão deve ser mesmo o Flamengo. Restam 11 rodadas, contando a deste final de semana, portanto 33 pontos em disputa. Sim, é muito ponto ainda, mas pelo que vem jogando e pela vantagem de dez pontos na liderança não acredito, e penso que poucos creem, que o rubro-negro deixe o caneco escapar.

O Flamengo mostra estabilidade e capacidade e não é provável que perca o fôlego na reta final. Do jeito que está, o Nacional "termina" para os flamenguistas três rodadas antes. É uma gordura de três derrotas e um empate que se traduz nos dez pontos. Praticamente impossível o Palmeiras tirar isso. Até porque a tabela de ambos não insinua uma reviravolta. O Flamengo tem CSA, Corinthians, Bahia, Vasco, Ceará e Avaí como mandante e Goiás, Botafogo, Grêmio, Palmeiras e Santos, sem mando. O Palmeiras joga em casa com São Paulo, Ceará, Corinthians, Grêmio, Flamengo e Goiás e fora com Avaí, Vasco, Bahia, Fluminense e Cruzeiro.

Quantos desses times realmente são ameaça para o Flamengo na atual fase e com a motivação da taça cada vez mais perto? O time de Jorge Jesus teria que despencar e o Palmeiras ter um aproveitamento fantástico. Mas qual dos dois mostrou até agora mais regularidade? Será que vai mudar tanto assim no finalzinho? Não acredito. É possível que o Flamengo jogue a final da Libertadores contra o River Plate, em 23 de novembro, já campeão brasileiro.

Libertadores

O Flamengo está na Libertadores do ano que vem e o Palmeiras também. Se o time carioca for campeão, mais uma vaga abre-se para as equipes que brigam pela classificação. A luta vai de Santos, terceiro, ao Bahia, oitavo - uma diferença de dez pontos entre ambos -, que com São Paulo, Corinthians, Internacional e Grêmio disputam quatro vagas, duas delas diretas na fase de grupos. Goiás e Vasco aparecem crescem. Os goianos fazem campanha empolgante no segundo turno, mas terão gás? Luxemburgo quer "ressuscitar" o Vasco. Mas acho difícil para os dois clubes. Impossível, não. Ainda mais se o Flamengo realmente for campeão da Libertadores. Neste cenário, até o Atlético-MG poderia sonhar. Mas ainda resta ao Flamengo "atravessar o River".

E não se trata de matemática, mas sim de analisar o que as equipes já mostraram e a perspectiva de evolução. Assim, São Paulo e Corinthians correm risco. Dois times com dificuldade de marcar gols e ganhar jogos. O Grêmio, agora, vai estar 100% focado no Brasileirão e é uma equipe poderosa. Não vai ficar chorando eternamente a eliminação na Libertadores e tem boa chance de faturar uma das vagas. Aceitando que o Santos não deve ficar de fora, sobram dois lugares para quatro times: São Paulo, Corinthians, Internacional e Bahia, com a sombra do ascendente Goiás e do esforçado Vasco.

Degola

Lá embaixo, duas vagas na Série B também estão bem encaminhadas e são catarinenses: Chapecoense e Avaí dependem de um milagre para escapar. O CSA luta bravamente. Iniciou a rodada a três pontos do Fluminense, primeiro fora da degola. Somente cinco pontos separavam o Cruzeiro, que abre a zona de rebaixamento, do Botafogo, 13º colocado, antes dos jogos deste final de semana. Neste meio estão Fortaleza, Ceará e o próprio Fluminense. Penso que as chances do CSA são reduzidas, mas a quarta vaga está completamente aberta. Em um primeiro momento, pode parecer que um dos times cearenses é o mais cotado a terminar no Z4. Mas ambos têm um fator mando muito forte. Em casa, são indigestos. Acredito que o Cruzeiro reaja e saia do rebolo. Botafogo e Fluminense, assim, que se cuidem.

 

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do SAMPI

Receba as notícias mais relevantes de Bauru e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.