Reflexão e Fé

A Carta do Pai

Hugo Evandro Silveira Pastor Titular - Igreja Batista do Estoril. E-mail: hugoevandro15@gmail.com

08/12/2019 | Tempo de leitura: 4 min

Vamos imaginar a seguinte situação hipotética: Uma pessoa cresce sem conhecer seu pai. Conforme vai crescendo e sentindo a falta do pai começa a ser desperto pelo desejo de conhecê-lo e de saber o motivo de sua ausência. Então, tem início a busca para saber o que de fato aconteceu com seu pai e qual o motivo da distância entre os dois. Ao completar dezoito anos, recebe em sua casa uma correspondência cujo remetente traz o nome de seu pai, essa pessoa que sempre desejou conhecer. Mais do que depressa abre a carta e passa a lê-la com atenção diante de tamanha curiosidade de saber sobre seu pai, aonde mora, o que faz, o por que estiveram separados por tanto tempo. O filho ficou concentrado na leitura da carta do pai observando cada detalhe do texto, tentando satisfazer a vontade de saber sobre seu pai.

Analisemos agora o seguinte: O ser cristão, prestando a devida atenção nos ensinos eclesiásticos que recebeu, aprendeu desde cedo que a Bíblia é Palavra de Deus, e que Deus é o nosso Pai celestial e, que por ser Pai, ama seus filhos e quer o melhor para cada um deles. O ser cristão também aprendeu que tudo o que pode saber sobre Deus, o Pai Celeste, está registrado em sua Palavra, em sua carta, as Sagradas Escrituras, a Bíblia. Se o cristão crê nesses fundamentos uma de suas características prioritária, portanto, é ler a Palavra do seu Pai. Mas, infelizmente, o que temos notado é que há um grande desinteresse em querer conhecer a Palavra do Pai. Muitos que se dizem cristãos nunca sequer leu a Bíblia inteira, nem ao menos parte dela, sendo a carta que o nosso Pai celestial nos deixou.

Observamos que tecnicamente, para lermos a Bíblia inteira, ao longo de um ano, teríamos apenas que dedicar quinze minutos diários à sua leitura. Dos 1440 minutos diários que Deus nos concede todos os dias, precisamos tão somente utilizar 1% desse tempo para lermos um trecho diário da carta que o nosso Pai nos enviou. Na liturgia cristã quando oramos falamos com o nosso Pai celestial e, quando lemos a Bíblia, o Pai é quem fala conosco, todavia muitos filhos negligenciam a carta de Deus, o nosso Pai.

A Bíblia é a Palavra de Deus e nela encontramos a vontade divina para toda a humanidade. O que justificaria tanta gente não se interessar em conhecer a Palavra do Pai constada em sua carta aos filhos? Hoje temos acessos fáceis aos Escritos Sagrados - fato que não ocorria no passado - seja por meio da impressa escrita ou ainda pela facilidade da internet. Dificilmente encontraremos uma família brasileira que não possua pelo menos um exemplar da Bíblia, essa carta que Deus deixou aos homens. É possível encontrá-la em todos os segmentos da sociedade. A grande questão é se realmente queremos conhecer o nosso Eterno Pai através da sua Palavra. Se a resposta for afirmativa, vamos, então, todos os dias da nossa vida conhecê-lo, pelo menos separando quinze minutos por dia, lendo individualmente a preciosa carta que o Pai nos deixou. Com certeza, não somente aumentaremos a nossa relação de intimidade com Ele, mas seremos profundamente agraciados em cumprir suas instruções de bênçãos.

Finalmente, a Bíblia é a Palavra de Deus (II Timóteo 3.16 ; II Pedro 1.20,21). Apesar de ter sido escrita por cerca de quarenta autores, ao longo de 1500 anos, ela possui Deus Pai o autor de toda a sua revelação e justamente por isso é absolutamente coerente. As pessoas não conseguem manter coerente nem mesmo uma pequena informação contada por indivíduos diferentes. Já a Bíblia é perfeita, mesmo com o seu abismo autoral e cronológico - a única explicação lógica é que um alguém os inspirou a escrever. Além do mais, dezenas de profecias, presentes nessa Carta do Pai, já foram cumpridas, o que aponta para a sua veracidade. E mesmo já passado mais de dois mil anos em que o último livro bíblico fora escrito, ela continua relevante ao homem contemporâneo. A sociedade mudou, a tecnologia avançou, o Brasil foi descoberto, o mundo evoluiu, tanta coisa aconteceu e a Bíblia continua fazendo sentido ao homem do século 21. Nenhum livro gera tanto impacto positivo no mundo, por simplesmente se tratar, não de uma invenção humana, mas da carta do Pai aos seus filhos.

IGREJA BATISTA DO ESTORIL

CELEBRAÇÃO PÚBLICA: Domingo 19h

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do SAMPI

Receba as notícias mais relevantes de Bauru e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.