Reflexão e Fé

A Porta dos Fundos que ofende a fé cristã

Hugo Evandro Silveira Pastor Titular - Igreja Batista do Estoril. E-mail: hugoevandro15@gmail.com

15/12/2019 | Tempo de leitura: 3 min

Em parceria com a Netflix o Porta dos Fundos debochou mais uma vez da fé cristã no chamado "Especial de Natal - A Primeira Tentação de Cristo" aonde Jesus é apresentado cinicamente como um homossexual. Não é a primeira vez que esse grupo, em nome do humor, ridiculariza ofensivamente o cristianismo; parece que as pessoas desse grupo possuem o prazer sádico de achincalhar o conteúdo bíblico. Em nome do humor tentam validar suas ofensas a fé alheia, blasfemam publicamente contra o que é mais sagrado no cristianismo: O próprio Cristo e seu nascimento - o Natal.

Apesar do respeito sociológico que devemos ter por todos, fato é que o Evangelho trata o homossexualismo como uma prática antinatural, uma prática existencial revoltosa contra Deus (Romanos 1:26-27) - O cristianismo em sua pureza e originalidade não tem nada a ver com o homossexualismo. Daí o Porta dos Fundos, apresenta Jesus como gay e justifica sua sátira como uma expressão do livre humor. Nada disso! Há uma clara finalidade de ferir o Cristo no campo da moralidade. O que praticam é intolerância religiosa. Ora, não há nenhum fundamento histórico, crítico, arqueológico e documental para a paródia que botaram na mídia. Essa representação em questão, totalmente contrária aos textos sagrados, serve apenas de vilipêndio, deboche, zombaria, cinismo, escárnio e descaso consciente por parte de pessoas que querem simplesmente atacar a Bíblia continuamente. A arrogância é extrema, afinal o Brasil é o maior país católico do planeta, logo, embora Jesus não precise de defesa alguma e, os cristãos nem devem deixar-se atingir pela baixeza, ainda assim, a fé alheia é protegida pela constituição federal amparada pelas instituições democráticas da justiça, então há de se ter limites para esse tipo de zombaria pública. Além do mais, esses supostos agentes pós-modernos, que atuam nesse país de "eterno subdesenvolvimento", insistem em fazer vista grossa para o fato de que o cristianismo, católico/protestante, foi a força propulsora que conduziu o progresso da civilização no ocidente; A mensagem de Cristo através da instituição eclesiástica foi quem fez evoluir a sociedade em todas as esferas do conhecimento da qual desfrutamos.

Chega a ser curioso que quando, por algum motivo, alguém despreza uma outra crença religiosa, rapidamente o acusam veementemente de intolerância - a própria mídia junto a classe artística "põe a boca no trombone"; não obstante, quando o desprezo é dirigido ao cristianismo justifica-se em larga escala como sendo uma expressão de arte e, que não se deve permitir nenhum tipo de "ditadura contra a cultura". Pura incoerência cínica! Por exemplo, será que falta coragem para zombarias sobre os símbolos sagrados do Islã, sobre Alá, Alcorão, Ramadã, o profeta Maomé? Desonrar o cristianismo que é pacificador por natureza espiritual é fácil. A bem da verdade, em nossa nação, esse tipo de gente, que conquistou espaço na mídia carioca, faz de tudo pela desconstrução da família e da religião. São os "revoltadinhos liberais", propagadores de indecências e perversão, advogados do desregramento sexual, defensores do tráfico dentro das universidades manipulando a ideologia dos estudantes ainda em formação. Existe muita obsessão nociva por trás da obra desses infratores da fé alheia. Esse tipo de humor é uma mentira que esconde uma terrível intransigência religiosa e familiar. Humor verdadeiro não faz escrachamento de símbolos sagrados da fé e da família.

Por fim, o que cabe aos cristãos é saber que não há unidade entre os que adoram a Deus e os que zombam de Deus. O apóstolo nos lembra dessa condição de separação: "Não sabeis vós que a amizade do mundo é inimizade contra Deus? Portanto, qualquer que quiser ser amigo do mundo constitui-se inimigo de Deus" (Tiago 4.4). Esse é um severo alerta, porque muitos cristãos têm ficado embebecidos com as "gozações subliminares" desses que costumeiramente atacam a fé cristã, vilipendiam seus símbolos e que abusam da nossa crença. Basta de entrarem em nossas casas! Por outro lado, é óbvio que cada um se entenderá pessoalmente com Deus, por isso é que o texto sagrado dá o alerta para quem hoje ri de Deus: "Não se engane, de Deus ninguém zomba. Pois tudo o que o homem semear, isso também colherá. (Gálatas 6.7).

IGREJA BATISTA DO ESTORIL

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do SAMPI

Receba as notícias mais relevantes de Bauru e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.