Wagner Teodoro

Vitória e moral

26/01/2020 | Tempo de leitura: 3 min

O Noroeste apresentou seu cartão de visitas logo aos quatro minutos, com gol de Jean Pierre, que abriu o placar diante do EC São Bernardo, na estreia na Série A3 do Campeonato Paulista, no Estádio Primeiro de Maio, em São Bernardo do Campo. Não poderia ser começo melhor? Poderia, sim. Aos 12, a equipe bauruense ampliou com Pedro Felipe, após bela arrancada de Matheus Blade. Estava construído o cenário ideal para o time jogar, fora de casa, com tranquilidade, segurança e garantir os três pontos na largada da Terceirona. Foi o que ocorreu. O Norusca se mostrou uma equipe sólida, bem postada em campo e fez jus aos mais de dois meses de preparação. O time deu a impressão de que entrou em campo sabendo exatamente o que fazer e como executar. Correu poucos riscos. O São Bernardo teve uma boa chance, já no segundo tempo, quando Dudu exigiu boa defesa do goleiro Pablo em forte chute. E foi só.

A boa vitória diante de apenas 329 pagantes dá moral ao Alvirrubro para a sequência da competição. É preciso aguardar algumas rodadas para sabermos com mais precisão quais são as forças desta Série A3, mas o time bauruense inicia pleiteando um lugar entre os que terão bola para brigar pelo acesso. Na quarta-feira (29), certamente diante de um público bem maior do que na partida de estreia, o Noroeste faz seu primeiro jogo em casa e é o clássico regional contra o Marília. A vitória na rodada inicial deixou os torcedores empolgados nas redes sociais. Empolgação que certamente não chegará ao elenco, até porque o técnico Luiz Carlos Martins saberá como contê-la. Moral, sim. Empolgação, jamais.

Discurso afinado

Aliás, as declarações dos jogadores nas entrevistas às rádios após a partida já mostraram que o elenco está muito afinado com o discurso do treinador. Martins, em preleção aberta à imprensa na quinta-feira (23), reiterou aos atletas o que obviamente trabalhou durante a pré-temporada, abordando valores de futebol nos quais acredita e que têm como base trabalho, humildade e união. Valores que parecem assimilados pelo elenco. Expressões como "união", "vitória o time", "resultado do trabalho", não faltaram nas entrevistas. Uma praxe no futebol? Sim. Mas no contato com o elenco o que prevaleceu é que os jogadores "compraram" as ideias do treinador. Os resultados positivos só tendem a confirmar na prática em campo a teoria do vestiário. O Noroeste, na estreia, foi aplicado e primou pelo futebol coletivo. Um ou outro destaque, mas o conjunto foi o que mais me agradou.

Agora, o MAC

Com moral, o próximo jogo pode começar a embalar o Norusca na Terceirona. O duelo contra o Marília é o mais esperado pela torcida alvirrubra nesta Série A3 do Campeonato Paulista. E ocorre em bom momento, com o time vindo de vitória consistente, com os torcedores curiosos para "conhecer" a equipe noroestina e com o fator mando, que costuma ser preponderante. A expectativa de bom público no Alfredão e a rivalidade tornam, de fato, a partida especial. França, que foi poupado diante do EC São Bernardo por estar em fase final de recuperação de lesão muscular, deve ficar à disposição. Ótima dor de cabeça para Martins, pois o setor de meio-campo do Noroeste foi um dos destaques do time na estreia.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do SAMPI

Receba as notícias mais relevantes de Bauru e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.