Reflexão e Fé

Onde está Deus?

Hugo Evandro Silveira é pastor titular da Igreja Batista do Estoril. E-mail: hugoevandro15@gmail.com

26/01/2020 | Tempo de leitura: 3 min

O ano apenas começou e já enfrentamos dificuldades de ordem pessoal e social. São tantas notícias desalentadoras que imagino que algumas pessoas vacilantes em sua fé possam perguntar, mesmo que em seu íntimo: Onde está Deus? Por que Deus permitiu? Deus poderia ter evitado? Será que Deus não viu o que iria acontecer? Será que Deus existe mesmo?

Uma das coisas mais difíceis para nós, pessoas que creem em Deus, é conciliar a tragédia com a graça e a providência divina. Perguntas como essas vêm ao nosso coração em momentos de dificuldades e não são fáceis de responder, e na verdade nem possuem realmente uma resposta personalizada, mas podemos lidar com essas questões esperançosos na convicção de algumas revelações ensinadas na Sagradas Escrituras:

1) "No mundo tereis aflições, mas não se desanimem, eu venci o mundo" (João 16:33) - Essas são palavras do nosso Senhor acalentando o coração aflito. Posso pensar diante dessas palavras maravilhosas que por causa de Jesus as tragédias não têm o poder de determinar o fim de nossas vidas. Elas podem até determinar o fim dos nossos corpos, mas não o fim da nossa existência! Porque Jesus está vivo, e Ele nos socorre e não nos deixará vencidos pela tragédia para sempre.

2) "O choro pode durar uma noite, mas a alegria vem pela manhã" (Salmo 30:5b) - Nenhuma tristeza nos dominará permanentemente, Deus sempre nos trará uma saída, conforto e esperança. O choro durará por um período, mas logo o consolo providencial do criador virá em nosso encontro.

3) "Deus criou todas as coisas" (Apocalipse 4:11). "A oração feita por um justo pode muito em seus efeitos" (Tiago 5.16). Apesar das decepções da vida, Deus é soberano para mudar o curso da história e dos acontecimentos; Ele reina absoluto sobre todas as coisas e tem poder absoluto sobre tudo o que acontece. Isso me mostra que a vida não está jogada ao acaso.

4) "O que diremos? Que há injustiça da parte de Deus? De maneira nenhuma. Ele tem misericórdia no momento certo e de quem Ele quer" (Romanos 9.13-24). Deus faz escolhas segundo seu propósito. Muitas coisas acontecem, e não entendemos e nem temos explicações. Deus poderia ter impedido? Sim, poderia, contudo, em sua soberania e propósito, que eu desconheço, não o fez.

5) Deus responde nossas orações muito além do que pedimos - (Efésios 3.20)

6) Deus conforta e cura a dor de seus filhos - (Salmo 147.3)

7) Deus nos consola em toda luta e tribulação - (II Coríntios 1.4)

8) Deus em sua grandeza e poder, dentro de sua atuação soberana deixa-nos entender algumas coisas e outras não - (Deuteronômio 29.29)

Os textos sagrados são inúmeros e não daria para elencá-los aqui. Mas é certo que nos momentos de insegurança da vida, a nossa âncora tem que estar firmada em alguém superior a nós, que tenha todo o poder, sobre todas estas coisas, e que seja nosso abrigo. Mais do que isto, alguém que além de ter o controle sobre tudo, tenha amor em nos ouvir e andar conosco no meio da tribulação. Este alguém só pode ser Deus!

Sim, podemos não entender algumas coisas que Deus faz ou deixa acontecer, mas também podemos crer que se estas coisas nos afetam, Deus estará conosco no meio delas (Salmo 23.4). E embora pareça difícil aceitá-las, Deus compreende os seus sentimentos e entende as suas indagações. É natural se sentir duvidoso. A Bíblia não encobre a questão do sofrimento; ela narra pessoas passando por sofrimentos e duvidas, mas não só isso, ela também nos mostra um Deus que conhece, compreende, se importa e salva.

Portanto, o nosso grande teste é continuar confiando em Deus quando a vida parece desabar. Continuar crendo que Deus não nos abandonou no meio da doença, de uma morte, falência ou acidente; nesses momentos cada um de nós devemos declarar: "Eu creio, mas me ajude em minha falta de fé"(Marcos 9:24). Ser sincero com o nosso Pai celestial nos aproxima Dele, e assim, no meio da dor, seremos amparados por suas fortes mãos. Andar por fé é parte vocacional dos crédulos, mesmo quando crer não faz sentido.

IGREJA BATISTA DO ESTORIL - 57 anos atuando Soli Deo Glória - CELEBRAÇÃO PÚBLICA: Domingo 19h.

Texto adaptado das reflexões de Ary Veloso

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do SAMPI

Receba as notícias mais relevantes de Bauru e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.