Reflexão e Fé

Inferno

Hugo Evandro Silveira Pastor Titular - Igreja Batista do Estoril. E-mail: hugoevandro15@gmail.com

01/03/2020 | Tempo de leitura: 4 min

Será que existe o Inferno? Para Jesus sim! Se o nosso Senhor em suas proposições alertou sobre o perigo do Inferno, então todo cristão também deve acreditar. No Evangelho de Lucas 16.19-31 o Senhor Jesus apresenta dois personagens, um rico e um pobre. Essa era a situação deles até que morreram. Na passagem da morte, Jesus revelou que os anjos vieram e levaram o pobre ao céu, mas o rico foi para o Inferno. Afinal, por que um foi ao céu e o outro para o inferno? Será porque um era pobre e o outro rico? Não, absolutamente! O próprio Abraão citado nessa história foi um homem rico. Muitos homens tementes e obedientes a Deus foram ricos. A diferença era onde estava a confiança dos dois personagens. Observamos que se os anjos de Deus vieram buscar o pobre chamado Lázaro, evidentemente esse era alguém que tinha a sua confiança, a sua fé e dependência em Deus. Já o rico não herdou o Reino dos céus porque assim como o jovem rico narrado no texto de Mateus 19.16 a 30 tinha a sua confiança, a sua devoção, a sua segurança e apego nas riquezas. A grande questão é em qual lugar se ajunta os tesouros (Mateus 6.19-21).

Enfim, essa narrativa é de grande valia para os cristãos, porque quando se morre não é o fim de tudo e nem mesmo a alma fica vagando sem destino como é o temor de muitos, mas Jesus é enfático ao revelar que os anjos conduzem aquele que crê ao céu. Isso acende uma esperança inigualável no coração do crente, porque todos os que estão ligados a Cristo, quando morrer, serão escoltados pelos anjos ao céu.

Agora, o rico no Inferno pediu que Lázaro fosse molhar a ponta do dedo na água para aliviar seu desespero implacável, contudo ouviu que havia um abismo instransponível entre o céu e o inferno, i.e., não havia como escapar, não tinha como evoluir, segundo a revelação de Jesus, o Inferno não tem porta de saída. Quão terrível é! Depois o rico ainda suplicou para que Lázaro fosse pregar o Evangelho a seus parentes para que também não fossem parar no Inferno, mas ouviu que seus familiares já tinham a Bíblia, bastava crer. Sim, a Bíblia revela que quando estamos ligados a Cristo recebemos a graça da eternidade no céu (cf. João 11.25,26 - João 5.24 - João 6.40). Todavia a Bíblia também é contundente sobre a possibilidade de uma condenação eternal. O próprio Jesus já havia dito que não adianta conquistar o mundo inteiro, porem perder a alma (Marcos 8.36).

Infelizmente a nossa geração não leva a sério a existência do inferno. Há uma teologia universalista que prega que no final dessa vida todos serão salvos, não há com o que se preocupar! Paira uma displicência a respeito da vida pós morte; existe uma incredulidade generalizada a respeito do céu e do inferno; as pessoas fazem piada, brincam com o assunto que Jesus tratou com muita seriedade. O inferno não é uma fábula, mas o assunto mais sério que alguém deveria refletir. Jesus falou mais do inferno do que do céu como o lugar que arde como fogo e enxofre, abismo de tormento maldito de choro e ranger de dentes, de separação eterna do criador (Marcos 9.43-48; Apocalipse 14.10,11; Mateus. 23.33). Preocupante é que todo ser humano não é um mero expectador dessa realidade, mas participante. Logo todos terão de encarar salvação ou danação.

Mas Deus não é amor e graça? Sim, é amor, graça, misericórdia, compaixão e perdão. Entretanto, para os que rejeitam seu amor, graça, misericórdia e perdão, Deus também é justiça e santidade. Na revelação bíblica, Deus não tolera o pecado. Por isso é que na Bíblia pecado também é matéria de muita seriedade (cf. I João 3.6). Por fim, a possiblidade do inferno é real e o caminho que o conduz é largo (Mateus 7.13,14), mas ainda a esperança do céu resiste em Jesus (João 3.16). "Buscai a Deus enquanto se pode achar, invocai-o enquanto Ele está perto" (Isaías 55.6). Quando aquele rico quis invocar os favores de Deus, já era tarde demais. Por isso, invoque o nome do Senhor enquanto é tempo, entregue sua vida a Jesus enquanto há chance, para depois não lamentar: Ninguém me avisou!

IGREJA BATISTA DO ESTORIL

55 anos atuando Soli Deo Gloria

HORÁRIOS DAS CELEBRAÇÕES:

Domingo: 09h30 Escola Bíblica / 19h Culto de Celebração

Será um prazer recebê-lo em nossa igreja!

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do SAMPI

Receba as notícias mais relevantes de Bauru e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.