Reflexão e Fé

Deus presente na dinâmica da vida

05/04/2020 | Tempo de leitura: 4 min

A vida com Deus acontece na dinâmica do dia a dia, naqueles instantes que estamos andando, conversando com as pessoas, trabalhando ... a vida com Deus é construída não só dentro de uma igreja, mas nos afazeres do dia a dia. Tem um personagem bíblico que a história diz que ele era um homem justo, íntegro vivendo no meio do povo da sua época; ele andava com Deus. O nome desse homem era Noé (Gn 6.9) - o caso dele mostra que o andar com Deus se dá na dinâmica do dia a dia, não é um encontro esporádico com o divino, mas é um conceito de caminhada, na lida do dia a dia, tendo a sensibilidade de caminhar com Deus diariamente, sob a percepção de senti-lo a volta, em cada momento, no restaurante, no shopping, no carro, na praça, nas ruas, no trabalho, almoçando, nos negócios, na mesa do café, quando em conflitos, nas conversas, risadas, decisões, quando ouvir e falar. Isso é maravilhoso, mas só alguns conseguem perceber essa atmosfera divina que nos envolve o tempo todo, Deus em ação junto aos nossos passos, tanto na beleza das coisas boas, ou até na confusão gerada pelas pessoas.

Portanto, a vida relacional com Deus acontece na dinâmica do dia a dia, contudo também acontece e acima de tudo é construída na intimidade, quando paramos para o tempo da devoção, da oração, do louvor, no encontro secreto, dentro do quarto. Na verdade o perceber a Deus no dia a dia é resultado desse encontro com Deus no particular; uma coisa precede a outra. Sem o face a face com Deus, sem ouvir a sua voz no particular, no fechar da porta, no canto a sós, não dá para reconhecê-lo ou percebê-lo se movendo no dia a dia a nossa volta. O próprio Senhor Jesus em seu ministério terreno retirava-se para lugares solitários a fim de falar com o Pai (Lc 5.16). É nítido nos Evangelho que quanto mais Jesus ia ganhando popularidade, mas ele se retirava para desenvolver intimidade com o Pai através da oração. Por isso é que o padre Henri Nouwen afirmou que "Sem solidão é quase impossível uma vida espiritual" - eu diria que sem a solitude de ser preenchido por Deus é impossível percebê-lo na dinâmica da vida.

Diante do prazer dessa percepção do mover divino na peregrinação da vida, é de fundamental importância procurar em algum momento do dia estar a sós com Deus. Obviamente que em dias de quarentena, com todos dentro da mesma casa, tem sido muito difícil encontrar um canto e um tempo para o exercício da solitude, mas é vital se desligar de tudo e desfrutar de um tempo secreto de oração e meditação em Deus por meio de seu Filho, Jesus Cristo. Nesse momento de intimidade com Deus somos desnudados, expostos a realidade do nosso ser, chocados em descobrir como realmente somos, percebendo o pouco a ser mantido e o muito a ser melhorado com a ajuda expressa de Deus movendo-se em nós. Nesse momento secreto de encontro pessoal com o nosso criador, os medos, inseguranças e todos os sentimentos são tratados sob a ação soberana de Deus agindo em nós e, nessa hora a nossa fé é renovada independente das adversidades ou das circunstâncias difíceis dessa existência física.

Ao aceitar esse convite de encontro diário com o Eterno, chegue em silêncio, fale menos e ouça bem mais, perceba o agir do Seu Espírito Santo, não tagarele, mas ouça sensivelmente. Aproveite e também medite na Bíblia, aprofunde-se nos maravilhosos textos divinos; é aí que abrimos a nossa alma, conectados em Deus. Sob esse entendimento encontramos a mensagem do profeta Jeremias, quando Deus nos diz: "Buscar-me-eis, e me achareis, quando me buscardes de todo o vosso coração" (Jr 29.13) - Deus ouve uma pessoa que o busca de todo o coração! Sem dúvidas é preciso muita fé para se desligar do mundo por trinta ou sessenta minutos a fim de optar pelo momento solitário, você e o Deus invisível. Ora, participar de um culto, de uma missa, de uma procissão, de uma reunião, de um movimento eclesiástico qualquer é fácil, as pessoas vão no embalo, agora entrar num lugar fechado, deparando-se com o silêncio e começar a falar com Deus, buscando-o de todo coração é preciso muita fé para acreditar que Deus, o criador do universo, está ali ouvindo-o, abençoando-o e movendo-se ao derredor - nisso o próprio Jesus deu a sua orientação: "entra no teu quarto, fecha a porta e ora ao teu Pai em segredo; e teu Pai, que o vê num lugar oculto lhe abençoará" (Mateus 6.6). Cremos em um Deus relacional que está conosco no dia a dia, nos momentos bons e ruins, mas só poderemos percebê-lo, quando antes, desenvolvermos intimidade com Ele em nossos encontros secretos.

IGREJA BATISTA DO ESTORIL

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do SAMPI

Receba as notícias mais relevantes de Bauru e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.