Reinaldo Cafeo

Efeito Covid19: desemprego em alta

03/05/2020 | Tempo de leitura: 3 min

Como já era esperado o desemprego no Brasil subiu: a taxa de desocupação aumentou 1,3 ponto percentual atingindo 12,2% da população economicamente ativa. Os dados são do IBGE (Pnad contínua) e referem-se ao primeiro trimestre deste ano, portanto, já retratando em parte a paradeira provocada pela quarentena imposta pelas Autoridades Púbicas visando segurar a proliferação do vírus Covid19.

São 12,9 milhões de desempregados

Os números falam por si: 12,9 milhões de desempregados, 600 mil a mais do que o trimestre fechado em fevereiro deste ano. Como a pesquisa leva em conta o conceito de ocupação, os trabalhadores informais é que foram os mais impactados. O mais grave é que o efeito da quarentena ainda não atingiu fortemente os números o que deve ocorrer no próximo mês.

Dois grandes desafios: desemprego e abismo social

Uma coisa leva a outra, mas fica evidente que dentre os inúmeros desafios nesta fase da pandemia e notadamente após este período de isolamento, dois deles serão mais traumáticos: combater o desemprego e reduzir o abismo social. Este último é desafiador: dos mais de 50 milhões de brasileiros que até o ano passado sobreviviam com menos de R$ 420,00 por mês, e dentre estes mais de 15 milhões sobreviviam com menos de R$ 120,00 por mês (abaixo da linha de pobreza), a projeção que é número cresça em mais de 10%.

Unidade da classe política seria um bom caminho

Infelizmente, quando seria plausível em tempos de pandemia que os políticos se unissem em torno de um projeto macro que permitisse enfrentar este momento agudo e preparar o País para retomada econômica, o que se vê é um jogo e vaidade e poder. Quem sabe quando os números futuros apontarem na direção deste caos social, os políticos entendam que o diálogo entre eles é o caminho para promover o bem comum.

É hora da solidariedade

São inúmeras as iniciativas visando socorrer os menos favorecidos neste momento. Desde doações de cestas básicas, até aportes em dinheiro tem movimentado a sociedade bauruense. A Associação Comercial de Bauru em especial, participa e ajuda a manter a REDE BAURU SOLIDÁRIA. Foi aberta uma conta junto a uma Instituição Financeira para os depósitos em dinheiro. Pode ser qualquer quantia. A conta é: SICREDI, agência 3022, conta corrente 49990-0 em nome da Associação Comercial e Industrial de Bauru (CNPJ 45.030.426/0001-26). O valor arrecadado é auditado e divulgado diariamente nas redes sociais. O destino dos recursos será para compras de testes para detectar o Covid19 e compra de Equipamentos de Proteção Individual. Faça parte desta rede de solidariedade.

40% dos bares e restaurantes não sobreviverão

Pesquisa realizada pela Associação Brasileira de Bares e Restaurantes aponta que cerca de 40% dos bares e lanchonetes fecharão suas portas em consequência da paradeira no setor provocada pelo isolamento social. Os dados são de São Paulo e grande São Paulo, mas servem de base para avaliar o que nos espera em Bauru e região. Além deste aspecto, a pesquisa apontou que 61% dos empresários acreditam que na volta a atividade econômica se dará de forma gradual. Quase 60% dos entrevistados externaram descontentamento com o apoio em linhas de crédito oferecidas pelo governo. É o Covid19 impondo quebradeira e até interrupção de sonhos dos empreendedores.

Mude já, mude para melhor!

Sem dúvida é o momento que observamos o quanto somos ou não ativos e nos incomodamos com os efeitos sociais que a quarentena vem trazendo a parte da população. Podemos tanto trabalhar na prevenção ou na ponta ajudando os mais necessitados, mas o que não podemos é nos omitir. Solidariedade é a palavra de ordem. Sempre é tempo para mudar. Mude já, mude para melhor!

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do SAMPI

Receba as notícias mais relevantes de Bauru e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.