Reflexão e Fé

O jeitinho brasileiro

Hugo Evandro Silveira Pastor Titular - Igreja Batista do Estoril. E-mail: hugoevandro15@gmail.com

24/05/2020 | Tempo de leitura: 3 min

O professor Lourenço Stélio Rega reflete em seu livro "Dando um jeito no jeitinho", publicado pela Editora Mundo Cristão, esse mal rotulado de Jeitinho Brasileiro que tanto atormenta nossas terras desde suas raízes.

Sem querer definir conceitualmente o termo, mas o jeitinho brasileiro é aquela obsessão de buscar soluções para uma situação que em geral não se quer enfrentar; é o tentar livrar-se de uma dificuldade de um jeito nada ortodoxo; é o fechar os olhos para situações que podem prejudicar a todos até mesmo o protagonista em questão; é contornar as normas; é tirar vantagem de uma situação; é forçar o caminho para que as coisas aconteçam da maneira mais fácil, mas nem sempre correta.

Stélio Rega mostra alguns sinônimos para o jeitinho brasileiro: "Por baixo dos panos; apressar as coisas; contornar a situação; achar um 'bode expiatório'; encontrar uma 'brecha'; uma saída mais fácil, mais barata; o acerto por fora; ajeitar, quebrar o galho, 'molhar a mão', dar um ajuste, dar um empurrão ou impulso na situação; esquecer o assunto; e etc.".

Isso é um mal incutido na raça humana, mas de forma especial, enraizado na agenda brasileira. Nossas ruas estão repletas do jeitinho brasileiro, nossos palácios governamentais então nem se fala. E em tempo, quando falamos de jeitinho brasileiro, não confundimos com a arte da criatividade; o brasileiro é muito criativo e isso é bom, porem o jeitinho brasileiro trata-se da 'malandragem' para se dar bem, o burlar as leis, driblar a ética e fraudar para ganhar. Pior ainda é quando esse jeito vira hábito que influencia todas as decisões, como se tornasse uma lei interior que quer governar as escolhas. Esse jeito tornou-se a síntese do caráter brasileiro, fixou-se na vida do povo como alternativa de vivencia frente a um sistema já exaurido de normas estabelecidas.

A luz do cristianismo, e sempre devemos lembrar que o Brasil é um país essencialmente cristão, a Bíblia condena qualquer tipo de mentira, e o jeitinho brasileiro na maioria das vezes envolve mentira e engano (Colossenses 3.9). A Bíblia condena a malícia, e o jeitinho brasileiro nada mais é do que um jogo de malícias (Atos 13.10 ; Efésios 4.22). A Bíblia condena a fraude, que é a mesma coisa do lesar, cometer dolo (Lc 19.8 ; I Coríntios 6.7,8 ; II Coríntios 7.2 ; Tito 2.10). Então para que o povo brasileiro, cristão, se livre desse jeitinho maligno que não tem nada de graça, e passe a viver com ética e verdade, sob os princípios da justiça, é preciso observar ao menos o seguinte: Guie-se pelo caminho da sinceridade. Ensine os valores da sinceridade e da justiça aos seus filhos perca o que perder, mas que a verdade prevaleça acima de tudo. O cristão que aprendeu a viver sob a ação redentora de Jesus Cristo aprendeu também a manifestar-se em sua relações e dilemas de um jeito transparente. Os familiares, amigos, colegas, vizinhos, deverão ver em sua vida prática e em sua maneira de reagir, a manifestação da pureza de Cristo em seus procedimentos, desempenhando o seu papel como cidadão responsável, e não apenas obedecendo às autoridades civis, mas, antes de tudo, obedecendo a Deus. Aliás o cristão brasileiro, seja de qual igreja for, deve interceder em suas orações por todos aqueles que estão investidos de autoridade e cooperar com eles no cumprimento da justa lei (Romanos 13.1-6 ; I Timóteo 2.1,2).

Concluímos que o jeitinho brasileiro existe porque, para muitos, os interesses pessoais são tidos como mais importantes do que os interesses do semelhante, inclusive do coletivo. O bem pessoal é considerado mais importante do que o bem da sociedade e isso acaba gerando o extermínio da ética. Outra razão da existência desse malefício é que infelizmente milhares de pessoas que se declaram contra essa forma de malandragem, incoerentemente praticam sistematicamente o mesmo mal, mantendo o discurso muito longe da prática, pura hipocrisia. O brasileiro, cristão, ético, que tem as Escrituras como a revelação de Deus para determinação de padrões da justiça em sua vida, não pratica o jeitinho brasileiro, ao contrário, luta para exterminar e dar um jeito definitivo nesse jeitinho brasileiro.

IGREJA BATISTA DO ESTORIL

58 anos atuando Soli Deo Gloria

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do SAMPI

Receba as notícias mais relevantes de Bauru e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.