Reflexão e Fé

Uma lição a aprender

Hugo Evandro Silveira Pastor Titular - Igreja Batista do Estoril. E-mail: hugoevandro15@gmail.com

31/05/2020 | Tempo de leitura: 4 min

Nesse presente século, parece que nunca devemos nos posicionar caso isso abra espaço para a críticas. Nessa coluna mesmo, seria bem mais fácil, simplesmente, escrever reflexões que todos concordariam, tipo aqueles pensamento genéricos que adulam os ouvidos gerais. Sim, seria muito mais fácil; entretanto eu não estaria sendo sincero comigo mesmo e muito menos sendo obediente ao chamado de Deus sobre a proclamação da verdade evangélica.

Então vamos ao que interessa: O Coronavírus nos pegou de surpresa. Quem poderia prever que o mundo mudaria drasticamente em questão de semanas? Na virada do ano as pessoas oraram, desejaram sucesso umas as outras, fizeram promessas, vestiram roupas de cor branca, amarela, vermelha, cada uma significando um desejo latente. Mas nada adiantou! O que estava reservado para esse primeiro semestre de 2020 era o Covid. Nos vemos agora no meio de um bloqueio mundial, enfrentando um colapso econômico significativo e, muitos estão tendo que lidar com a pandemia frente a frente com a morte de amigos, familiares ou conhecidos. E a pergunta que acho que está na cabeça de todo mundo, em um grau ou outro, em algum momento ou outro, é: Por que? Porque isso está acontecendo? Que lições devemos aprender com isso? O que Deus está nos dizendo ao desligar o mundo inteiro com este Coronavírus?

Quero me dedicar a responder a essa pergunta, abordando particularmente os leitores que ainda não acreditam em Cristo, a vocês, queridos, que ainda não depositaram sua confiança na vida, morte e ressurreição de Jesus. Quero fazer isso porque a Palavra de Deus responde a esse "Por quê?". Essa resposta entre outras passagens bíblicas, também a encontramos no evangelho de Lucas 13.1-5, onde Jesus aproveita a ocasião para falar que tragédias nos ensinam sobretudo que é necessário haver arrependimento ou todos perecerão. No momento, as autoridades, assim como toda comunidade científica está engajada em resolver o problema do Covid, mas Jesus amplia a visão ao dizer que tragédias é uma chance ao exercício do arrependimento. Deus está chamando todos ao arrependimento! Nas tragédias, nossas consciências são despertadas para a realidade de que a morte é certa. No evento de Lucas 13.1-5 a multidão veio a Jesus para uma explicação sobre duas tragédias que haviam acontecido, mas ele se volta a multidão e, por assim dizer, também se volta a nós, que quanto aos que morreram, a esses, o tempo acabou para eles. E nós? E você? Estamos percebendo com essa pandemia, que aqui, ou logo ali a morte é certa? Estamos prontos para enfrentar essa realidade?

Alguns de nós temos o privilégio de ver um filho nascer. Surge a curiosidade, será menino ou menina? E os olhos? E o sorriso? Então finalmente chega o grande dia; ouvimos o primeiro choro, a primeira respiração; Que alívio! E quando segura em seus braços você se pergunta: "Como será a sua vida? Como será a sua voz, cabelos e olhos? O tamanho, a altura? Será analítico e lógico? Artística e criativa? Quais serão os interesses? Tantas perguntas sem resposta! Tanta incerteza sobre o que está reservado para essa pequena vida que acaba de ser bem recebida no mundo com tanto amor. Contudo, perdoe-me a franqueza, mas em meio a todas as incertezas, algumas maravilhosas, outras inquietantes, mas uma é certa sobre a pequena vida que tem em suas mãos: Chegará o dia em que a vida terminará. No meio de tantas incertezas, a única coisa certa é que a vida chegará ao fim na morte. Não gostamos de pensar nisso, fazemos de tudo para fugir dessa realidade da nossa consciência, não suportamos esse assunto, empilhamos intermináveis distrações para não ter que refletir o que virá após nossos curtíssimos anos de vida, mas encare os fatos.

Enfrentamos tragédias, doenças, enfermidades e pandemias. A morte é inevitável de um jeito ou de outro. O escritor John Piper colocou assim a esse respeito: "A dor física, assim como tudo o que ameaça nossos corpos é o toque da trombeta de Deus a nos dizer que algo está terrivelmente errado nesse mundo. As calamidades são avisos, são chamados para o arrependimento, para voltarmos a Deus o nosso criador. É o aviso de quão ofensivo e abominável é tratar nosso Criador com desprezo, ignorá-lo e dar-lhe menos atenção em nossos corações do que damos ao estilo de nossos cabelos". Então uma lição a aprender através do Coronavírus é que toda terra está amaldiçoada repugnantemente com a morte e que todos de forma urgente devemos voltarmo-nos a Deus dando-lhe o melhor da nossa atenção. Faça isso enquanto é tempo; aprenda a lição.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do SAMPI

Receba as notícias mais relevantes de Bauru e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.