Política

Ginásio abrigará moradores de rua

Sebes afirma que sobram vagas para atender população vulnerável, mas aceitou sugestão da Câmara para criar espaço

11/06/2020 | Tempo de leitura: 2 min

A Secretaria do Bem-Estar Social (Sebes) vai usar o ginásio Darcy César Improta, no Núcleo Geisel - entre o Hospital Estadual (HE) e a Unesp - para abrigar moradores em situação de rua neste período de frio. O secretário José Carlos Fernandes e as diretoras Rosa Maria Orlato e Simone Souza, da Sebes, deram a informação em reunião na manhã de ontem, na Comissão de Educação e Assistência Social da Câmara.

A medida vinha sendo cobrada pelos vereadores, por causa da pandemia de coronavírus e pelas noites frias deste período de outono e também do inverno, que começa neste mês. Aos parlamentares, Fernandes avisou que atualmente sobram 51 vagas em serviços de acolhimento para a população de rua. De 135 vagas, sendo 35 abertas após o começo da pandemia, 84 estão ocupadas.

Mesmo assim, a pasta aceitou a sugestão de levar a população de rua a um ginásio.

De acordo com ele, muitas pessoas em situação de vulnerabilidade não aceitam ir para os abrigos oferecidos. Um dos motivos é a falta de espaço para que eles fiquem com animais. "No ginásio, eles poderão ficar com os animais", disse o secretário ao JC.

CONVÊNIO

O ginásio do Geisel poderá receber até 30 moradores. A Prefeitura de Bauru vai mandar um projeto de lei para a Câmara, para a formalização de um convênio com a Casa do Garoto, que cuidará do programa. A entidade já é parceira do município na área social e montará toda a estrutura e fará a contratação de pessoal. A Casa do Garoto também levará os moradores de rua em vans para o abrigo, com abordagens para tentar convencer as pessoas.

Além de ser um local coberto, a Sebes destaca que o ginásio já possui rede elétrica, todo o sistema de iluminação, banheiros e chuveiros, o que reduz o custo de estrutura, que pode ser montada em um dia. O Centro Pop também participará com as abordagens e orientações aos moradores em situação de rua.

DURAÇÃO

A Sebes trabalha com a previsão de usar o ginásio por até 100 dias, o que permitirá acolher os moradores de rua até o final do inverno, em meados de setembro. O custo total é estimado em R$ 120 mil. Nas sessões da Câmara, vereadores vinham pedindo ações da prefeitura para auxiliar essas pessoas, que ocupam espaços como a Praça Rui Barbosa, Parque Vitória Régia, Praça Dom Pedro II - onde fica a Casa de Leis - e Praça Washington Luiz, na região do Centro.

A Câmara também pediu mais ações preventivas, com o Consultório de Rua e os Centros de Atenção Psicossocial (Caps). Participaram da reunião o presidente da Comissão de Assistência, Serginho Brum (PDT), os membros Fábio Manfrinato (PP) e Chiara Ranieri (DEM), e ainda Sandro Bussola (PSD) e o presidente da Câmara, José Roberto Segalla (DEM).

Receba as notícias mais relevantes de Bauru e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.