Reflexão e Fé

Lições a aprender II

Hugo Evandro Silveira Pastor Titular - Igreja Batista do Estoril. E-mail: hugoevandro15@gmail.com

05/07/2020 | Tempo de leitura: 4 min

Por mais que procuremos nos distrair de enfrentar a realidade de nossa própria mortalidade, pandemias e catástrofes acontecem e nos despertam para o fato de que a morte é certa. Assim aprendemos a realidade de que não apenas a morte é certa, mas a vida é incerta. Naturalmente todos fazem planos de como passarão o inverno, o verão, todos nós esperamos estar vivos o suficiente para se casar, ter filhos, ver os filhos se casarem, ver os filhos dos filhos, ser avós, envelhecer com o cônjuge. E sim, sabemos que um dia iremos morrer, mas por enquanto pensamos que a morte está "lá fora" em algum lugar distante. Essa pandemia que estamos enfrentando desestabilizou tudo. Estávamos todos planejando nossas vidas para março, abril, maio, as férias de julho e etc. As pessoas que contraíram o Coronavírus jamais planejaram passar o outono e o inverno em uma cama de hospital, isoladas da família, ofegando pelo próximo suspiro. Então, mais do que nunca estamos aprendendo e, é hora de parar e aprender mesmo que não apenas a morte é certa, mas que a vida não é certa. Não apenas a morte está chegando, mas que acima de tudo também não temos ideia de quando ela virá.

O sábio dos Provérbios 27.1 orientou: "Não se glorie no amanhã, pois você não sabe o que um dia pode trazer". Não nos vangloriemos sobre nossos planos futuros, até mesmo para o dia seguinte, pois não temos ideia do que acontecerá amanhã. Na Palavra de Deus encontramos o maravilhoso ensino a respeito da nossa vida fugaz: "Hoje ou amanhã iremos para esta ou aquela cidade, passaremos um ano ali, faremos negócios e ganharemos dinheiro. Vocês nem sabem o que acontecerá amanhã! Que é a sua vida? Vocês são como a neblina que aparece por um pouco de tempo e depois se dissipa. Em vez disso, deveriam dizer: Se Deus quiser, viveremos e faremos isto ou aquilo" (Tiago 4.13-15).

Realmente a nossa vida é mesmo como uma névoa que desaparece em um momento inesperado. Somos como um sopro de vapor que em um instante, some! Que loucura seria um sopro se gabar de sua longevidade. A Bíblia, sabedoria divina, está nos alertando: "Ei, você que está tão certo de seus planos para o amanhã, não faça isso, porque a sua vida é um vapor! Você não tem ideia do que o amanhã trará. Você é totalmente dependente da vontade de Deus para continuar a vida e realizar algum plano, porque você e todos nós somos temporários".

Sejamos lúcidos, não vivamos a nossa vida como se fossemos imortais, sem pensar em como de repente a morte pode chegar. Então, creio que Deus está dissolvendo, para os que conseguem perceber a realidade, a ilusão do controle. Os homens acham que estão no controle de suas vidas. Sejamos razoáveis: Um simples vírus desestabiliza todos os poderes do mundo, e nem papel higiênico se conseguia comprar dias atrás. Sim, é claro que temos que nos planejar, ter sonhos, tomar todas as precauções necessárias quanto a proteção e a construção da vida, ninguém está argumentando o contrário; sim, devemos fazer a nossa parte, contudo não podemos controlar o tempo da nossa vida, nem efetivamente seus inesperados acontecimentos. Portanto, não se iluda com a noção de que você é o mestre do seu destino e o "capitão" da sua alma. Você não está no controle, Deus está no controle. A vida humana está nas mãos do criador. Logo a vida não é obra do acaso, mas decisão de um ser soberano, porque, sinceramente, precisa de muito mais fé para crer que a existência, em toda a sua perfeição organizacional, seja resultado do acaso, do que a lógica de um ser divino criador que a tudo criou em perfeita ordem no campo biológico, ontológico, astronômico, assim como em toda ciência.

Nesse aspecto o que podemos aprender através do Coronavírus? Que a autonomia humana é uma fantasia. Para os que insistem nela, é uma loucura. A morte é certa e a vida incerta. E, portanto, organize a sua vida como se a morte pudesse chegar a qualquer momento, em vez de viver como se a morte nunca chegasse a qualquer momento; e volte-se para Deus porque há uma eternidade para ser vivida, com ou sem Ele.

IGREJA BATISTA DO ESTORIL

58 anos atuando Soli Deo Gloria

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do SAMPI

Receba as notícias mais relevantes de Bauru e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.