Reflexão e Fé

A tela

Hugo Evandro Silveira Pastor Titular - Igreja Batista do Estoril. E-mail: hugoevandro15@gmail.com

19/07/2020 | Tempo de leitura: 4 min

A ciência tecnológica é maravilhosa. Deus é quem deu inteligência ao homem para evoluir nos conhecimentos. Quando pensamos na evolução da tecnologia moderna encontramos a televisão, que é uma das mais fantásticas invenções dos tempos modernos. Passamos a ver o mundo por meio da tela do aparelho televisor. Mas, não parou por aí, hoje já vivemos no mundo cibernético, no tempo dos computadores, na era da internet, na conexão wi-fi com velocidade 5G. A conexão, as imagens e os sons chegam as telas numa velocidade ultra mega rápida. Com isso o mundo inteiro entrou dentro de casa, coisas boas e ruins, tudo diante dos olhos afixados na tela, sem restrição alguma, sem nenhum impedimento até mesmo de classificação de idade. Óbvio que toda essa explosão na área da tecnologia que veio até nós por meio de uma tela de Tv, computador, Not book, celular, Tablet, trouxe inúmeros benefícios. Imagine, nem sabemos mais como viver sem a internet. Todo tipo de pesquisa está nas mãos, ou melhor nos olhos. Nem precisa mais ir a biblioteca pesquisar um assunto, tema ou palavra. A facilidade de olhar e se satisfazer é coisa extraordinária, democrática e inimaginável há anos atrás.

A tela, exposta nas mídias é uma invenção sensacional. Entretanto, apesar de todos os benefícios, os olhos colados numa tela, também pode ser motivo de grandes malefícios. Não é de hoje que pesquisadores tem alertado para o perigo da estagnação na frente da tela tornar mentes preguiçosas; apontam também que em média as pessoas tem gasto de três a cinco horas por dia na frente de uma tela de televisão, computador, celular, isso porque a tela atrai, vicia, seduz, manipula as mentes e as deixam preguiçosas, acostumadas apenas a contemplação. Já ouvimos histórias de homens que faltaram no trabalho a fim de saciar o desejo de assistir uma série o dia inteiro; outros já perderam dias de trabalho gastos nas plataformas de jogos online e outros. Quantos que por ficarem acorrentados na frente de uma tela não conseguem mais desenvolver um relacionamento saudável com suas famílias, afinal o vício na tela tomou o lugar do diálogo e do afeto.

Nossa sociedade está viciada na tela, mentes dominadas e passivas. As pessoas não pensam mais por si, tem dificuldades de imaginação, de criação, sem crítica intelectual, porque suas mentes ficaram flácidas, preguiçosas e, o corpo acompanha esse processo danoso, entregue e acostumado a apenas ver, assistir, olhar. Com isso, sem perceber, as pessoas estão psicologicamente confusas e perturbadas em conceitos, filosofias, ideologias e todo tipo de informação infiltradas nas mentes, moldando os pensamentos e comportamentos. Não são poucos os que nem dormem direito, desenvolvem um sono perturbador porque vão deitar com a cabeça entupida de agitação, informações de todo gênero, emocionalmente instáveis, afinal, todo lixo social, violência, depravação, imoralidades e todas as tragédias do mundo estão sendo despejadas dentro de casa, nas salas, nos quartos, dentro de nós, em nossas cabeças; então temos os jovens e adolescentes presos na tela da diversão, muitas danosas, e os adultos no afã de querer serem bem informados, de serem formadores de opinião, induzidos e manipulados.

O perigo da tela está nas propagandas explícitas e mensagens subliminares dos filmes, novelas, nas séries, nos jogos, nos anúncios e até nos telejornais e documentários. É o mal enviesado penetrando nas famílias, fazendo apologia da infidelidade, da violência, da preguiça, do ganho fácil, da pornografia, estimulando novos desejos e, o resultado que surge é a depressão, tristezas, perturbações, incômodo, sedução, desordem moral, angústia, decepções por não terem conseguido possuir as imagens propagadas na tela. Então está aí, grande distúrbio generalizado, confusão psicológica e espiritual que empurra as pessoas aos consultórios tornando-as cada vez mais dependentes de drogas lícitas e ilícitas. Observe, fazemos parte de uma geração inerte, alienada, sem reação, como mortos vivos na frente da tela.

O Salmo 101.2,3 diz: "Portas a dentro em minha casa, não porei nenhuma injustiça, nada de errado diante dos meus olhos". O lar é coisa sagrada. A família é herança divina. A instrução é clara: "Não coloque nada de errado diante dos olhos". Inconsequentemente tem pais já viciando seus filhos ainda com 2, 3 aninhos, deixando-os alienados na tela no intuito de "não darem trabalho" - um erro maligno. Sim, a tentação da tela cheia de cores, belezas, atrações, animações, movimentos e sons é enorme, mas não troque a benção de Deus, a saúde psicológica e espiritual da sua família pela maldição que a tela pode gerar caso não controlada. Apague a tela; desligue a tela, controle a tela e não deixe que a tela lhe domine.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do SAMPI

Receba as notícias mais relevantes de Bauru e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.