Conversando com o Bispo

Tenham os mesmos sentimentos de Jesus

Perguntas para dom Sevilha podem ser enviadas para o e-mail: pascom@bispadobauru.com.br É importante colocar nome completo e endereço. Diocese de Bauru: www.bispadobauru.org.br

26/07/2020 | Tempo de leitura: 3 min
Dom SevilhaBispo Diocesano de Bauru

Imagine você se Deus aparecesse esta noite e lhe dissesse: "Pede o que deseja, e eu te darei". O que você pediria? Pois esta pergunta foi feita a Salomão, quando ele era ainda adolescente (cf. 1 Reis 3,5). Creio que boa parte da humanidade iria responder: Quero ganhar sozinho na loteria. Alguns iriam amenizar dizendo que poderiam ganhar não necessariamente sozinhos, mas que Deus não dividisse demais a bolada.

Todos podemos imaginar os inúmeros e criativos desejos de consumo e de felicidade que o homem atual pediria a Deus. Não sei se haveria alguém, com o coração tão vingativo, que pediria a Deus o mal para os desafetos.

O jovem Salomão pediu: "Dá ao teu servo um coração compreensivo, capaz de governar o teu povo e de discernir entre o bem e o mal". Essa oração de Salomão agradou ao Senhor (1 Reis 3,9). Infelizmente, muitos pedidos e desejos que dirigimos a Deus são imperfeitos e egoístas, outros são ilusórios ou inúteis. Jesus declarou: "Pedi e recebereis, procurai e achareis, batei e vos será aberto; pois todo aquele que pede recebe; o que busca acha e ao que bate se lhe abrirá" (Mt 7,7).

Acredito que Deus sempre atende aos nossos pedidos, mas o faz na hora d'Ele e do jeito d'Ele. A hora de Deus nem sempre coincide com o nosso tempo, pois como afirma São Pedro: "Há, contudo, uma coisa, amados, que não deveis esquecer: é que para o Senhor um dia é como mil anos e mil anos como um dia" (2 Pedro 3,8). Enfim, Deus tarda, mas não falha. Alguns pedidos os receberemos somente no Céu, após a nossa morte. Cabe a nós, portanto, com paciência e confiança, esperar humildemente a hora de Deus, que é sempre fiel ao seu amor.

Deus também, com amor e sabedoria, modifica de tal maneira nossos pedidos canhestros que, ao sermos atendidos, não os reconhecemos e temos a falsa percepção de que não fomos escutados. Em todas essas situações, por nossa ignorância espiritual, somos ingratos e injustos para com Deus, acusando-o de não nos socorrer, enquanto, pelo contrário, o seu poder está "agindo em nós e é capaz de fazer muito além, infinitamente além, de tudo o que nós podemos pedir ou imaginar" (Ef 3,20).

"Deus disse a Salomão: Já que pediste esses dons e não pediste para ti longos anos de vida, nem riquezas, nem a morte dos teus inimigos, mas sim sabedoria para praticar a justiça, vou satisfazer o teu pedido; dou-te um coração sábio e inteligente" (1 Reis 3,11). É de sabedoria que nós estamos necessitando nesses tempos difíceis que estamos vivendo, pois sozinhos não conseguiremos projetar e executar a nova reengenharia que o mundo necessita. O mundo está muito mal organizado, e para reorganizá-lo é essencial atacar três frentes concomitantemente: reorganizar a própria vida, reorganizar a vida familiar e reorganizar a nossa sociedade em todos os seus aspectos: valores, economia, política, religiões, meio ambiente etc.

Deus criou o mundo organizado e o pecado humano o desorganizou. Cristo veio restaurar todas as coisas, sendo Ele o primogênito e, pelo batismo, nós morremos e ressuscitamos com Ele para a vida nova "organizada". Todo batizado é um construtor do Reino de Deus, um organizador do mundo. Todo seguidor de Cristo espalha ao seu redor um ambiente de paz, serenidade, bondade, fraternidade, solidariedade e misericórdia. "Tenham em vocês os mesmos sentimentos que havia em Jesus Cristo" (Fil 2,5). Quais os sentimentos que você está espalhando ao seu redor?

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do SAMPI

Receba as notícias mais relevantes de Bauru e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.