Coluna Animal

Pombos: mitos e verdades

08/08/2020 | Tempo de leitura: 2 min

A entrevistada desta semana é a medica veterinária Maria Isabel Garib, que vai nos esclarecer sobre mitos e verdades a respeito dos pombos, animais que vivem na cidade ao ponto se de tornarem amigáveis ao homem. No entanto, sofrem tanto preconceito por falta de conhecimento do ser humano que acabam, muitas vezes, sendo vítimas do crime de maus tratos (lei federal 9.605/98).

As doenças transmitidas pelos animais aos seres humanos são chamadas “zoonoses”. Pessoas que mantêm bons hábitos de higiene dificilmente vão se contaminar com zoonoses. No caso dos pombos, as doenças somente são transmitidas pelas fezes expostas e secas dos mesmos. Importante ressaltar que o contato direto com eles não transmite nenhuma doença.

Basicamente são três as doenças transmitidas pelos pombos aos seres humanos, de acordo com Maria Isabel Garib. Entre essas patologias estão a criptococose (fungo), a salmonelose (que causa diarreia) , a histoplasmose, que também é um fungo, e algumas alergias.

Maria Isabel ressalta que locais com boa higiene e desinfecção constante diminuem muito o risco dessas doenças, pois a maioria das doenças é transmitida por esporos ou cistos, que são esparsos no ar quando as fezes contaminadas secam.

Logo, a desinformação tem sido absurda em gerar preconceito contra esses animais, pois sua simples presença não traz contaminação. Locais que são frequentemente higienizados e onde se usa principalmente água sanitária na desinfecção estão praticamente livres da transmissão dessas patologias.

Vale ressaltar que maltratar pombos ou qualquer outro animal é crime previsto pela lei federal 9.605/98, artigo 32: “praticar ato de abuso, maus-tratos, ferir ou mutilar animais silvestres, domésticos ou domesticados, nativos ou exóticos: Pena - detenção, de três meses a um ano, e multa.”

Caso presencie algum tipo de maus-tratos a animais, é importante levar ao conhecimento da autoridade policial na CPJ (Central de Policia Judiciária) ou delegacia do meio ambiente (av Rodrigues Alves, 23-23 ou Policia Ambiental (av. Rodrigues Alves, 38-138 - Vila Cardia, Bauru – SP, telefone 3103-0150.

Maria Isabel Garib, medica veterinária, formada pela UNESP-BOTUCATU, com residencia em cirurgia de pequenos animais e animais silvestres. Mestrado pela mesma universidade na area de ortopedia. Especialização em oftalmologia e micro cirurgia oftálmica.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do SAMPI

Receba as notícias mais relevantes de Bauru e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.