Coluna Animal

Vem aí o hospital público veterinário de Bauru

22/08/2020 | Tempo de leitura: 3 min

Centro de Reabilitação de Animais Domésticos de Bauru: Hospital Público Veterinário, castração, abrigo e adoção de animais e programas de guarda responsável. Saiba como estão os processos para estruturação deste local pela Prefeitura Municipal de Bauru.

Com o fim de apresentar o projeto acima, neste sábado, decidimos trazer as informações sobre os serviços que teremos em nosso futuro Centro de Reabilitação de animais domésticos de Bauru. O Comupda vem trabalhando junto à prefeitura para viabilizar este espaço e tudo está sendo feito com parcerias importantes de diversos órgãos da cidade.

A Prefeitura de Bauru moveu esforços, desde 2017, para a concessão da área junto ao Estado para termos o nosso centro de reabilitação, que será no local onde estava instalado a Cati (antiga Casa da Agricultura). Recentemente, o local foi cedido ao município, podendo, assim, a prefeitura partir para as demais fases desta excelente proposta, que hoje está se concretizando.

O Comupda e a Comissão de Proteção e Defesa dos Animais da OAB Bauru (CPDA) encamparam a ideia em fazer o Centro e apresentaram a intenção para a Associação dos Engenheiros Arquitetos e Agrônomos de Bauru (Assenag), pedindo que fosse feita a planta baixa e o projeto quantitativo por seus engenheiros para início da implantação. A Assenag topou, e doou as plantas e projetos.

Após isso, a prefeitura conseguiu a verba para a reforma do prédio, que contará com hospital público veterinário e castração gratuitos, bem como adoção e abrigo de animais. O Centro também possui salas para que sejam desenvolvidos trabalhos de conscientização para guarda responsável de animais domésticos.

Não será apenas um hospital, mas, sim, um serviço completo para os animais, que atenderá a população e também ONGs e protetores independentes. Teremos um espaço para que este público possa deixar os animais em lar temporário, antes de serem adotados. Diversos procedimentos veterinários estarão disponíveis para total reabilitação do animal até que este encontre uma família.

O projeto de reforma do prédio está registrado na prefeitura pelo número de processo 17975/2020, que está na Secretaria de Obras. O termo de referência para a contratação da empresa que irá assumir os serviços do Centro está vinculado ao processo número 36748/2020, com todos os procedimentos veterinários que o Comupda solicitou e encontra-se na Secretaria Municipal de Meio Ambiente.

A verba para a reforma foi destinada por meio de emenda parlamentar da deputada federal Joice Hasselmann, processo número 59513/2020. Em breve, teremos nosso hospital veterinário, castração, abrigo, tudo gratuito, assim como ações para guarda responsável e campanhas de adoção de animais.

Todo o trabalho no Centro de Reabilitação de Animais Domésticos de Bauru será desenvolvido em parceria com o Comupda, que trabalha conjuntamente com a CPDA OAB Bauru.

Para saber mais sobre o trabalho do Comupda e da CPDA OAB Bauru e as ações para os animais em Bauru, entre na página do Comupda pelo link: https://www.facebook.com/comupda.bauru/ ou CPDA OAB Bauru clicando no link: https://www.facebook.com/cdpaoabbauru/

Nestas páginas contamos tudo que está acontecendo em prol dos animais, acompanhem!

Convocação

A presidente do Conselho Municipal de Proteção e Defesa dos Animais (Comupda), no uso de suas atribuições legais, convoca os conselheiros e interessados para Assembleia Ordinária que será realizada on-line:

Data/Hora: 26 de agosto de 2020 (quarta), às 14h30, por meio do aplicativo Google Meet.

Para entrar na reunião, baixe o aplicativo Google Meet no celular, ou pelo computador, depois clique no link: https://meet.google.com/efd-rvjp-nxr

Thais Viotto

Presidente do Comupda Bauru e da CPDA OAB Bauru

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do SAMPI

Receba as notícias mais relevantes de Bauru e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.