Wagner Teodoro

O Bruxo está solto

30/08/2020 | Tempo de leitura: 3 min

Ronaldinho Gaúcho está livre. O Bruxo está solto. Depois de seis meses detido em Assunção, no Paraguai, os primeiros 32 dias em uma prisão de segurança máxima e o restante do período em regime domiciliar em um confortável hotel quatro estrelas, o ex-craque viu o final de sua mais nova polêmica, a novela envolvendo a entrada com documentos falsos no país vizinho. A vida de Ronaldinho é marcada por confusões fora do campo na mesma proporção de sua genialidade entre as quatro linhas. Sim, porque dos jogadores que vi, Ronaldinho foi o mais espetacular. No sentido literal. Em seu auge, ninguém foi tão malabarista, um ás dos dribles em pequenos espaços e sempre em progressão, buscando a direção do gol. A capacidade de aliar habilidade, potência e verticalização do jogo.
A fase dele no Barcelona era de encantar a cada partida. Criatividade, precisão nas finalizações e nos passes, mortal nas jogadas de bola parada, rapidez, extrema categoria. Seu estilo unia fantasia e objetividade. Dominou o futebol mundial e foi eleito duas vezes o melhor do planeta, em 2004 e 2005, impulsionado por todo seu talento e visão de jogo. Conseguia unir o que poucos puderam na história do futebol: velocidade, força física, destreza e inteligência em campo. A faculdade de definir lances e jogadas em uma fração de segundo. Naquele momento mostrava uma capacidade aparentemente inesgotável e um arsenal de recursos que o permitiam fazer o que quisesse com a bola nos pés. Era um espetáculo vê-lo atuando. Além disso, dono de um imenso carisma. Um artista do futebol, um astro. Não por acaso e, sim, devido aos seus atributos sobrenaturais ganhou o apelido de Bruxo.

Bruxa solta

Mas, se em campo Ronaldinho sempre foi inspirador, fora dele o ex-craque muitas vezes foi notícia negativa. E a impressão que fica é que em boa parte do tempo a bruxa estava solta na vida do Bruxo. Além da prisão no Paraguai, Ronaldinho já teve problemas com carteira de habilitação falsa, comprada, e foi flagrado dirigindo sem habilitação e com o licenciamento do carro vencido. Seus negócios foram alvo de CPI no Rio Grande do Sul, que constatou erros do Instituto Ronaldinho Gaúcho em prestação de contas à prefeitura de Porto Alegre. Envolveu-se em confusão relacionada a crime ambiental que culminou em condenação de multa e indenização por construção de trapiche às margens do Lago Guaíba. Acabou não pagando e teve passaporte apreendido. E ainda virou réu em ação coletiva por danos morais e materiais por suspeita de envolvimento em pirâmide financeira. Sua imagem foi fortemente arranhada, mas seu prestígio sobreviveu a tudo isso. Até agora.

'Imperfeição artística'

Em meio a tantos erros - propositais ou não - Ronaldinho parece manter algo de lúdico inerente à sua personalidade. Talvez pela grande influência do irmão Assis nos rumos de seu destino. Uma imaturidade perene. Possivelmente o motivo de seu apogeu resplandecente não ter durado mais tempo. Mas quem sabe também parte do segredo da magia realizada por seu futebol? Uma "imperfeição" artística. E há aqui o que pode ser bom ou ruim. Não farei juízo de valor. Preso, foi fotografado com um sorriso. Na cadeia se distraiu jogando bola com outros detentos.
Solto, após acordo com a Justiça paraguaia, voltou ao Rio de Janeiro, onde teve passagem pelo Flamengo, que acabou ofuscada pelos fatores "extra-campo" na Cidade Maravilhosa. Agradeceu a Deus e aos fãs pelo apoio durante o período que foi prisioneiro e anunciou o lançamento de um filme autobiográfico sobre a sua carreira no futebol, ainda sem data de estreia. A obra vai mostrar a trajetória de Ronaldinho Gaúcho desde os tempos em que surgiu nas categorias de formação do Grêmio, se destacando já cedo nas Seleções Brasileiras de base, até chegar à Europa e brilhar intensamente, principalmente envergando a camisa do Barcelona, onde teve o mundo do futebol aos seus pés. Vai ser bom ver Ronaldinho outra vez na mídia em razão de seus predicados com a bola e não nas manchetes policiais.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do SAMPI

Receba as notícias mais relevantes de Bauru e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.