Wagner Teodoro

Missão 1 cumprida

04/10/2020 | Tempo de leitura: 3 min
Wagner Teodoro

A missão de garantir o primeiro lugar na fase classificatória da Série A3 do Campeonato Paulista e, consequentemente, a vantagem de decidir em casa nas fases seguintes até uma possível final foi atingida pelo Noroeste. Objetivo que o clube perseguiu desde o início da competição e que foi construído com campanha consistente e desempenho sólido em 14 rodadas - dez vitórias -, ou seja, restando uma partida ainda por jogar. Mesmo sem torcida no estádio, atuar em casa em uma decisão sempre é mais confortável. Além disso, o Norusca ganha autoconfiança, o time venceu o segundo compromisso consecutivo desde o retorno dos jogos em meio à pandemia de coronavírus, ambos fora de Bauru, e se fortalece para a segunda parte da missão, que é estar no seu melhor para o mata-mata que vai definir os promovidos para a Série A2.

Gol de Fidel na vitória sobre o Primavera. Importante para o atacante desencantar e se encher também de confiança e moral. E o Norusca deve ganhar seu maior reforço com o retorno do meia Yamada, que tem condições de ser o homem que faz boa ligação entre o meio-campo e o ataque e, além disso, tem qualidade no passe e finaliza. Com ele recuperado fisicamente, o Noroeste deve encorpar ainda mais. Outro fator é que a cada confronto o time vai recuperando seu ritmo. Tem um "jogo-treino" contra o Grêmio Osasco, um apronto para o momento que, agora, interessa: o mata-mata.

Alvíssaras

Impossível melhor cenário do que a estreia do Zopone/Gocil no Campeonato Paulista. Venceu o clássico contra o Franca, atual bicampeão estadual. Vale pelo bom resultado em jogo de alta rivalidade e mais ainda para um bom começo na quadra de um trabalho muito bem executado pela diretoria ao longo do período que separou a temporada passada do início da atual. De dúvidas que pairavam sobre o nível que o time poderia ter, e até mesmo um certo temor pela continuidade do projeto, houve um avanço significativo, com novos patrocinadores de cotas máster e outras fontes financeiras, aporte que permitiu ir ao mercado com postura agressiva, repatriar atletas como Alex Garcia e Gui Deodato e buscar nomes como Tyrone Curnell, Dikembe e Alexey Borges, além de renovar com Larry Taylor e Gabriel Jaú.

O Bauru Basket conseguiu se fortalecer em momento difícil para as equipes por conta da pandemia de coronavírus e seus efeitos na economia e viu, salvo raras exceções, os rivais perderem poderio financeiro, se enfraquecerem. Assim, surge como favorito a fazer uma final estadual, postulante real ao título.

Sim, ainda há um longo caminho a se trilhar, mas é de se duvidar que um elenco que parece bem equilibrado e com um técnico que vem de bons trabalhos como Léo Figueiró o time bauruense se perca na jornada e não brigue forte pelo título. Tem tudo para isso. É o favorito em seu grupo. Franca perdeu nomes importantes, como David Jackson, Jimmy e Rafael Hettsheimeir e foi tímido no mercado. O jogo é dentro de quadra, sim, mas olhando para os elencos, difícil não pensar que o Dragão tem mais recursos.

A outra força do Campeonato Paulista, em uma análise prévia, não está na chave do Bauru. É o São Paulo, comandado pelo infindável Cláudio Mortari. O São Paulo é o time do Georginho. O armador, MVP do último NBB, que não teve campeão, é "o cara" na equipe. Ele pontua, dita ritmo e coloca o Tricolor para jogar. À sua volta, o time tem os experientes ala Shamell, alas/pivôs Jeferson William e Renan Lenz, todos remanescentes da temporada passada. E se reforçou com o ala/armador Corderro Bennett, armador Kenny Dawkins, pivô Gerson, ala Isaac e pivô Lucas Mariano. São vários veteranos no elenco, mas é uma equipe competitiva.

Todo mundo classificado

A Federação Paulista de Basketball excluiu o São João do Estadual por "não cumprimento dos prazos e não atendimento quanto a entrega de documentações pertinentes à participação". Que situação! A equipe estava no grupo do Zopone/Gocil e, como o regulamento prevê que os quatro primeiros colocados da chave avançam, todos os times estão classificados. Jogam a curta primeira fase de turno único apenas para definir o posicionamento visando o quadrangular da fase seguinte.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do SAMPI

Receba as notícias mais relevantes de Bauru e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.