Reinaldo Cafeo

Reajuste do aluguel: ainda salgado

04/10/2020 | Tempo de leitura: 3 min

Novamente o IGP-M, Índice Geral de Preços do Mercado, veio "salgado". Este indexador é preferido pelos proprietários de imóveis, primeiramente por se o primeiro índice de inflação a ser divulgado e, não menos importante, porque historicamente é um dos mais elevados. O cálculo é realizado pela Fundação Getúlio Vargas. No mês de setembro o índice ficou em 4,34%. Isso mesmo, mais que o dobro de um ano de inflação ao consumidor medido pelo IBGE, o IPCA. Acumula no ano 14,40% e em 12 meses 17,94%.

Por grupos

O IGP-M é dividido em 3 grupos: IPA - Preços no Atacado, tendo 60% de peso. IPC - Preços ao Consumidor, com peso de 30% e INCC - Preços na Construção Civil, com peso de 10%. Os preços no atacado estão elevados. No mês de setembro a alta deste grupo foi de 5,92%, puxando o IGP-M em 3,55%. Commodities com preços em dólar são os vilões deste índice. Os preços ao consumidor subiram 0,64% e da construção civil 1,15%.

Negociar

Tenho insistido que quem tem compromissos financeiros reajustados pelo IGP-M tem que procurar o credor e negociar. Em tempo de pandemia e inflação oficial baixa, não há renda que seja reajustada em 17,94% (valor acumulado em 12 meses até setembro, com reajuste a ser aplicado em outubro). No tocante ao aluguel procure a imobiliário e até mesmo diretamente o proprietário do imóvel. É no diálogo que o reajuste será aliviado. Não há receita de quanto deve ser o índice negociado, como parâmetro esclareço que a inflação oficial girará em torno de 2% a 2,5% ao ano. Este é o parâmetro.

Desemprego: quadro piorou

A Pnad (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua), do IBGE, apresentou o maior valor da série história: 13,8% no trimestre fechado em julho. Este índice mede a taxa de desocupação no mercado de trabalho. São 13,1 milhões de pessoas desocupadas. O que preocupa é que o índice cresceu mesmo com o afrouxamento das medidas de isolamento. Se consideramos os subutilizados (trabalham menos horas que gostariam) falta trabalho para 32,892 milhões.

Pode pior

As projeções são de que este índice possa atingir 15%. Mesmo com a flexibilização no contrato de trabalho sendo adiado até dezembro, as empresas tendem a enxugar ainda mais seus quadros. E ainda tem o fator metodologia: quanto mais notícias que a economia pode melhorar, mais pessoas voltarão a procurar emprego e quando ocorrer a pesquisa, mais pessoas responderão que estão em busca de uma colocação. Muitos desafios pela frente.

Vem aí o PIX

Previsto para operar parcialmente a partir de 3 de novembro próximo e em definitivo dia 16 de novembro, o PIX - Sistema Brasileiro de Transferência Eletrônica Instantânea, vai mexer com a o dia das pessoas no que se refere a pagamentos e transferências de recursos. O sistema que é gerido pelo Banco Central do Brasil representa um grande avanço no sistema de pagamentos é uma inovação substituindo a TED - Transferência Eletrônica Disponível e o DOC - Documento de Ordem de Crédito. Estas atuais modalidades de transferência de recursos entre contas possuem limitação de horário e tempo de crédito.

24 horas por dia, todos os dias

O PIX é uma ferramenta que pode ser utilizada 24 horas por dia, todos os dias, sem feriados, sábado ou domingo. Promete a transferência de valores em até 10 segundos. Também servirá para pagamentos de boletos. O PIX vai eliminar a dependência da rede bancária na relação pagador e recebedor. A ferramenta estará disponível dia 5 de outubro para o cadastro tanto para pessoas físicas como pessoas jurídicas. E será disponibilizada pelos próprios bancos e aplicativos de pagamentos.

Não precisa instalar nada.

Para acessar o PIX não será necessário instalar nada. Será integrado aos serviços já oferecidos pelos intermediários financeiros. Também não precisa indicar conta: terá uma CHAVE PIX que poderá ser o CPF, CNPJ, celular ou e-mail. O usuário terá ainda um QRCode e receberá dinheiro via PIX por aproximação. Fique atento. Inovação a vista.

Mude já, mude para melhor!

Quem tem retidão em sua conduta pode até cair diante dos obstáculos, mas sempre cairá em pé. Pense nisso. Mude já, mude para melhor!

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do SAMPI

Receba as notícias mais relevantes de Bauru e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.