Coluna Animal

Incêndio na Estação Ecológica Sebastião Aleixo em Bauru

10/10/2020 | Tempo de leitura: 2 min

Queimadas estão acontecendo Brasil afora, e nesse sentido, Bauru também teve, em setembro, infelizmente, um incêndio de proporções catastróficas na Estação Ecológica Sebastião Aleixo, as margens da Rodovia, SP -139, em Bauru.
A Estação Ecológica Sebastião Aleixo é uma área de proteção integral cuja gestão é feita pela Fundação Florestal, mantida pelo Estado. Trata- se de uma área de Mata Atlântica, a mais representativa que existe em nossa região, tendo 70% de sua área atingida pelo incêndio.
Para os animais, os incêndios provocam uma degradação muito grande da área porque queimam não somente a superfície da floresta, como também a copa das árvores, pois o fogo sobe pela vegetação e, conseqüentemente, ocorre uma redução muito grande da oferta de comida, que é agravada pelo período de seca que estamos vivendo.
Os animais para fugirem do fogo, procuram abrigo e alimentos fora do parque. Sensibilizados com o sofrimento, muitos voluntários promovem arrecadação de alimentos para esses animais.
O ambientalista e zootecnista Luiz Pires,orienta os voluntários a criar pontos de hidratação para os animais, colocar alimentos na sombra para evitar que entrem em decomposição e não oferecer alimentos industrializados. Pires lembra também que alimentos e água somente podem ser disponibilizados fora do parque, pois se trata de uma área de proteção integral cuja gestão é feita pela Fundação Florestal. Qualquer atitude a ser tomada dentro do parque da estação depende de autorização do órgão gestor.
Outra observação feita pelo ambientalista é que as comidas que podem ser levadas são frutas e ovos, colocados à sombra e com uma parte da casca retirada. Os animais em geral, não reconhecem alimentos domésticos pela visão.
Quem quiser fazer doações de galões de água vazios ou alimentos para os animais, pode entrar em contato com um dos voluntários, o biólogo José Roberto (whats app 14 998292488) ou nesse link: http://www.instagram.com/ajudareservaecologica/

Mariana Fraga Zwicker
Presidente do Conselho Municipal de Proteção e Defesa Animal (COMUPDA)
comupda.bauru@gmail.com

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do SAMPI

Receba as notícias mais relevantes de Bauru e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.