Coluna Animal

Animais achados e perdidos o que fazer?

24/10/2020 | Tempo de leitura: 2 min
Mariana Fraga Zwicker

A Coluna Animal dessa semana vai tratar de um assunto que, diariamente, observamos em nosso dia a dia que são os animais achados e perdidos.

Mas então, o que fazer quando encontramos um animalzinho perdido? O primeiro passo é recolher, tirar fotos e divulgar nas redes sociais, com os seguintes dados: data em que achou o bichinho, bairro, cidade e sexo do animal com um telefone para que o tutor possa identificar e entrar em contato.

E se você perdeu seu animalzinho? Também é importante fazer uma postagem em redes sociais, procurar o jornal, rádios e mídias para divulgação.Também é interessante ir até o CCZ para verificar se o mesmo se encontra lá.

O quanto antes fizer a divulgação dessas informações maiores são as chances do animal ser encontrado ou devolvido.

Muito importante também é identificar os pets com plaquinhas com o telefone do tutor, para que a pessoa que encontrou possa devolvê -lo o quanto antes. No caso dos gatos, a plaquinha deve ser colocada em uma coleira elástica para evitar que ele se enrosque.

Uma atitude que ajuda a evitar fugas é encaminhar o animalzinho para a castração uma vez que castrados correm menos risco de fuga, e se tornam mais caseiros. Além de manter os portões fechados e janelas com telas de segurança no caso de apartamentos.

E quanto aos animais de grande porte? Caso você encontre animais de grande porte, bovinos, equinos, muares, suínos, ovinos é importante entrar em contato com o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) para que o mesmo recolha (telefone: 31038050, de segunda à sexta, das 08 às 17 horas). E nos fins de semana e feriados, ligue no 190 da Policia Militar que receberá a denúncia e encaminhará para o plantão do CCZ ).É proibida a criação desses animais dentro do perímetro urbano, de acordo com Lei Municipal 7.055/2018 e Decreto Estadual 40.400/95.

O homem do campo veio morar na cidade e trouxe consigo alguns hábitos como a criação de animais, no entanto, por questões sanitárias, de segurança pública e bem estar animal, é expressamente, proibida a criação de animais de grande porte no perímetro urbano.

Caso o animal encontrado seja um silvestre (por exemplo: onça, tucano, gambá, ouriço, tamanduá, veado entre outros) é importante acionar a Policia Ambiental (telefone: 31030150) ou Corpo de Bombeiros (193) para que façam a captura e entreguem no órgão competente. Lembrando que o artigo 32 da Lei Federal 9605/98 tipifica como crime a captura de animal silvestre sem a devida autorização do órgão ambiental competente.

Caso você tenha perdido seu animalzinho há muito tempo e ainda não tenha encontrado, é importante sempre divulgá-lo nas redes sociais, clinicas veterinárias, lojas especializadas no ramo pet, a qualquer momento ele pode ser encontrado. Existem casos que pets e tutores ficaram separados por meses e, finalmente, se encontraram. Então não desista, seu pet pode estar por ai sonhando também com esse reencontro.

Mariana Fraga Zwicker é Presidente do Conselho Municipal de Proteção e Defesa Animal (COMUPDA), comupda.bauru@gmail.com

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do SAMPI

Receba as notícias mais relevantes de Bauru e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.