Geral

HE voltará a ter hemodinâmica no 1.º semestre do ano que vem, diz Estado

Larissa Bastos e Marcele Tonelli
| Tempo de leitura: 2 min

A partir do ano que vem, Bauru voltará a contar com dois aparelhos de hemodinâmica na rede pública. A informação foi prestada pela Secretaria de Estado de Saúde de São Paulo, nesta quinta-feira (5). O novo dispositivo será instalado no Hospital Estadual (HE), pois o que existia no local quebrou no ano passado. Hoje, o município oferece exames de cateterismo e angioplastia apenas no Hospital de Base (HB).

A baixa quantidade de aparelhos na região provocou um aumento na lista de espera para exames. Atualmente, são 730 pacientes aguardando, segundo a Saúde. Esta situação é, inclusive, alvo de apuração do Ministério Público Estadual (MPE). Diante deste cenário, o governo estadual afirma que já adquiriu uma nova máquina, que deverá entrar em funcionamento no primeiro semestre de 2021 e colaborar para zerar a demanda reprimida na região.

Conforme o JC noticiou, em 2019, Bauru contava com dois aparelhos de hemodiálise, no HB e no HE, para atender a demanda do município e das 67 cidades da região que integram o Departamento Regional de Saúde (DRS-6). Porém, ambos quebraram e, assim, permaneceram durante meses, até que apenas a máquina do Base foi substituída por uma nova e está em funcionamento desde o início do ano.

Só que, mesmo assim, a demanda por exames continuou crescendo e gerou alerta. Conforme o JC mostrou em 23 de outubro, autoridades da região, preocupadas com a situação, denunciaram que apenas um aparelho não seria suficiente para atender todo o DRS-6 e o caso virou alvo do MPE. Em Lins, o promotor instaurou inquérito civil para apurar a demora do procedimento para pacientes internados e, em Lençóis Paulista, a Promotoria estudava ajuizar ação contra o Estado.

NOVO APARELHO

A Secretaria de Estado de Saúde afirma que o investimento para a nova máquina que será instalada no HE foi de R$ 1,8 milhão. A previsão é de que o dispositivo chegue até o início do ano que vem, para funcionar ainda no primeiro semestre de 2021. "O espaço que vai receber o equipamento no hospital passará por obras de adaptação para posterior instalação", afirma a Saúde, em nota.

Além disso, o Estado ainda informa que segue em vigor o Corujão da Hemodinâmica, que visa agilizar o atendimento de pacientes da região, em parceria com a Santa Casa de Jaú, que concentra os agendamentos.

"Vale lembrar que há apoio da Central de Regulação de Oferta e Serviços de Saúde (Cross) para viabilizar procedimentos em outras unidades do SUS, se necessário. Os casos mais graves e urgentes são priorizados, e os casos eletivos são avaliados e agendados conforme disponibilidade, seguindo os protocolos do SUS", finaliza.

Comentários

Comentários