Reflexão e Fé

O Deus excluído

Hugo Evandro Silveira Pastor Titular - Igreja Batista do Estoril. E-mail: hugoevandro15@gmail.com

08/11/2020 | Tempo de leitura: 4 min

O pastor norte americano, Billy Graham afirmou: "A Bíblia é mais atual que o jornal que sairá amanhã". Obviamente que a Bíblia traz a particularidade do contexto cultural e social de suas épocas, mas no que tange a equidade, a moralidade, a espiritualidade ela permanece irrefutável. O cristão crê que Deus se revelou através da sua criação e das Escrituras Sagradas. A crença numa revelação verbalizada ajusta-se a visão de mundo do cristianismo. A fé cristã parte do pressuposto de que Deus existe e é pessoal e, essa ideia não é intrinsicamente absurda a de um Deus pessoal que se revela de modo racional a seres pessoais. A revelação verbalizada proposicional é necessária para que os seres humanos conheçam as verdades centrais sobre si, sobre o outro, sobre o universo e sobre Deus, que não conheceríamos de outra forma. Entendemos que a investigação filosófica, sem o auxílio da escrita da revelação divina não é suficiente para os seres humanos saberem quem são, de onde vieram e para onde vão. Portanto, a ausência de respostas para questões existenciais, sem o auxílio da Palavra de Deus, torna a busca por sentido e felicidade, um devaneio humano. Apesar do criador ter deixado marcas em sua criação, os seres humanos sempre tiveram dificuldades em fazer da vida uma experiência plena. O ser humano se tornou uma fábrica de confusões, caprichos, perversidades, desordens, bizarrices, deturpações, depravações que inviabilizam a vida. Talvez em razão da fobia que possuem de Deus preferem buscar soluções esdrúxulas e ineficientes do que atentar-se as orientações de Deus que exige amor, justiça, respeito e ordem, mas infelizmente o ser humano tem assumido caminhos diametralmente opostos e a falência moral da nosso sociedade está decretada e, pouquíssimas pessoas compreendem o motivo de estarmos falidos moralmente. Há uma nova ordem mundial repleta de equívocos e rebeliões generalizadas que tem tornado o mundo um caos e que tem como um dos objetivos centrais destruir todo o sistema judaico cristão bíblico de orientação á sociedade. A partir da revolução francesa, do movimento feminista, da revolução industrial, da chegada da televisão, articulou-se a separação entre as pessoas e os valores cristãos, migrando-as ao materialismo desordenado; então, atualmente, o movimento progressista, liberal, reacionário na força da internet dita os movimentos do sistema.

É só observar, nossas crianças que recebiam, fundamentalmente, instrução doméstica em religião, temor a Deus, moral, disciplina, respeito aos relacionamentos interpessoais normativos, já chegavam nas escolas com valores éticos bem definidos. Contudo, Deus foi expulso da família, da escola, da política, da sociedade. A oração de gratidão em casa ao redor da mesa foi banida. Depois decidiram proibir a oração de gratidão nas repartições públicas. Em todos os sistemas a influência da instrução ética e moral encontrada na Bíblia foi sendo descartada. Nenhum ministro cristão, padre ou pastor, podia mais aconselhar os alunos nas escolas. Nenhum professor podia mais citar a Bíblia. Na nova ordem mundial Deus foi excluído, e permitimos! Nem uma instrução bíblica pode mais ser refletida, tal como esse tesouro do apóstolo Paulo: "Quanto ao mais, tudo o que é verdadeiro, honesto, justo, puro, amável, de boa fama, se há virtude e louvor, nisso pensai" (Filipenses 4.8) - Como rejeitar uma instrução divina como essa? Mas, decaímos na apostasia. A partir de então, o sexo fidelizado no matrimônio passou a ser rejeitado em nome do "amor livre"; e até mesmo o sexo entre crianças começou a ser estimulado pelas "cabeças pensantes" da pós-modernidade. Nossos adolescentes já praticam uma vida sexual ativa; aliás, ninguém mais tem coragem de defender a abstinência sexual aos jovens como saúde emocional, por medo de ser acusado de politicamente incorreto e ditador. Com isso famílias disfuncionais vão se proliferando, filhos vão nascendo sem a presença de pai e mãe, o que a própria psicologia mostra ser danoso para a saúde psíquica. Hoje, estão aí, aos quatro cantos do mundo, progenitores despreparados e irresponsáveis, criando lares abusivos, onde os jovens fazem qualquer coisa para debandar. Nitidamente sofremos a ruptura da família instruída por Deus em sua normativa. O fenômeno de milhões de crianças controladoras, violentas e rebeldes tem se multiplicado assustadoramente contra toda e qualquer figura de autoridade. Os adultos temem as crianças, as crianças não temem ninguém. Pais são dominados pelos filhos. Entramos numa onda anárquica e incontrolável que não sabemos onde irá parar. Por enquanto, a sociedade inerte, aplaude, mas sem ter a mínima noção do que estão permitindo. O prejuízo social, psicológico e espiritual será severo. Parece que ninguém percebe, não há uma crítica sequer por quem controla as instituições. Expulsaram Deus! Será que ninguém avalia que quando possuíamos princípios cristãos em nossos lares jamais experimentamos esse caos que está nos destruindo?

IGREJA BATISTA DO ESTORIL

58 anos atuando Soli Deo Gloria

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do SAMPI

Receba as notícias mais relevantes de Bauru e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.