Reflexão e Fé

Jamais seremos esquecidos de Deus

Hugo Evandro Silveira Pastor Titular - Igreja Batista do Estoril. E-mail: hugoevandro15@gmail.com

14/02/2021 | Tempo de leitura: 4 min

" 1 Clamo a Deus por socorro; clamo a Deus que me escute. 2 Quando estou angustiado, busco o Senhor; de noite estendo as mãos sem cessar; a minha alma está inconsolável! 3 Lembro-me de ti, ó Deus, e suspiro; começo a meditar, e o meu espírito desfalece. 4 Não me permites fechar os olhos; tão inquieto estou que não consigo falar. 5 Fico a pensar nos dias que se foram, nos anos há muito passados; 6 de noite recordo minhas canções. O meu coração medita, e o meu espírito pergunta: 7 'Irá o Senhor rejeitar-nos para sempre? Jamais tornará a mostrar-nos o seu favor? 8 Desapareceu para sempre o seu amor? Acabou-se a sua promessa? 9 Esqueceu-se Deus de ser misericordioso? Em sua ira refreou sua compaixão?' 10 Então pensei: a razão da minha dor é que a mão direita do Altíssimo não age mais. 11 Recordarei os feitos do Senhor; recordarei os teus antigos milagres. 12 Meditarei em todas as tuas obras e considerarei todos os teus feitos. 13 Teus caminhos, ó Deus, são santos. Que deus é tão grande como o nosso Deus? 14 Tu és o Deus que realiza milagres; mostras o teu poder entre os povos. 15 Com o teu braço forte resgataste o teu povo, os descendentes de Israel e José. 16 As águas te viram, ó Deus, as águas te viram e se contorceram; até os abismos estremeceram. 17 As nuvens despejaram chuvas, ressoou nos céus o trovão; as tuas flechas reluziam em todas as direções. 18 No redemoinho, estrondou o teu trovão, os teus relâmpagos iluminaram o mundo; a terra tremeu e sacudiu-se. 19 A tua vereda passou pelo mar, o teu caminho pelas águas poderosas, e ninguém viu as tuas pegadas. 20 Guiaste o teu povo como a um rebanho ..." (Salmo 77).

A dor de alguma perda pode fazer você sentir-se só, esquecido e abandonado. A falta de respostas para suas perguntas, a ausência de telefones encorajadores, a privação de um ombro amigo, o silêncio de uma frase estimulante que traga afago e ânimo, podem aumentar o sentimento de solidão, derrota e abandono. Também a falta de sensibilidade por parte das pessoas que nos rodeiam a respeito do que estamos passando, ajuda a ampliar aquela sensação de rejeição. E em tudo isso, aquele que crê em Deus, talvez indague: "Onde Ele está?". Seu pensamento pode especular-se, assim como o autor do Salmo 77 - "Será que Deus esqueceu-se de mim?". Mas Deus não faz isso! Deus jamais se esquece de derramar a sua preciosa graça. A cura, o livramento que você tanto deseja pode não vir imediatamente, pode ser que leve algum tempo, pode ser que nem venha, e nesse ponto você precisa aceitar a sua situação e ser longânimo e paciente. Quando o escritor do Salmo 77 pergunta no v. 9: "Esqueceu-se Deus de ser misericordioso?" Isso já era um clamor presumido no sentido de que o salmista nunca acreditou de fato que esse esquecimento fosse real.

"Clamo a Deus por socorro, clamo a Deus que me escute" (v. 1). Ao lado da sua dor, entrelaçados ao seu temor encontram-se seus gritos de fé. "Quando estou angustiado, busco o Senhor; de noite estendo as mãos sem cessar; a minha alma está inconsolável!"(v. 2). Alimentando seus gritos de fé, está a dor que não vai embora; não é uma dor física, mas a do interior da alma, dor da tristeza e da perda. Uma dor que persiste. Mas Deus, revelado em seu Filho Jesus Cristo, Deus que é Pai, não toma as perguntas desse homem aflito ofensivas.

"Lembro-me de ti, ó Deus, e suspiro; começo a meditar, e o meu espírito desfalece. 4 Não me permites fechar os olhos; tão inquieto estou que não consigo falar. "(vv. 3-4). Ele suplica, mas são súplicas de fé em Deus. Observemos que a sua reclamação não é resultado de uma descrença, mas evidência de fé ativa, uma fé que anseia manifestação divina na resolução do não resolvido. Quando as dores em nosso coração nos empurram para o Único que pode trazer um conforto verdadeiro e duradouro, então elas passam a servir a um bom propósito. Mesmo que não possamos ver nada de bom no exato momento do estado trágico, mas o voltar os olhos a Deus significa manter-se na direção certa. Na verdade a dor, apesar de indesejável, tem potencial de estimular nosso relacionamento mais profundo com Deus, o que resultará em prazer eterno. Deus jamais se esquece de ser gracioso, ao contrário, a sua graça abunda quanto mais confiamos nEle. Então, somos mantidos na perspectiva de que dias melhores virão, porque em Cristo, jamais seremos esquecidos de Deus.

IGREJA BATISTA DO ESTORIL

58 anos atuando Soli Deo Gloria

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do SAMPI

Receba as notícias mais relevantes de Bauru e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.