Reflexão e Fé

A fonte de toda bênção

Hugo Evandro Silveira Pastor Titular - Igreja Batista do Estoril. E-mail: hugoevandro15@gmail.com

28/03/2021 | Tempo de leitura: 4 min

"Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que nos abençoou com todas as bênçãos espirituais nas coisas celestiais em Cristo." (Efésios 1.3)

A Bíblia firma que toda bênção e o dom perfeito vem da parte de Deus. Não há espaço para os homens gabarem-se. Isso significa que todos os nossos talentos, habilidades morais, naturais e outros, derivam-se do dom misericordioso e incondicional do Senhor Jesus Cristo. Ele é a fonte de toda excelência, o que inclui o trato da salvação eterna. Nisso, o ser humano, em sua natureza, não pode gerar fé necessária a fim de apropriar-se da salvação eterna, pois essa pertence a uma realidade espiritual, amplamente supranatural. A realidade e os pensamentos devido a redenção não são derivados dos recursos encontrados no aspecto terreno, mas flui misteriosamente do trono da graça de Deus.

Se somos fortes, o somos por causa da Sua força; se temos boas intenções, deve-se ao fato de que Deus nos abençoa com um coração compassivo que oferece boas intenções ao semelhante; caso sejamos sábios, isso é por causa da Sua sabedoria infinita que tem nos alcançado; e se temos fé, a fonte é Deus, porque Ele é o autor da fé (Hebreus 2.10, 12.2). Quando o Espírito de Deus ilumina a mente de uma pessoa, é sob essa iluminação que, em humildade, passamos devidamente a admirar o Doador da vida, e a atribuir todas as bênçãos e excelências a Ele. Toda a glória pertence a Deus.

Até mesmo o solo bom, só é bom, porque Deus primeiro o arou. Um solo não é bom por natureza, mas improdutivo, e somente se torna apto para a plantação porque o Primeiro Agricultor interviu apropriadamente. Assim também ocorre em nossos corações a princípio de "pedra" (Ezequiel 36.26) ineficaz a uma boa produção. Por isso é que as Sagradas Escrituras revelam categoricamente que nenhum coração possui afeição natural por Deus. Somente a iluminação divina por meio de Cristo pode preparar o solo dos nossos corações a frutificar coisas boas, afinal Ele é a fonte de toda bênção.

Todo ser humano, secretamente, deseja conquistar prestígio e glória a si, entretanto, em última instância, tudo o que temos, o que somos e alcançamos nessa vida é resultado da dádiva celestial, aquilo que chamamos de atributos comunicáveis de Deus. Ele comunicou aos homens atributos divinos como amor, bondade, misericórdia, compaixão, sabedoria, justiça, verdade, alegria, liberdade, paz, força, saúde, razão e salvação. Todas essas virtudes decorrem do Pai das luzes. Ninguém em plena consciência poderia bater no peito e dizer: "tudo o que sou e tenho é resultado da minha conquista". Em geral, os menos arrogantes chegam a creditar parte das suas conquistas ao fator sorte, mas o que chamam de sorte, na verdade é dádiva divina; a própria vida é presente do criador. Quem tem a sua mente iluminada por Deus, em humildade, jamais negará que todas as bênçãos dessa vida vem de Deus e que não há espaço algum para os homens se gabarem. E no aspecto da redenção o ser humano é mais inapto ainda.

Se separados da ação soberana de Deus que gera a vida, nada podemos fazer. A questão toda é que a revelação externa de Deus à nossa natureza não é compreendida pela mente natural, nem recebida pelo coração incrédulo e petrificado, pois essa revelação parte da iluminação do Espírito Santo (Mateus 16.17 ; 1Coríntios 12.3) que transforma amor ao pecado em amor a Cristo. Claro que a mente natural compreende intelectualmente as palavras ditas, mas elas não penetram o coração hostil. Só a luz de Cristo refletida a um coração e mente, poderá mostrar essa verdade celestial. Isso significa que o cristianismo nada tem a ver com aprimoramento moral, mas sim com uma vida completamente nova e transformada pelo poder de Deus, tratando-se de uma nova realidade, um novo viver. Não diz respeito apenas a nossa vontade de querer mudar coisas antigas e erradas, mas da misericórdia de Deus que nos alcança e nos faz mudar (Romanos 9.16). Todas as bênçãos da vida, inclusive na área da redenção, encontram-se em Cristo. Não reconhecer a Cristo como fonte de todas as bênçãos é a causa dos erros e inconsistências dessa vida atribulada. Ainda hoje, Cristo chama a todos os homens, em todos os lugares a se arrependerem e crerem em seu evangelho, mas somente crerão aqueles cuja mente Ele intervir. Se você compreendeu, aproveite e agradeça ao Eterno por todas as coisas.

IGREJA BATISTA DO ESTORIL

58 anos atuando Soli Deo Gloria

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do SAMPI

Receba as notícias mais relevantes de Bauru e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.