Coluna Animal

Dia Mundial da Medicina Veterinária

24/04/2021 | Tempo de leitura: 2 min

A Coluna Animal dessa semana vai tratar do Dia Mundial da Medicina Veterinária ou o “World Veterinary Day”, comemorado há 19 anos, no último sábado do mês de abril. Essa data foi criada pela Associação Mundial de Veterinária (World Veterinary Association), com o escopo de promover a Medicina Veterinária no mundo todo.

Então, qual o papel da Medicina Veterinária? Ela trabalha em conjunto com outros profissionais para melhorar e desenvolver novos sistemas de produção que respeitem o bem-estar animal, a saúde humana e o meio ambiente. Ao fazer isso, os veterinários contribuem para a realização dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas, que visam reduzir a pobreza e garantir fome zero, boa saúde e crescimento econômico. O conceito de Saúde Única (One health-OH) não é recente, surgiu em uma discussão há muitos anos por grandes filósofos que já defendiam a ideia de que a saúde pública está ligada a um equilíbrio entre a saúde humana, animal e o meio ambiente.

A Portaria 2.488, de outubro de 2011, coloca, inclusive, a importância de se ter médico veterinário na atenção básica. São profissionais essenciais.

De acordo com a Associação Veterinária -World Veterinary Association (WVAC), “mudanças negativas em nosso ambiente acabarão prejudicando a nós mesmos e aos animais sob nossos cuidados”. Observamos que nos últimos anos diversas novas patologias que acometeram os seres humanos podem ser atribuídos, em uma análise mais minuciosa, ao desequilíbrio promovido no cuidado ambiental, de acordo com o conselheiro efetivo do CFMV (Conselho Federal de Medicina Veterinária), o médico veterinário Francisco Atualpa. Febre amarela, influenzas, febre do oeste do Nilo e ebola são alguns dos exemplos de afecções que poderiam ter sido evitadas se houvesse o racional uso e manejo do ambiente e seus recursos.

Para ele, o conceito de Saúde Única combina perfeitamente com proteção ambiental. “Ao preservar e lutar pela conservação do ambiente, estamos mantendo o equilíbrio deste sistema macro que envolve os diversos seres que o integram e dele dependem, bem como, mantendo a sua fauna segura equilibrada e forte. A relação das espécies animais com seu habitat, é fundamental na sua preservação e manutenção.

Gostaríamos de aproveitar a oportunidade para parabenizar todos os médicos veterinários e demais profissionais que auxiliam os veterinários pelo seu trabalho em promover a Saúde Única: saúde humana, animal e ambiental. Referencia bibliográfica: www.cfmv.gov.br

Thaís Boonen Viotto Ferreira

Presidente do Conselho Municipal de Proteção e Defesa Animal (COMUPDA) e da Comissão de Proteção e Defesa Animal da OAB Bauru (CPDA OAB Bauru)

Email: comupda@gmail.com

Facebook: www.facebok.com/comupda.bauru

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do SAMPI

Receba as notícias mais relevantes de Bauru e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.