Reflexão e Fé

A beleza da criação

Hugo Evandro Silveira Pastor Sênior - Igreja Batista do Estoril. E-mail: hugoevandro15@gmail.com

25/07/2021 | Tempo de leitura: 4 min

O que acontece em sua mente, em seu coração quando você contempla a beleza da criação? Quando você vê a beleza da natureza, aquele lindo cenário verde, montanhas, vales, oceanos, águas, animais, o pôr do sol, a cortina estelar, o que passa em sua mente e coração? Nessa semana estou com minha família em lugar muito bonito, campos verdejantes, lagos imensos com peixes, patos, gansos, animaizinhos passeando pelo entorno, montanhas, serras, noites estreladas, o céu azulejando o dia e sempre um lindo por do Sol.

A Natureza como a conhecemos não nasceu do acaso ou foi um processo de evolução de milhares de anos. Toda natureza vem de Deus. Cremos que Deus foi quem criou todas as coisas, do absoluto nada Ele fez tudo existir em sua complexidade e beleza. Quando Deus em sua infinita sabedoria e poder criou o planeta Terra, criou a natureza, no terceiro dia criou a flora, ou seja, as vegetações, as florestas, ervas, árvores, plantas e flores. E no quinto dia Deus criou a fauna, os animais terrestres, os animais marinhos, os animais aquáticos e os animais que voam. A natureza em sua exuberância proclama a glória de Deus, porque desde a criação do mundo e da natureza, é possível ver os atributos invisíveis de Deus, Seu eterno e grandioso poder em sua natureza divina.

Temos tido a oportunidade de contemplar toda a beleza do ecossistema que indiscutivelmente foi gerado pelo Deus Criador. No coração surgem muitas coisas em meu estado contemplativo, mas a maior delas é a respeito da onipotência de Deus. Como pode tudo isso existir? Lembro-me do Salmo 19.1 quando diz: "Os céus proclamam a glória de Deus". Magnífico é o Seu poder! Qual o tamanho de Deus e a quantidade do seu poder? Penso que não há instrumentos para fazer essa medição. Deus é um ser super-mega-cosmicamente poderoso e criativo para realizar tudo que há - é claro! Olho à minha volta, contemplo quanta vida e beleza Deus criou - nisso temos alegria. O universo é obra do Senhor.

Vejo e satisfaço a minha alma, agradeço e, vem a mente o Salmo 103.22: "Bendigam o Senhor todas as suas obras em todos os lugares do seu domínio. Bendiga o Senhor a minha alma!". Vasculhando as Santas Letras encontro as declarações do Salmo 148: "Louvai ao SENHOR! Louvai ao SENHOR desde os céus, louvai-o nas alturas. Louvai-o, todos os seus anjos; louvai-o, todos os Seus exércitos. Louvai-o, Sol e Lua. Louvai-o, todas as estrelas luzentes. Louvai-o, céus dos céus, e as águas que estão sobre os céus. Que louvem o nome do SENHOR, pois mandou, e logo foram criados. Louvai ao SENHOR desde a terra, vós, baleias e todos os abismos, fogo e saraiva, neve e vapores e vento tempestuoso que executa a Sua Palavra; montes e todos os outeiros, árvores frutíferas e todos os cedros; as feras e todos os gados, répteis e aves voadoras; reis da terra e todos os povos, príncipes e todos os juízes da terra; moços e moças, velhos e crianças. Que louvem o Nome do SENHOR, pois só o seu Nome é exaltado; a Sua glória está sobre a terra e o céu".

Contemplando todo encanto da natureza, não encontro respostas do por que Ele criou toda essa beleza que sacia os olhos; então preciso recorrer as Escrituras Sagradas - ali descubro que tudo Ele criou por causa de seu amor transbordante em seu prazer e glória. Assim, na criação, além do poder, vemos a generosidade, a bondade de Deus. Tudo criou, em primeiro lugar, para o louvor da Sua glória e, por amor, preserva a vida. A beleza da criação de Deus está diante dos nossos olhos.

O por do sol hoje foi algo de fazer bater mais forte o coração: Quão linda é a sua obra de arte Senhor e que faz revelar o seu imensurável poder! Mas em tudo isso, jamais podemos nos esquecer do Filho de Deus encarnado, a maior obra divina realizada entre os homens: Jesus, o Cristo, a Luz do Mundo, a própria beleza e a glória de Deus proclamada, que afasta o mal, incontavelmente superior ao Sol que rompe as trevas.

A beleza da criação revela Deus, o próprio bem. Pela criação sou reconquistado diariamente a elogiá-lo. E agora, ao lembrar-me do retorno ao meu doce lar, delicio-me em seu cuidado, em seu amor infindo - "Quão maravilhosas são as Tuas obras, ó Eterno, e insondáveis os teus desígnios" (Sl 92.5).

IGREJA BATISTA DO ESTORIL

59 anos atuando Soli Deo Gloria

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do SAMPI

Receba as notícias mais relevantes de Bauru e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.