Coluna Animal

Dia 31 de Julho: Dia do Vira-Lata

31/07/2021 | Tempo de leitura: 3 min

A Coluna Animal dessa semana vai tratar de um data muito especial, dia 31 de Julho, dia do Vira - Lata. Essa data foi criada nos Estados Unidos com o intuito de conscientizar a população sobre a importância de adotar caninos e felinos sem raça definida (SRD), popularmente conhecidos, como vira-latas.

A médica veterinária Ariadne Driane Soares e Silva, da Clinica Happy Vet, explica as vantagens dos pets vira latas: “eles tem o mesmo amor e carinho para dar igual um animalzinho de raça, além de possuir uma energia surreal! Uma curiosidade bem legal sobre os cachorros vira latas é que tendem a ter a saúde melhor do que a dos demais cães por serem mais resistentes. Diferentemente do que se acredita, essa resistência não é adquirida devido ao fato de já terem contraído doenças e terem se tornado imunes a elas (e nem todos os cães já moraram na rua, por exemplo). A resistência imunológica é maior porque a cruza dos vira latas muitas vezes não é “assistida”, sobrevivendo apenas os filhotes mais fortes da ninhada. Independentemente da cruza do animal, é muito difícil prever quais tipos de doenças podem afetar a vida dos pets vira latas e, por este motivo, consultas regradas com um médico veterinário são muito importantes para evitar maiores complicações.”

Além disso, a veterinária acrescenta, que outra vantagem do SRD, é que sempre tem um vira-lata disponível para adoção e muitos estão nas ruas nos dias e noites de frio, precisando com o máximo de urgência de uma família que os adote. Por onde você passa se depara com um cãozinho ou gatinho vira-lata te olhando com aqueles olhinhos de amor e medo por estarem na rua. De acordo com a Ariadne, o ato de adoção é muito importante para eles, assim podemos proporcionar um lar com segurança e muito amor, que é o que eles merecem AMOR! Adotando um animalzinho das ruas conseguimos diminuir o número de cães abandonados andando por aí sem rumo, e diminuir o número de acidentes e animais mortos pelas ruas. Pra você, pode ser apenas um lar, mas para nossos amiguinhos de quatro patas é tudo. Adote um animal e faça o mundo dele melhor e faça seu mundo melhor!

Em Bauru, temos o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), com muitas opções de cães e gatos, de várias cores, tamanhos e idades, esperando pelo grande dia da adoção, a maioria dos animais que estão lá são vira-latas. Eles são recolhidos de situações extremas de maus tratos, abandono ou zoonoses, e ficam lá por dias, meses e alguns até anos. Além do CCZ temos também uma grande quantidade de SRD sob a tutela de protetores de animais que são pessoas que acolhem animais e ONGS, que os colocam para adoção. No entanto, ainda existe muito preconceito contra esses pets sem raça definida, por isso muitos acabam não sendo adotados, ficando no CCZ ou com os protetores de animais e ONGs.

Faça a diferença na vida de um animalzinho vira-lata: ADOTE, seja diretamente da rua, de um protetor de animais, ONGs ou do CCZ (Centro de Controle de Zoonoses), a idéia da adoção não é somente boa, é acima de tudo humanitária. E por falar em CCZ, a Campanha Animalzinho Quentinho, que visa arrecadar cobertores e roupinhas para os pets abrigados no CCZ de Bauru continua. As doações podem ser entregues na sede da OAB Bauru, na Avenida Nacoes Unidas 30 30, das 8 h 30 às 18 horas, de segunda a sexta. A campanha é organizada pela OAB Bauru; Comissão de Defesa e Proteção Animal da OAB Bauru; Comissão de Filantropia, Cidadania e Ação Social da OAB Bauru; Secretaria de Saúde; e Conselho Municipal de Proteção e Defesa dos Animais de Bauru (Comupda).

Thais Viotto

Presidente do Conselho Municipal de Proteção e Defesa Animal (COMUPDA) e da Comissão de Proteção e Defesa Animal da OAB Bauru (CPDA OAB Bauru)

Email: comupda@gmail.com

Facebook: http://www.facebok.com/comupda.bauru

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do SAMPI

Receba as notícias mais relevantes de Bauru e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.