Coluna Animal

Dia Mundial do Cão: 26 de Agosto

28/08/2021 | Tempo de leitura: 3 min

A Coluna Animal dessa semana vai tratar de uma data muito especial que é o dia Mundial do Cão (26. 08) que foi inspirado no dia Nacional do Cão (National Dog Day) dos EUA, celebrado na mesma data. Também é um dia de conscientização, principalmente em relação aos direitos dos cães e abandono.

Os cães, desde sempre, são considerados os melhores amigos do homem, são fiéis a todo o momento e nunca o abandona. Podemos observar que moradores em situação de rua sempre têm um cachorro junto a eles, que não os abandonam por nada. Fato de imenso companheirismo presenciou neste Conselho, como nas visitas que fazíamos a fim de verificar o bem estar dos animais junto com seus tutores acolhidos ao Ginásio Darcy Cesar Improta, local em que a Prefeitura fazia o acolhimento conjunto dos moradores e seus cães. Importante colocar que foi instalado neste ginásio com cama e caminha para os cães, foi lindo!

Os moradores em situação de rua que tem cães, muitas vezes se recusavam a ir para os abrigos nos dias de frio para não largar seu melhor amigo sozinho na rua nos dias de frio, enfim, auxiliamos na castração e tratamento de vários, assim como conversamos e orientamos diversas pessoas a cuidarem de seus cães.

Que falta faz um local assim...

Prosseguindo, na literatura os cães também são muito citados: "Felizes os cães, que pelo faro descobrem os amigos" (Machado de Assis), “O cão é a virtude que, não podendo fazer-se homem, se fez animal" (Victor Hugo), "Os cães são melhores que os seres humanos porque eles sabem, mas não contam.” (Emily Dickinson), "Se você pega um cachorro faminto e o torna próspero, ele não morderá você. Esta é a principal diferença entre um cachorro e um homem.” (Mark Twain) entre muitas outras citações a esse nossos amigos de quatro patas.

Os cães e os gatos por serem os pets mais populares também são os que mais sofrem maus tratos. Com as redes sociais isso ficou mais evidente. Foi quando a sociedade civil juntamente com o Poder Legislativo conseguiu que o crime de maus tratos, previsto na lei 9.605/98, artigo 32, tivesse a pena aumentada prevendo reclusão de dois a cinco anos) perda de guarda, multa e proibição de ter outro animal. (Lei 14.064/2020).

Vários comportamentos podem ser enquadrados como crime de maus tratos como por exemplo: deixar de alimentar os animais, deixar de dar água, deixar o animal em espaço inadequado, pequeno, sujo, sem ventilação, sem proteção contra sol e chuva. Não fornecer assistência médico veterinária, não fornecer o tratamento adequado para o animal doente, provocar situações que estressem o animal, colocar o animal para trabalhos que excedam suas forças, fazer o corte de cauda (rabo) e orelhas (feitos por veterinário ou qualquer outra pessoa) entre outras coisas.

Para denunciar maus tratos a qualquer animal, em Bauru, os órgãos que podem atender são os CCZ (centro de controle de zoonoses), de segunda a sexta, das 8 as 17 horas, no telefone 31038050 ou registrar um Boletim de Ocorrem na CPJ (central de Policia Judiciária) na Avenida Rodrigues Alves 23-23, (24 hs por dia, 7 dias por semana.) ou Policia Militar no 190 ou ainda, no Ministério público. Quanto mais prova tiver dos maus tratos como fotos, áudios, vídeos, mais fáceis é a comprovação do crime. Os animais não tem voz, sejamos nós a voz deles.

Thaís Viotto

Presidente do Conselho Municipal de Proteção e Defesa Animal (COMUPDA) e da Comissão de Proteção e Defesa Animal da OAB Bauru.

Email: comupda@gmail.com

http://www.facebook.com/comupda.bauru

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do SAMPI

Receba as notícias mais relevantes de Bauru e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.