Conversando com o Bispo

Família santuário da vida

03/10/2021 | Tempo de leitura: 3 min

A Igreja no Brasil celebra, a cada ano, na primeira semana de outubro, a Semana Nacional da Vida e o Dia do Nascituro. A iniciativa é organizada pela Comissão Episcopal Pastoral para a Vida e a Família da CNBB através da Comissão Nacional da Pastoral Familiar. O objetivo último é promover, defender e cuidar da vida humana, que é o maior dom de Deus, a fim de que a vida seja respeitada em toda a sua dignidade, como sagrada e inviolável, desde sua concepção até seu fim natural. O tema principal para este ano é: "Família Santuário da Vida". E as celebrações ocorrem:

- Na Semana Nacional da Vida - De 1 a 7 de outubro: A Igreja nos convida a celebrar a Semana Nacional da Vida servindo-nos dos meios eficazes de obtenção da graça e de alcance da santificação pessoal, familiar e comunitária: oração e sacramentos, escuta da Palavra de Deus e prática da caridade para com os mais vulneráveis. Especialmente neste tempo de pandemia, sobressaem entre os mais vulneráveis as muitas pessoas que são vistas como descartáveis por governos que não se importam com a vida do povo em seus países, nem se compadecem das nações mais pobres. Visível é o caso do Haiti, a nação mais pobre das Américas que até julho não tinha aplicado uma única dose do imunizante, enquanto nos países ricos sobram vacinas até para o dobro ou o triplo de suas populações. É de se lembrar que o grito de dor dessas populações clama contra o céu, o qual o Senhor não deixará de ouvir. Bem como é nosso dever perseverar na oração, suplicando ao Senhor que nos ensine a valorizar o dom da vida e a gratuidade de sua criação. É também da nossa responsabilidade cidadã e cristã assumirmos compromisso público de participação nos Conselhos de Assistência Social, dos Direitos da Criança e do Adolescente, do Idoso, da Pessoa com Deficiência, de Política sobre drogas, de Educação, de Saúde e outros, marcando presença atuante nesses ambientes de serviço à vida.

- No Dia do Nascituro - Em 8 de outubro: A Igreja desperta nossas consciências sobre o "direito de nascer" da criança, que ainda vive dentro do útero materno e que tem o direito à proteção, alimentação e um nascimento sadio. Neste Dia do Nascituro a reflexão será sobre o cuidado com a vida humana em formação, o respeito à vida e saúde do Nascituro, o qual tem também o direito de ser amado, mas que, infelizmente, está ameaçado por grupos econômicos poderosos e por países que em nome de supostos direitos humanos menosprezam a humanidade daqueles que na barriga de suas mães são vidas. A cena do encontro das duas mulheres, a Virgem Maria e Isabel, e das duas crianças que trazem no seu ventre, revela o reconhecimento indiscutível do valor e inviolabilidade da vida humana desde a sua concepção. Deus proclama-se Senhor absoluto da vida humana, criada à sua imagem e semelhança. O autor bíblico manifesta a gratidão pela vida, principalmente por ser o "ser humano" a obra mais linda feita por Deus, dando-lhe a condição de coparticipante na Obra Criadora e de poder ter descendência. A formação de uma vida no ventre de uma mãe é algo maravilhoso e um grande mistério. Na Constituição brasileira está escrito "que o direito à vida é inviolável" (Art 5º), o Código Civil diz "que os direitos do nascituro estão assegurados desde a concepção" (Art 2º) e o Pacto de São José, do qual o Brasil é signatário, diz "que a vida do ser humano deve ser preservada desde o zigoto" (Art 4º). Celebrando o Dia do Nascituro, celebremos a vida, suplicando ao Senhor perdão pelos abortos cometidos diariamente contra os nascituros, filhos e filhas de Deus ameaçados no ventre materno, sem poder falar, gritar ou chorar. E pedindo a graça de nos tornarmos cada dia mais defensores, promotores e cuidadores da vida. Tenhamos presente a convocação do Papa São João Paulo II: "Urge uma mobilização geral das consciências e um esforço ético comum, para se atuar uma grande estratégia a favor da vida" (EV, n.95).

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do SAMPI

Receba as notícias mais relevantes de Bauru e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.