Conversando com o Bispo

Servir e dar a vida

17/10/2021 | Tempo de leitura: 3 min

Jesus veio para servir e dar sua vida - Mc 10,35-45.

Na continuação do terceiro anúncio da Paixão do Senhor, o Evangelho deste domingo volta-se para o mistério da salvação que passa pela cruz e fala daquela disponibilidade à cruz demonstrada por Jesus que todo discípulo deverá ter. Dois discípulos, Tiago e João, filhos de Zebedeu, se aproximaram de Jesus e lhe pediram a honra de se assentarem um à sua direita e outro à sua esquerda. Jesus, porém, lhes perguntou: "podeis beber o cálice que eu vou beber e ser batizados com o batismo com que serei batizado"? Os dois apóstolos responderam que estavam dispostos a fazê-lo. Os outros dez, no entanto, se irritaram com as aspirações de Tiago e João. No fundo, nenhum deles estava entendendo bem o que Jesus queria dizer. Então Jesus explica: "Sabeis que aqueles que vemos governar as nações as dominam, e os seus chefes as tiranizam. Entre vós não deverá ser assim, ao contrário, aquele que dentre vós quiser ser grande, seja o vosso servidor, e aquele que quiser ser o primeiro dentre vós, seja o servo de todos. Pois o Filho do Homem não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em resgate por muitos". A Tiago e João Jesus falou de sua morte redentora através das imagens do cálice e do batismo. Com efeito, seguir a Jesus significa estar disposto a beber o seu cálice e a receber o seu batismo. Pois, na verdade, o caminho para se chegar a esse seguimento não é o do poder, mas o do serviço até o dom da vida, como fez Jesus. Jesus deu a sua vida em expiação pela libertação da humanidade. A participação nesta libertação passou pelo serviço até à morte. Por este serviço obediente e amoroso Jesus agiu como sumo sacerdote e foi capaz de se compadecer das nossas fraquezas. Ele foi provado em tudo como nós, com exceção do pecado. Quem segue a Cristo no seu caminho, deve contar com as adversidades, as incompreensões, os sofrimentos, as perseguições e a própria morte. Sua vida será uma permanente oblação a Deus, passando pelo serviço ao próximo. Neste serviço, expressão do amor, realiza-se a libertação. Ora em Jesus conseguiremos misericórdia e alcançaremos graça. O verdadeiro discípulo deve estar disposto a beber do cálice. O serviço até à morte é a maior demonstração do amor.

O Servo sofredor dá a vida em expiação dos pecadores - Is 53,10-11.

O servo sofredor do qual fala Isaías é figura de Cristo, o justo esmagado sob a cruz, mas que por essa sua obediência à vontade divina pôde justificar a muitos e foi exaltado, vendo a sua descendência prolongar os seus dias, dando assim início a um povo novo. Oráculo do Senhor: "Por esta vida de sofrimento, alcançará luz e uma ciência perfeita. Meu Servo, o justo fará justos inúmeros homens, carregando sobre si suas culpas".

Vamos cheios de confiança ao trono da graça - Hb 4,14-16.

Esta Palavra de Deus está a nos dizer que temos um sumo sacerdote eminente, que entrou no céu, Jesus, o Filho de Deus. Consequentemente decorre desta verdade uma certeza, a de que Jesus é o sumo sacerdote da humanidade, que rejeitou projetos de poder e fez de sua vida um serviço constante às ovelhas esquecidas e abandonadas pelas autoridades. Pois ele mesmo foi provado em tudo como nós, com exceção do pecado, e misericordioso se tornou capaz de compadecer-se de nossas fragilidades humanas. Além do mais, esta Palavra convida-nos a aproximarmo-nos com toda confiança do trono da graça, para conseguirmos misericórdia e alcançarmos a graça de um auxílio no momento oportuno.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do SAMPI

Receba as notícias mais relevantes de Bauru e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.