Reinaldo Cafeo

5G chega ao Brasil

07/11/2021 | Tempo de leitura: 3 min

A nova geração de internet móvel está chegando ao Brasil. Os leilões ocorreram e o resultado foi considerado acima do esperado. A promessa é que a internet tenha velocidade ultrarrápida, com avanços nos dispositivos conectados, incluindo carros que andam sozinhos. O cronograma prevê o início de operações em 2022, primeiramente nas grandes cidades, e com o tempo atingirá todas as cidades brasileiras.

Promessa de velocidade

Logo no início das operações as pessoas que se conectarem na rede irão experimentar uma velocidade maior para baixar e enviar arquivos pelo celular e menos atrasos em videochamadas. Em termos de velocidade o 5G chegará a ser 100 vezes mais rápido do que as conexões em 4G.

Múltiplas conexões

À medida que a rede for evoluindo a rede vai permitir conectar muitos objetos à internet ao mesmo tempo: celular, carro, semáforo, relógio, entre outros. Isso já é realidade atualmente, contudo, é esperada uma melhoria para que tudo funcione de forma mais estável.

Um leque de aplicações

Com o 5G as cirurgias remotas podem ser efetivamente uma realidade. O tempo de resposta de rede jogará em favor desta possibilidade. Os carros autônomos também serão realidade, com a possibilidade de todos se conectarem à rede, trocarão informações entre si, garantindo maior segurança nesta modalidade.

Smartphone nas nuvens

Pode ser o fim dos chips de celulares, pois com esta nova tecnologia o processamento poderá ser na nuvem, pegando emprestado a potência dos computadores. Jogos online, videochamadas, transmissões ao vivo, devem travar menos.

Muita calma nesta hora

Não podemos ter pressa. O leilão foi o início e agora há um cronograma a ser cumprido. Os equipamentos precisarão de adaptação; as operadoras instalar antenas, e nós consumidores precisaremos adquirir novos equipamentos. Mas o primeiro passo foi dado. Agora é ter calma e esperar tudo se materializar.

A PEC dos precatórios

Aquilo que poderia trazer um resultado positivo, não foi bem assim que o mercado recebeu a aprovação da PEC dos precatórios. Só para entender o que está em jogo. O governo deveria pagar R$ 89 bilhões em precatórios, isto é, dívidas judiciais das quais não cabe mais recurso, isso já em 2022. A PEC permite pagar o limite de R$ 39,9 bilhões, ficando o resto para 2023 e 2024. Aqui tem o primeiro problema: este saldo vai se somar aos precatórios que serão devidos nestes anos. Quanto é isso? Não estamos emburrando o problema para frente? Outra leitura é que o Auxílio Brasil, por mais importante e necessário, será viabilizado com esta mudança, e tem cunho eleitoreiro. Populismo no ar. Enfim, mesmo tendo um caráter social, toda a manobra para aprovação gera mais incertezas do que questões positivas para economia. O tempo dirá.

Como administrar o orçamento da casa e sair do vermelho

Muitas famílias estão endividadas. A recessão do ano passado e em especial a pandemia, retiraram o emprego de milhões de brasileiros, e estes, sem renda, acabaram priorizando o pagamento dos gastos conhecidos como essenciais, tais como água, aluguel e energia, e passaram a atrasar suas demais dívidas. É evidente que pessoas de bem não querem ter problemas financeiros e tampouco ter seu nome sujo na praça. Algumas famílias precisam somente de orientação para ter uma nova atitude quando for lidar com o dinheiro. O primeiro passo em buscar nova fonte de renda. O fim de ano abre espaço para isso. Depois analise seus gastos e corte os supérfluos. E finalmente reúna sua família e deixe claro a real situação das finanças do lar. Cumplicidade é a palavra de ordem.

Mude já, mude para melhor!

Quando tudo parece perdido, pare, respire, analise tudo fora da "caixa" e tenha uma nova forma de enxergar a solução do problema. Sempre é tempo para mudar. Mude já, mude para melhor!

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do SAMPI

Receba as notícias mais relevantes de Bauru e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.