Conversando com o Bispo

Deus da Esperança

28/11/2021 | Tempo de leitura: 3 min

Tempo do Advento: Na Igreja, entramos hoje no Ano Litúrgico de 2022 que começa com o chamado tempo do Advento. Advento é uma palavra latina que significa espera no que há de vir, daí o seu significado de ser tempo de esperança em Deus que veio na encarnação de Jesus e que desejamos venha de novo confirmar a nossa salvação neste Natal. Nas leituras litúrgicas do Advento há, naturalmente, as que falam do evento histórico do nascimento de Jesus, mas também as que chamam a nossa atenção para a segunda vinda de Jesus e nos convidam a acorrermos ao encontro de Jesus no Natal. São quatro os domingos do Advento rumo ao Natal.

Primeiro domingo do Advento: Conforme o Evangelho da Missa de hoje - Lc 21,25-28.34-36 - Jesus anuncia que está próxima a salvação e, por isso, é preciso estarmos atentos para percebermos a sua proximidade em meio aos sinais que aparecerão no sol, na lua e nas estrelas. Ele nos convida a erguermos a cabeça e a orarmos a todo o momento, a fim de termos força para escaparmos de tudo o que deve acontecer ao mundo, porque as estruturas do céu serão abaladas. Ele propõe, ainda, que tomemos todo cuidado para que os corações não fiquem insensíveis por causa da gula, da embriaguez e das preocupações da vida.

É de todo conveniente, é bom e salutar que busquemos com todo empenho o fortalecimento espiritual de nossa vida como Jesus nos propõe no Evangelho. O Senhor veio, vem e virá, essa é uma verdade de fé. Precisamos esperá-lo e acolhê-lo em cada momento de nossa vida. Por conseguinte, comecemos agora com o Advento, magnificando a nossa oração, impregnando-a com a ação de graças e a gratidão ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo. Busquemos o fortalecimento espiritual de vida, como pede o Evangelho, com mais oração, mais caridade para com todos, mais vigilância e conversão e mais disciplina moral para vencer as tentações da devassidão.

Ó Deus de esperança, renovai a vossa força em nós e vinde salvar-nos, vinde santificar-nos. O vosso Filho virá uma segunda vez, no fim do mundo, no entanto, vos suplicamos para estarmos sempre preparados a ir ao seu encontro no fim de nossa vida pessoal, mais particularmente neste Advento, para acolhê-lo no Natal, renovando, hoje, a graça da sua primeira vinda oferecida a todos nós, a graça da salvação, da santidade e da vida plena, conforme disse: "Eu vim para que tenham a vida e a tenham em abundância" (Jo 10,10). "Sede perfeitos, como é perfeito o vosso Pai Celeste" (Mt 5,48). Ó Senhor, que a vossa graça e a vossa bondade nos acompanhem em todos estes dias rumo ao Natal. Amém.

Só em Deus é lícito esperar, porque Ele é fiel. Nossa esperança é a espera confiante em Deus, que realizará a promessa que nos fez. A esperança cristã encontra no sim de Cristo às promessas do Pai a garantia de que não é vão esperar em Deus. Pelo sim de Jesus nos veio a ressurreição, a plena liberdade e a salvação, o mundo renovado e a vida nova. A esperança que nos vem do Espírito de Cristo é dom do Espírito Santo.

Fortalecidos pela esperança cristã, os cristãos caminham com perseverança e serenidade em meio aos desafios e perplexidades deste mundo, aguardando os novos céus e as novas terras que o Senhor prometeu, crendo em Cristo e seguindo-O como seus discípulos missionários. "O Deus que virá e que os cristãos esperam já veio e já redimiu o mundo e a história" (Lisa Cremaschi). Por sua fé e adesão a Cristo, que tornou realidade as promessas de Deus, os cristãos são chamados a "dar as razões da sua esperança a quem as pedir" (1Pd 3,15).

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do SAMPI

Receba as notícias mais relevantes de Bauru e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.