Reinaldo Cafeo

Selic em 9,25% ao ano

12/12/2021 | Tempo de leitura: 3 min

A decisão do Copom - Comitê de Política Monetária, do Banco Central do Brasil veio dentro do esperado pelo mercado, com elevação da taxa básica de juros em 1,5 ponto percentual. Assim a chamada taxa Selic fecha o ano em 9,25% ao ano. considerando as principais economias do mundo o Brasil foi o país que mais elevou a taxa de juros depois da instalação da inflação elevada durante o período pandêmico. A taxa saltou de 2% em fevereiro de 2020 para os atuais 9,25%, portanto, alta de 7,25 pontos percentuais. Não é pouca coisa.

Poderia ter sido maior

Com inflação acima de 10% ao ano para este ano, o indicativo era que a taxa pudesse até subir mais, na casa dos 2,0 pontos percentuais, mas o que acabou pesando na decisão foi o fato de o PIB brasileiro ter apresentado dois trimestres de desempenho negativo, fazendo com que o país entrasse em recessão técnica. O PIB brasileiro subiu 1,2% no primeiro trimestre deste ano, depois retraiu 0,4% no segundo trimestre e teve nova retração no terceiro trimestre com (-) 0,1%. Se de um lado juros maiores seguram os preços da economia, de outro lado engessam o crescimento.

 

Rentistas comemoram

Quem é mais conservador e prefere aplicar as sobras de caixa na renda fixa, comemora a elevação dos juros no Brasil. Com a Selic em 9,25% ao ano, o CDI tem taxa anual de 9,15%. Assim que conseguir aplicar seu dinheiro em 100% do DI, terá a remuneração bruta de 9,15% ao ano. São exemplos de renda fixa o CDB, Títulos Públicos, LCA, LCI, entre outras.

Caderneta de poupança tem limite de 0,5% ao mês

No caso da caderneta de poupança o rendimento não cresce proporcionalmente ao aumento da Selic. É que pela regra o rendimento desta modalidade é de 70% da Selic quando esta taxa for abaixo de 8,5% ao ano. Quando ultrapassa este patamar, como foi o caso atual, o rendimento é limitado a 0,5% ao mês. Lembrando que a este rendimento é acrescida a TR - Taxa Referencial. Também vale lembrar que a caderneta de poupança é isenta do imposto de renda. Mesmo assim renderá 6,17% ao ano (0,5% capitalizado para 12 meses) TR (que está zerada). Isso equivale 66,7% da Selic.

Devedores lamentam

Se de um lado os rentistas comemoram a alta dos juros, os devedores lamentam. Como o mercado forma sua taxa de juros tendo como uma das referências a taxa básica da economia, se quem aplica o dinheiro no banco recebe mais rendimento, quem toma emprestado o dinheiro paga mais pelos empréstimos e financiamentos. As modalidades que sofrem menor impacto são as que possuem alguma garantia, como os casos dos financiamentos imobiliários, os financiamentos de automóveis, o penhor de joias e o crédito consignado (são descontados do salário). Já as modalidades como cheque especial, rotativo do cartão de crédito, empréstimo pessoal, têm maior majoração. Para as empresas o custo de capital de giro fica mais alto e as modalidades com garantias são as menos impactadas.

Orçamento doméstico: agora é a hora

O fim do ano está chegando e não dá mais para adiar a elaboração do orçamento doméstico de 2022. Dedique um tempo para planejar sua vida financeira. De um lado estime a entrada de recursos para o ano que vem. Renda do salário, dividendos, aluguel, entre outros. Estime os valores brutos e deduza os tributos que incidem sobre estas receitas. Depois levante suas despesas fixas mensais. Tudo aquilo que todo mês você tem que pagar. No caso de consumo de água e energia elétrica veja a média de desembolso. Entram ainda nesta rubrica: aluguel, mensalidade escolar, combustível (média), alimentação, material de limpeza, telefonia, internet, entre outros. Estime ainda as despesas que não são pagas todos os meses, como IPTU, compra de produtos do vestuário, viagens, lazer, entre outras. Tendo a visão de entradas e saídas de recursos, é hora de ver se conta fecha. Voltaremos ao assunto dando mais dicas para organizar o orçamento doméstico.

Mude já, mude para melhor!

Analisar as várias visões de um mesmo problema não é sinônimo de aceitar as coisas como se apresentam. Em tudo há a possibilidade do contraditório, portanto, a boa convivência em sociedade exige de todos nós este comportamento. Mude já, mude para melhor!

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do SAMPI

Receba as notícias mais relevantes de Bauru e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.