Reflexão e Fé

Natal

Hugo Evandro Silveira Pastor Titular - Igreja Batista do Estoril. E-mail: hugoevandro15@gmail.com

19/12/2021 | Tempo de leitura: 3 min

O nascimento de Jesus, o filho de Deus, foi planejado na eternidade. Antes que houvesse céus e terra, antes que os anjos existissem, antes que os astros brilhassem no firmamento, a promessa do nascimento de Jesus já? havia sido firmada na eternidade. O nascimento de Jesus foi profetizado na história. Todo o Antigo Testamento foi uma preparação para a sua chegada. Foi anunciado por Deus no Éden (Gênesis 3.15). A vinda de Jesus ao mundo foi antevista pelos patriarcas hebreus, descrita pelos profetas e esperada pelo povo da aliança. Todos os símbolos do judaísmo eram sombra de Jesus, o Deus Filho. Portanto nascimento de Jesus não foi fruto do acaso. Especificamente cumprindo a profecia de Isaías (7.14).

FIDELIDADE DIVINA

Sua concepção não foi uma evidência da infidelidade de Maria, mas da fidelidade de Deus em cumprir sua promessa. A promessa de que a virgem conceberia e daria a? luz um filho, devendo ele ser chamado de Emanuel, Deus conosco. Era a concretização da maior prova de amor e fidelidade do próprio Deus. O Altíssimo preparou o mundo para a chegada de Jesus. Os judeus ofereceram sua linhagem e legaram ao mundo as Escrituras. Os gregos deram ao mundo uma língua universal, e os romanos, uma lei universal. Na plenitude dos tempos, Jesus nasceu (Gálatas 4.4). Nasceu de mulher. Pela fidelidade de Deus, nasceu para ser o redentor de todos os que creem nele.

ÚNICO ANIVERSÁRIO DA HISTÓRIA

O Eterno entrou no tempo. O Verbo eterno, pessoal, divino, criador, autoexistente e fonte da vida se fez carne. O Infinito foi concebido no ventre de uma virgem e nasceu numa estrebaria. Aquele que nem o céu dos céus pode conter foi enfaixado em panos. O criador do universo vestiu pele humana e andou entre nós. A grande maioria não reflete, mas estranhamente para muitos, o aniversário de Jesus é o único festejado em toda Terra. Seu nascimento e? o único celebrado na história. O mundo não celebra o nascimento dos faraós do Egito, nem dos césares de Roma. A humanidade não comemora o aniversário de reis, nem de filósofos. As nações não celebram o nascimento de Buda, nem de Confúcio, nem de Maomé?. E por que?? Porque todos morreram. Não celebra-se aniversários de mortos. Mas Jesus nasceu, venceu a morte e ressuscitou no maior relato histórico da humanidade e vivo está, por isso ainda hoje os povos celebram o seu nascimento.

O MAIS PARADOXAL

Jesus e? o personagem mais paradoxal da história. O mais amado e o mais odiado. Atrai uns e incomoda outros. Alegra a muitos e aborrece alguns. E Jesus e? amado e odiado porque esta? vivo. Não se nutre ódio por quem morreu. Os homens não amam nem odeiam perpetuamente aqueles que estão mortos. Quem hoje ama ou odeia os impiedosos faraós do Egito? Quem odeia os sanguinários históricos reis da Assíria? Quem nutre ódio hoje pelos perversos reis da Babilônia? Quem ama ou odeia hoje Alexandre, o Grande, o homem que fazia curvar diante de sua bravura todos os povos da terra? Quem odeia hoje os devassos e monstruosos imperadores romanos? Quem ama ou odeia hoje Napoleão Bonaparte? Tornaram-se apenas figuras históricas para serem lembrados nos livros, mas esquecidos no coração, porque estão mortos! Mas Jesus e? amado por milhares e odiado por outros tantos, ainda hoje, porque esta? vivo. A sua pessoa incomoda os mentores do mal; a sua santidade perturba os impuros; o seu evangelho desafia a filosofia humana; o seu reino eterno desestabiliza os poderosos megalomaníacos; a sua santa doutrina condena os amantes dos prazeres. Jesus nasceu e venceu a morte. E por isso que não comemoramos o seu nascimento de cem em cem anos, mas todos os anos. Por mais que governos, movimentos, ideologias ateístas queiram calar o nome de Jesus, ele continuará sendo amado e celebrado.

FELIZ NATAL COM CRISTO

Aquele menino que nasceu numa estrebaria em Belém de Judá e? o cerne da história humana. Ele esta? assentado no comando do universo. Ele e? o sustentáculo da vida, a âncora da existência, a plena esperança. Ele e? o pilar da fé daqueles que entenderam o profundo significado do Natal. O salvador do mundo nasceu. Feliz Natal com Cristo!

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do SAMPI

Receba as notícias mais relevantes de Bauru e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.